sábado, 31 de março de 2012

Sião será remida com juízo, e os que voltam para ela com justiça.
E te restituirei os teus juízes, como foram dantes; e os teus conselheiros, como antigamente; e então te chamarão cidade de justiça, cidade fiel.
E voltarei contra ti a minha mão, e purificarei inteiramente as tuas escórias; e tirar-te-ei toda a impureza.

sexta-feira, 30 de março de 2012

Portanto diz o Senhor, o SENHOR dos Exércitos, o Forte de Israel: Ah! tomarei satisfações dos meus adversários, e vingar-me-ei dos meus inimigos.
Os teus príncipes são rebeldes, e companheiros de ladrões; cada um deles ama as peitas, e anda atrás das recompensas; não fazem justiça ao órfão, e não chega perante eles a causa da viúva.
A tua prata tornou-se em escórias, o teu vinho se misturou com água.

quinta-feira, 29 de março de 2012

Como se fez prostituta a cidade fiel! Ela que estava cheia de retidão! A justiça habitava nela, mas agora homicidas.
Mas se recusardes, e fordes rebeldes, sereis devorados à espada; porque a boca do SENHOR o disse.
Se quiserdes, e obedecerdes, comereis o bem desta terra.

quarta-feira, 28 de março de 2012

Vinde então, e argüi-me, diz o SENHOR: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã.
Aprendei a fazer bem; procurai o que é justo; ajudai o oprimido; fazei justiça ao órfão; tratai da causa das viúvas.
Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossos atos de diante dos meus olhos; cessai de fazer mal.

terça-feira, 27 de março de 2012

Por isso, quando estendeis as vossas mãos, escondo de vós os meus olhos; e ainda que multipliqueis as vossas orações, não as ouvirei, porque as vossas mãos estão cheias de sangue.
As vossas luas novas, e as vossas solenidades, a minha alma as odeia; já me são pesadas; já estou cansado de as sofrer.
Não continueis a trazer ofertas vãs; o incenso é para mim abominação, e as luas novas, e os sábados, e a convocação das assembléias; não posso suportar iniqüidade, nem mesmo a reunião solene.

segunda-feira, 26 de março de 2012

Quando vindes para comparecer perante mim, quem requereu isto de vossas mãos, que viésseis a pisar os meus átrios?
De que me serve a mim a multidão de vossos sacrifícios, diz o SENHOR? Já estou farto dos holocaustos de carneiros, e da gordura de animais cevados; nem me agrado de sangue de bezerros, nem de cordeiros, nem de bodes.

PODEMOS SUBSTITUIR DEUS?

Algumas pessoas dizem que os seres humanos são racionais, guiados pela razão, mas nem sempre. Muitas vezes somos guiados pela emoção.
Esse é um dos motivos que pessoas compram por impulso, ou que se batizam atendendo um apelo do pastor, sem saber direito com qual igreja estão se envolvendo. Ou que aceitam alguma coisa só porque o grupo do qual elas fazem parte também aceita.

São comportamentos assim que veremos na leitura de hoje. Eu costumo dizer que é fácil para nós, depois de conhecermos a história, criticarmos o que os hebreus fizeram no deserto, mesmo com tantas evidências da presença e do cuidado de Deus. Mas se estivéssemos lá, sob as mesmas circunstâncias, talvez tivéssemos feito o mesmo.
Somos pecadores, lembra? Eu e você.

Leremos que eles começaram errando logo no primero mandamento: "Não terão outros deuses"! Note que eles afirmaram que Moisés foi quem os tinha tirado do Egito. Ou seja, negaram a Deus. Mas, e as evidências
sobre Deus? Será que esqueceram? As pragas do Egito, travessia do Mar Vermelho, coluna de nuvem e de fogo, maná e codornizes que, literalmente, caiam do céu diariamente...

Pois é, caro companheiro de leitura, muito provavelmente você não costuma derreter ouro para fazer alguma estátua para adorá-la. Mas, que tipo de coisa você coloca como base segura para sua vida? Talvez o seu emprego, se for concursado. Se você tiver uma situação econômica estável, talvez a segurança esteja na sua conta bancária, ou na estabilidade financeira de seus pais. Não quero dizer para você sair do seu emprego ou abrir mão do seu dinheiro.
Mas pense, será que essas conquistas em sua vida não são evidências que Deus te capacitou para passar na prova, para ser um profissional competente, ou conseguir acumular dinheiro? Lemos nos últimos dias que Deus capacitou pessoas para fundirem metais, para costurarem as roupas dos sacerdotes e os tecidos do Tabernáculo, para talharem madeira, etc. E de onde você acha que vem a sua inteligência? Pense mais a respeito disso, porque leremos hoje que Arão também recebeu uma dom e usou para ajudar a afastar o povo de Deus. Na verdade, ele ficou com medo de não atender ao pedido do povo. Percebemos isso claramente na resposta evasiva que ele deu ao irmão, quando este voltou do longo encontro com Deus, no monte.

Falando, agora, sobre uma coisa boa, vemos que é possível um ser humano ter um relacionamento íntimo com Deus, a ponto de conversar com Ele. Euu acho lindos esses textos que falam da desenvoltura com que Moisés conversava com Deus, a ponto de querer dar conselhos ao Criador. Se é que podemos dizer isso, mas que "inveja santa"! Não pense que Moisés era perfeito, porque não era mesmo. Lembra que ele tentou se esquivar da missão de guiar o povo, naquele encontro memorável, que a árvore pega fogo, mas não queimava? Se foi possível a Moisés, por que não pode ser possível para nós? Como eu costumo dizer aos meus filhos: "a parte boa é que só depende de nós". Ou será que essa é justamente a parte ruim, pois traz a
necessidade de escolhermos?

Bem, vamos agora ler os textos. Mas antes, eu gostaria de reafirmar uma mensagem linda que Deus nos deixa na leitura de hoje. Está em Êxodo 33:14 e é essa: "A minha presença irá contigo, e eu te darei descanso" (versão Almeida Revista e Atualizada).

Fique com Deus e tenha um bom dia, adorando o Criador.

REFERÊNCIA:  EXÔDO 32-33

Fonte: Portal da Bíblia
Ouvi a palavra do SENHOR, vós poderosos de Sodoma; dai ouvidos à lei do nosso Deus, ó povo de Gomorra.

domingo, 25 de março de 2012

Se o SENHOR dos Exércitos não nos tivesse deixado algum remanescente, já como Sodoma seríamos, e semelhantes a Gomorra.
A vossa terra está assolada, as vossas cidades estão abrasadas pelo fogo; a vossa terra os estranhos a devoram em vossa presença; e está como devastada, numa subversão de estranhos.
Desde a planta do pé até a cabeça não há nele coisa sã, senão feridas, e inchaços, e chagas podres não espremidas, nem ligadas, nem amolecidas com óleo.

sábado, 24 de março de 2012

Ai, nação pecadora, povo carregado de iniqüidade, descendência de malfeitores, filhos corruptores; deixaram ao SENHOR, blasfemaram o Santo de Israel, voltaram para trás.
O boi conhece o seu possuidor, e o jumento a manjedoura do seu dono; mas Israel não tem conhecimento, o meu povo não entende.
Ouvi, ó céus, e dá ouvidos, tu, ó terra; porque o SENHOR tem falado: Criei filhos, e engrandeci-os; mas eles se rebelaram contra mim.

sexta-feira, 23 de março de 2012

Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós.
Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.

IDENTIFICANDO O QUE É SANTO

Bom dia, como vai sua leitura bíblica? Se por acaso você falhou alguns dias, ou se relaxou e está retomando hoje, não se preocupe tanto. Siga em frente na leitura. Não volte ao ponto que parou.
Muitas pessoas são especialistas em Gênesis por esse motivo. Peça ajuda a Deus para continuar lendo e estudando a Bíblia. E vamos em frente!

Vamos continuar lendo 2 capítulos que lidam com detalhes, vários deles. Hoje, sobre utensílios usados na adoração a Deus. Novamente, reforço o benefício que você terá ao dedicar-se ao estudo dos rituais que Deus estabeleceu. Indico novamente o site www.osantuario.com.br que tem material riquíssimo e gratuito.

Nas recomendações de hoje, a exemplo do que lemos ontem, vemos que Deus faz clara distinção entre o santo (separado) e o secular. Não me refiro ao que é profano, não. Refiro-me ao que é secular mesmo.
Muitas vezes essa diferença é tão sutil, que, se não prestarmos atenção, nem nos damos conta. É mais ou menos como conseguir diferenciar as cores "areia" e "marfim". Só um olho mais acostumado com as tonalidades é que consegue diferenciá-las com rapidez e certeza. Para Deus, não somente o que fazemos é importante, mas também como fazemos. Perceba isso na leitura de hoje.

REFERÊNCIA:  EXÔDO 30-31

Fonte: Portal da Bíblia
Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus;

quinta-feira, 22 de março de 2012

Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus;
Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus;

Ficando esperto!

José era esperto e não seria enganado novamente. Ele passou por coisas difíceis e aprendeu a reconhecer quando as pessoas são verdadeiras ou não. Para isso, antes de conceder total liberdade a seus irmãos, ele os testou. Veja a estratégia usada pelo nosso personagem.

REFERÊNCIA:  GENESIS 44

Fonte: Portal da Bíblia
Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia;

quarta-feira, 21 de março de 2012

Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos;
Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra;

VESTES APROPRIADAS

Aqui estamos nós novamente, em nosso encontro diário com a Bíblia Sagrada. Parabéns por você estar aproveitando as oportunidades que Deus dá para aprendermos um pouco mais sobre Ele próprio. Afinal de
contas, é para isso que a Bíblia existe, certo? É uma das formas que Deus Se revela a nós.

Hoje nós vamos fazer juntos um exercício de imaginação. Imagine que você é uma noiva, está fazendo os preparativos do seu casamento e chegou a hora de encomendar o vestido. Por motivo de trabalho, você está viajando para outro país e só voltará ao Brasil na noite da véspera da cerimônia. Agora, você está ao telefone com a costureira, contando a ela os detalhes de como deve ser o seu vestido.
Tarefa difícil, não é? Como é o seu próprio casamento, um evento único para você, certamente terá o maior cuidado de certificar-se que ela entendeu tudo direitinho, para não ter erro. Inclusive alguns detalhes que passariam desapercebidos em uma descrição mais superficial, você faz questão de frisar, certo? E por quê você seria uma noiva assim, tão cuidadosa? Acho que você poderia me responder "porque isso é importante para mim". Se você pensou nessa resposta, entendeu certinho o que se passa no capítulo 28 do livro de Êxodo.

É exatamente uma situação assim, de extremo cuidado, que vamos ler hoje. É uma descrição completa, cuidadosa, detalhada, a respeito das roupas dos sacerdotes. Deus fala sobre o tecido, a cor, os materiais, os ornamentos, o tamanho de alguns itens... tudo. Lembrando da comparação com a noiva, nada seria demais para ter certeza que o vestido estaria completamente certo, não é mesmo? Da mesma forma, Deus detalha o que é importante.

E o relato detalhado continua no capítulo 29, mas, agora, sobre outro assunto muitíssimo importante. Se você ainda não teve a oportunidade de entrar no site www.osantuario.com.br conforme eu recomendei ontem, sugiro que reserve um tempo em sua agenda para visitá-lo. Ele vai te ajudar a entender mais o zelo que Deus tinha por essa tenda gigante e tudo o que acontecia dentro dela.

Ontem eu falei que Deus não improvisa, lembra? Aqui vemos que a construção do Tabernáculo (a igreja dos hebreus, no deserto) já estava planejada antes. Como podemos ter tanta certeza? Porque se Deus não tivesse instruído para que pedissem as joias dos egípcios, eles não teriam como conseguir os materiais necessários para construir tanta coisa. Se a praga que matou os animais dos egípcios tivesse atingido o rebanho dos israelitas, eles não teriam animais para os rituais no Tabernáculo. Como naquela época o ano tinha 360 dias, eram, por baixo, 720 cordeiros ao ano: 2 por dia. Isso só para o serviço básico, sem contar as ofertas das pessoas.

Para lidar com tanta gente, com tantos possíveis problemas, não podemos estar falando de um Deus que toma as decisões conforme a situação, ou para agradar a alguém. Só podemos estar falando de um Deus de ordem, que se antecipa aos problemas, que traz a solução antes mesmo de imaginarmos precisar dela. Essa antecipação, na verdade, é o plano da redenção. Quando o homem nem sabia que estava
eternamente condenado, Deus entrou em ação, "jogando todas as fichas" para salvar o pecador. E para sermos fiéis a um Deus assim, precisamos saber que as regras são estabelecidas por Ele, não por nós. Porque Ele é Soberano.

Seria muito bom que, durante a leitura do texto bíblico de hoje, você prestasse, novamente, atenção aos detalhes escritos. É importante para você perceber que Deus faz sim questão de "meros detalhes". Coisas que pensamos não ter nada a ver, podem ser a diferença entre o sucesso e o fracasso espiritual.

Tenha um bom dia de sucesso, fazendo a vontade do Deus Soberano, que criou o universo e que se preocupa com os detalhes da sua vida, para poder viver com você, conforme lemos em Êxodo 29:45 e 46.

REFERÊNCIA:  EXÔDO 28-29

Fonte: Portal da Bíblia
Por que seríeis ainda castigados, se mais vos rebelaríeis? Toda a cabeça está enferma e todo o coração fraco.
Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados;

terça-feira, 20 de março de 2012

Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus;
Tudo quanto tem fôlego louve ao SENHOR. Louvai ao SENHOR.

Da escravidão para o palácio

Imagine que você tem 17 anos, mora com seu pai, seu irmão mais novo (filho da sua mãe que morreu), sua madrasta e outros tantos irmãos.
Seu quarto é o melhor da casa, você tem uma namorada ou um namorado, computador e internet. Um dia seus irmãos (filhos da sua madrasta) te batem, te jogam num buraco e te vendem para ser escravo.

Depois de muitos anos você se torna a pessoa mais importante dos Estados Unidos, e vê os seus irmãos implorando para falar com você para te pedirem comida, pois estão passando fome. O que você faria nesta situação? Colocaria seus irmãos para desentupir esgotos no seu país pelo resto da vida? Os prenderia? Vamos ver o que aconteceu na história de hoje.

REFERÊNCIA:  GENESIS 43

Fonte: Portal da Bíblia
Louvai-o com os címbalos sonoros; louvai-o com címbalos altissonantes.

segunda-feira, 19 de março de 2012

Louvai-o com o tamborim e a dança, louvai-o com instrumentos de cordas e com órgãos.
Louvai-o com o som de trombeta; louvai-o com o saltério e a harpa.

DEUS ENTRE O POVO

Você já pensou em viver na presença de Deus? Era isso que o Senhor queria, viver junto com Seu povo. Tanto era, que mostrou em visão a Moisés todos os detalhes do Tabernáculo, que era uma tenda gigante, desmontável. Ali os hebreus deveriam celebrar os rituais de consagração e arrependimento dos pecados. Os princípios que envolviam o Santuário são importantíssimos para compreendermos o sacrifício de Jesus na cruz. Principalmente porque todos os rituais apontavam para esse acontecimento. Praticamente tudo simbolizava o Cordeiro Perfeito, que deveria morrer para tirar os pecados do mundo.

Aqui não temos espaço nem a pretensão de explicar todos os simbolismos que envolviam o Santuário. Portanto eu sugiro que você entre no site www.osantuario.com.br e leia o que puder, com bastante atenção. É uma coisa maravilhosa. Eu fico espantado com tamanha riqueza de detalhes com que Deus se preocupou. Ele realmente caprichou nisso, viu?

Aqui, por questões didáticas, vou apenas resumir as 3 partes principais do Tabernáculo:
a) Pátio exterior, onde eram oferecidos os sacrifícios.
b) Lugar santo, onde ficavam a mesa e o candelabro.
c) Lugar santíssimo, onde ficava a Arca da Aliança, com as tábuas dos Dez Mandamentos dentro.

Ainda vamos ler bastante sobre o Santuário. A Bíblia é cheia de referências a ele. O livro de Hebreus, por exemplo, é impossível de ser entendido sem conhecer o Santuário.

Lendo com atenção todas as indicações de Deus, vemos que ele não improvisa. O Santuário já estava planejado, querido leitor. Desde a fundação do mundo. No início do capítulo 25 descobrimos o motivo de os israelitas terem pedido joias aos egípcios, lembra? Era para ser usado aqui, no Tabernáculo.

Depois de prestar atenção ao texto de hoje, sugiro que você reflita sobre o nível de detalhes que Deus se preocupou em definir para Moisés construir o Santuário. Será que Deus também não conhece sua vida em detalhes? Com isso em mente, sugiro que você avalie como está o tabernáculo do seu coração. Será que está em ordem para Deus habitar nele?

Bom dia, na presença do Deus Criador que se preocupa com os detalhes.
Fique com Ele, com o Deus que não improvisa.

REFERÊNCIA:  EXÔDO 24-27

Fonte: Portal da Bíblia
Louvai-o pelos seus atos poderosos; louvai-o conforme a excelência da sua grandeza.

domingo, 18 de março de 2012

Tudo quanto tem fôlego louve ao SENHOR. Louvai ao SENHOR.
Louvai-o com os címbalos sonoros; louvai-o com címbalos altissonantes.
Louvai-o com o tamborim e a dança, louvai-o com instrumentos de cordas e com órgãos.

sábado, 17 de março de 2012

Louvai-o com o som de trombeta; louvai-o com o saltério e a harpa.
Louvai-o pelos seus atos poderosos; louvai-o conforme a excelência da sua grandeza.
Louvai ao SENHOR. Louvai a Deus no seu santuário; louvai-o no firmamento do seu poder.

sexta-feira, 16 de março de 2012

Estejam na sua garganta os altos louvores de Deus, e espada de dois fios nas suas mãos,
Para tomarem vingança dos gentios, e darem repreensões aos povos;
Para prenderem os seus reis com cadeias, e os seus nobres com grilhões de ferro;
Para fazerem neles o juízo escrito; esta será a glória de todos os santos. Louvai ao SENHOR.
Exultem os santos na glória; alegrem-se nas suas camas.

Do palácio para a escravidão

Eu fico imaginando como será viver em um outro país durante uns 20 anos, tentando entender o que eles falam, sem telefone, sem internet, sem correspondências, sem irmãos, sem pais, sem amigos, sem festas de aniversário, trabalhando sem parar, comendo uma comida diferente, tendo como amigo só a Deus. E, depois de tanto tempo, quando menos se espera... vê os seus irmãos se ajoelhando diante de você! Deus sempre tem planos para nós.

REFERÊNCIA:  Genesis 42


Fonte: Portal da Bíblia
Porque o SENHOR se agrada do seu povo; ornará os mansos com a salvação.

quinta-feira, 15 de março de 2012

Louvem o seu nome com danças; cantem-lhe o seu louvor com tamborim e harpa.
Alegre-se Israel naquele que o fez, regozijem-se os filhos de Sião no seu Rei.
Louvai ao SENHOR. Cantai ao SENHOR um cântico novo, e o seu louvor na congregação dos santos.

PARA QUÊ TANTAS LEIS?

Deus é um Deus de ordem e muito organizado em tudo, desde a criação deste mundo. Logo, não poderia deixar que Seu povo vivesse de acordo com os próprios pensamentos, desorganizados e tendo vida curta.

Deus nos criou, não apenas para sua exaltação, mas para sua glória e honra. Sendo Ele eterno, deseja que os Seus também o sejam. Assim sendo, criou muitas leis, pelas quais, eles seguindo, viveriam bem e por muito tempo.

O povo viveu escravo no Egito por quatrocentos e trinta anos, desaprenderam as coisas boas de Deus e, aprenderam as coisas do Egito, maior nação naquele tempo. Não sabiam como lidar agora com a liberdade deles. Escravos, ferimentos, furtos, prejuízo à propriedade alheia, desonestidade, imoralidade, obrigações civis e religiosas, sábado e festas religiosas, e sobre a conquista. Eles deveriam seguir estas leis.

O que vemos de impressionante é que, muitas dessas leis ainda vigoram entre nós. É bem verdade que com roupagem nova, acabamento refinado, bem adequadas à nossa realidade. Eu aprecio o papel da lei, que é proteger e não condenar. Por exemplo, mesmo havendo lei sobre imoralidade, hoje vivemos num mundo em que imoralidade não passa de oportunidade de aprendizado. Aprendizado com custo muito elevado.

Esse é um ponto interessante a respeito de regras: elas existem, mas não impedem de fazermos o contrário. Deus, com as regras criadas para nos proteger, também não nos impede de fazermos o que quisermos. Até mesmo não seguí-lO.

REFERÊNCIA:  Genesis 41


Fonte: Portal da Bíblia
Ele também exalta o poder do seu povo, o louvor de todos os seus santos, dos filhos de Israel, um povo que lhe é chegado. Louvai ao SENHOR.

quarta-feira, 14 de março de 2012

Louvem o nome do SENHOR, pois só o seu nome é exaltado; a sua glória está sobre a terra e o céu.
Louvai ao SENHOR desde a terra: vós, baleias, e todos os abismos;
Fogo e saraiva, neve e vapores, e vento tempestuoso que executa a sua palavra;
Montes e todos os outeiros, árvores frutíferas e todos os cedros;
As feras e todos os gados, répteis e aves voadoras;
Reis da terra e todos os povos, príncipes e todos os juízes da terra;
Moços e moças, velhos e crianças.

Horóscopo

Se você pudesse, gostaria de saber o seu futuro, da profissão que irá seguir, com quem vai se casar ou quantos filhos vai ter? Tem pessoas que são viciadas na leitura de horóscopo, querem saber sobre o amor e a sorte. Outras pessoas pagam caro para que alguém interprete seus sonhos. A verdade é que não devemos acreditar em qualquer coisa que dizem ou escrevem por aí mesmo que falem em nome de Deus.

A história de hoje fala sobre um rapaz que interpretou um sonho e esta interpretação salvou o mundo da fome. Essa interpretação era verdadeira porque foi Deus quem revelou. José tinha comunhão com Deus, guardava os mandamentos, guardou o seu corpo, foi firme aos seus princípios. Sendo como ele, certamente Deus nos guiará pelo caminho que devemos seguir. Devemos obter conselhos somente de pessoas que são fiéis ao Senhor.

REFERÊNCIA:  Genesis 41


Fonte: Portal da Bíblia
E os confirmou eternamente para sempre, e lhes deu um decreto que não ultrapassarão.

terça-feira, 13 de março de 2012

Louvem o nome do SENHOR, pois mandou, e logo foram criados.
Louvai-o, céus dos céus, e as águas que estão sobre os céus.

Promessa quebrada

Você já esperou um amigo cumprir uma promessa e se decepcionou? Já esperou ganhar alguma coisa de alguém e depois de muito tempo você não recebeu? A tendência do ser humano é esquecer. Lembramos quando estamos perto, quando existe necessidade, mas geralmente, quando nos afastamos, esquecemos. Por isso vale a pena confiar em Deus e deixar que Ele dirija nossa vida porque Ele é fiel e nunca nos decepcionará.

REFERÊNCIA:  Genesis 40


Fonte: Portal da Bíblia
Louvai-o, sol e lua; louvai-o, todas as estrelas luzentes.

segunda-feira, 12 de março de 2012

Louvai-o, todos os seus anjos; louvai-o, todos os seus exércitos.
Louvai ao SENHOR. Louvai ao SENHOR desde os céus, louvai-o nas alturas.

O PÃO QUE VEIO DO CÉU

Os hebreus viajam, mas não param de reclamar.
Imagine-se no lugar de Moisés, tendo que administrar praticamente 2 milhões de pessoas! Chega uma hora que cansa, né? Hoje leremos que ele realmente não sabia o que fazer e pede ajuda a Deus. É, caro leitor, Moisés não era o todo-poderoso, não. Deus que era, obviamente. Numa leitura superficial, podemos até pensar que o cajado de Moisés era mágico, que abriu o mar Vermelho, não é? Mas lembre-se: Deus fazia os milagres. A parte humana era acreditar e agir. Fé e obras, lembra?

Por falar em acreditar, você acreditaria se alguém te dissesse que, num lugar que só tem pedras e areia, você receberia comida todos os dias, de manhã e à tarde? Se eu ouvisse isso, a primeira coisa que me viria à mente seria: "Como alguém vai abastecer esse povo tão grande, diariamente, duas vezes por dia?". Talvez a segunda, fosse: "Será que foi pra isso que trouxemos as joias dos nossos vizinhos quando saímos do Egito? Para pagar a comida daqui?". E se, além de dizer que você vai comer todos os dias, essa pessoa dissesse que a comida seria fresquinha, de graça e ainda cairia do céu? Ah... só pode ser brincadeira, né? E tem mais: todo dia cairia uma porção determinada. Mas na 6ª feira, cairia em dobro. E nesse dia, somente nesse dia, a comida não estragaria se fosse guardada até o dia seguinte.

Em toda a Bíblia, é difícil encontrar alguma passagem que exija maior demonstração de fé, para pessoas comuns, do que esse episódio do maná. Principalmente por dois fatores, principalmente:
a) O povo estava realmente com fome. Então, seria natural querer estocar comida para evitar nova escassez. Até por causa das crianças.
b) Se a tentativa de guardar para o dia seguinte não deu certo durante 6 dias, nem adiantaria tentar fazer isso na 6a feira.

Realmente alguns não acreditaram mesmo. Mas, conforme o relato bíblico, os hebreus viram isso acontecer até entrarem em Canaã, a terra prometida. Isso significa que durante 40 anos eles presenciaram esse acontecimento sobrenatural. Vou repetir: foram 40 A-N-O-S!

Um detalhe importantíssimo talvez passe por muita gente, mas vamos ressaltá-lo aqui. É exatamente sobre o procedimento da 6ª feira e o motivo para isso. Por que os hebreus deveriam pegar comida em dobro naquele dia? Para nós que lemos, no século XI, é fácil: porque o dia seguinte é Sábado, dia de descanso. Mas, espere um pouco. Quem foi que falou que o Sábado é dia de descanso? Isso não está nos Dez Mandamentos? Cadê os Dez Mandamentos? Será que a minha Bíblia esqueceu de incluí-los?

Esse é o 2º lugar na Bíblia que você lê sobre o descanso semanal do Sábado antes dos Dez Mandamentos. O outro foi lá na semana da criação, no início de Gênesis. Esse detalhe é importantíssimo, porque Moisés não precisou explicar nada sobre isso ao povo. Eles já sabiam, mesmo antes das Tábuas da Lei. Percebe, agora, por que o argumento que diz que o Sábado foi dado aos hebreus não tem fundamento? Lembre-se disso.

Depois do maná, vamos ver o que aconteceu em Massá e Meribá. Esse lugar foi marcante e determinante para a nação de Israel. O que aconteceu lá ficou na lembrança de Moisés e esse episódio também é citado no Novo Testamento. Vamos ler sobre isso mais à frente.
Eles realmente tentaram a Deus, ali. Como ainda poderia haver dúvida se Deus estava entre eles?! Ô, povo reclamão, né?

Então, caro leitor, para terminar, sugiro que você faça um exercício de auto-exame. Identifique o maná que Deus envia todos os dias para você. Isso vai te ajudar a saber que Deus te tirou das dificuldades. Não seja um murmurador.

Fique com Deus hoje, e seja um reconhecedor das bênçãos do Céu.

REFERÊNCIA:  Exôdo 16-17


Fonte: Portal da Bíblia
Não fez assim a nenhuma outra nação; e quanto aos seus juízos, não os conhecem. Louvai ao SENHOR.

domingo, 11 de março de 2012

Mostra a sua palavra a Jacó, os seus estatutos e os seus juízos a Israel.
Manda a sua palavra, e os faz derreter; faz soprar o vento, e correm as águas.
O que dá a neve como lã; esparge a geada como cinza;
O que lança o seu gelo em pedaços; quem pode resistir ao seu frio?

sábado, 10 de março de 2012

O que envia o seu mandamento à terra; a sua palavra corre velozmente.
Ele é o que põe em paz os teus termos, e da flor da farinha te farta.
Porque fortaleceu os ferrolhos das tuas portas; abençoa aos teus filhos dentro de ti.

sexta-feira, 9 de março de 2012

Louva, ó Jerusalém, ao SENHOR; louva, ó Sião, ao teu Deus.
O SENHOR se agrada dos que o temem e dos que esperam na sua misericórdia.

ACREDITA NO QUE EU DIGO ?

No meu trabalho, como em todos os lugares, tem vários tipos de pessoas. Observando um rapaz que gosta muito de mentir, percebi que quando ele fala ninguém acredita mais. Aqui tem também uma pessoa que serve a Deus, que diz ser cristã e sua conduta é exemplar. Essa pessoa não precisa falar muita coisa e já é respeitada, todos sabem que ela fala a verdade. Com certeza foi isso o que aconteceu na história que vamos ler hoje. Fica pra gente a lição de que nossas atitudes diante das pessoas e diante de Deus valem muito mais do que palavras.

REFERÊNCIA:  Genesis 39


Fonte: Portal da Bíblia
Não se deleita na força do cavalo, nem se compraz nas pernas do homem.

quinta-feira, 8 de março de 2012

O que dá aos animais o seu sustento, e aos filhos dos corvos, quando clamam.
Ele é o que cobre o céu de nuvens, o que prepara a chuva para a terra, e o que faz produzir erva sobre os montes;

O MILAGRE DO MAR VERMELHO

Você já esteve no deserto? Dizem que algumas pessoas têm alucinações por causa do calor. Vêm miragens. E foi isso que pode ter parecido para muita gente quando Deus começou a mostrar Seu poder no deserto. O mar abriu para os hebreus passarem!

Quando tudo parecia perdido, Deus dá uma ordem no mínimo estranha.
Era para os quase 2 milhões de pessoas andarem na direção do mar.
Foi aí que o milagre pôde acontecer. Lembra do que temos observado sobre fé e obras? Novamente, o milagre opera mediante as obras da fé. Se os israelitas duvidassem e não começassem a caminhar, o mar continuaria fechado.

Ao lermos a experiência dos israelitas no deserto, logo pensamos: "que povo vacilão! Deus fazia tudo e eles sempre reclamavam". Um exemplo disso está na leitura de hoje, quando mais um milagre operou, transformando a água amarga em água potável.

E como você tem reagido em sua vida? Quantos mares Deus já não abriu e você ainda reclama de uma ou outra água amarga?

Aproveite o dia de hoje para fazer uma retrospectiva de sua vida.
Reconheça que não existe nenhum outro como Deus, digno de louvor.

Fique com Deus e agradeça a Ele por tantos milagres e tanta proteção que tem dedicado a você. Aprenda o cântico de Moisés. 
Louve a Deus, conte às pessoas o que o Criador tem feito em sua vida.

REFERÊNCIA:  Exôdo 14-15


Fonte: Portal da Bíblia
Cantai ao SENHOR em ação de graças; cantai louvores ao nosso Deus sobre a harpa.

quarta-feira, 7 de março de 2012

O SENHOR eleva os humildes, e abate os ímpios até à terra.
Grande é o nosso Senhor, e de grande poder; o seu entendimento é infinito.

PURA INVEJA

Você já desejou ser diferente? Já desejou ser como seu irmão, ser completamente diferente ou ter as coisas de outra pessoa? A inveja é um sentimento cruel. A inveja machuca e pode até levar à morte. Deus nos deu o dom de querer ter as coisas, de crescer, mas tudo a seu tempo. O erro está quando colocamos esses desejos acima das leis de Deus. Cada um de nós tem um sonho, cada um de nós tem um dom diferente. Corra atrás dos seus sonhos, tenha objetivos, procure conhecer os planos que Deus tem para sua vida, ame a você mesmo e agradeça ao Senhor pelo que você é.

REFERÊNCIA:  Genesis 37


Fonte: Portal da Bíblia
Conta o número das estrelas, chama-as a todas pelos seus nomes.

terça-feira, 6 de março de 2012

Sara os quebrantados de coração, e lhes ata as suas feridas.
O SENHOR edifica a Jerusalém, congrega os dispersos de Israel.
Louvai ao SENHOR, porque é bom cantar louvores ao nosso Deus, porque é agradável; decoroso é o louvor.

segunda-feira, 5 de março de 2012

O SENHOR reinará eternamente; o teu Deus, ó Sião, de geração em geração. Louvai ao SENHOR.
O SENHOR guarda os estrangeiros; sustém o órfão e a viúva, mas transtorna o caminho dos ímpios.

A PÁSCOA

Aqui no Brasil, temos forte tendência a crer que a Páscoa é sempre depois do carnaval. Ela acontece depois mesmo, mas, primeiro, marca-se a Páscoa, que está ligada ao ano judaico, e, quarenta dias antes, celebramos a festa da carne, o dito carnaval. Mas o verdadeiro significado da Páscoa dos hebreus está em Êxodo 12:26 e 27. O verso 28 do mesmo capítulo diz que os israelitas fizeram o que Moisés recomendou.

Eu queria lembrar que até o capítulo 11 vimos os hebreus sendo oprimidos pelo Faraó, que exigia nível de produção. A fé de alguns israelistas certamente vacilou. Se fosse você, com a fé vacilante, passaria o sangue na sua porta? Você arriscaria perder o seu filho mais velho? Sempre que leio esse trecho da Bíblia, fico pensando como os filhos mais velhos reagiram. Olha, se eu fosse um deles, eu mesmo passaria o sangue na porta!

No capítulo 13 vemos uma figura de linguagem muito interessante, mas que muitos só se lembram quando falam a respeito da famosa "marca da besta", citada no livro do Apocalipse. Aqui, no Êxodo, vemos que a celebração da Páscoa serviria de sinal para o povo hebreu. Um sinal na mão (a quem eles servem) e na testa (em quem eles acreditam).
Novamente, o binômio fé e obras entra em cena. E é simplesmente isso que esse tal "sinal na mão e na testa" significa. É simples, mas extremamente importante. Porque a quem você serve e em quem você acredita é que vai determinar se você ficará feliz ou desesperado quando Jesus vier buscar os salvos.

Dois detalhes interessantes valem destacar na leitura de hoje:
a) A quantidade de gente que saiu do Egito. Você já tinha pensado nisso? Leia com atenção e, considerando que cada homem contado seja casado e tenha apenas um filho, multiplique por três e veja quanta gente saiu do Egito!
b) A partir da salvação dos primogênitos das famílias que acreditaram na recomendação de passar o sangue nas portas, os israelitas já começaram a presenciar o cuidado de Deus por eles: sombra e iluminação pelo caminho.

REFERÊNCIA:  Exôdo 12-13


Fonte: Portal da Bíblia
Bem-aventurado aquele que tem o Deus de Jacó por seu auxílio, e cuja esperança está posta no SENHOR seu Deus.

domingo, 4 de março de 2012

O que faz justiça aos oprimidos, o que dá pão aos famintos. O SENHOR solta os encarcerados.
O que fez os céus e a terra, o mar e tudo quanto há neles, e o que guarda a verdade para sempre;
O SENHOR abre os olhos aos cegos; o SENHOR levanta os abatidos; o SENHOR ama os justos;

sábado, 3 de março de 2012

Não confieis em príncipes, nem em filho de homem, em quem não há salvação.
Louvarei ao SENHOR durante a minha vida; cantarei louvores ao meu Deus enquanto eu for vivo.
Louvai ao SENHOR. O minha alma, louva ao SENHOR.

sexta-feira, 2 de março de 2012

A minha boca falará o louvor do SENHOR, e toda a carne louvará o seu santo nome pelos séculos dos séculos e para sempre.
O SENHOR guarda a todos os que o amam; mas todos os ímpios serão destruídos.

O DIA DA SUA MORTE

Algumas pessoas perdem a razão de viver e fazem planos para tirar a própria vida. A maioria de nós não faz planos para morrer no dia seguinte. Fazemos planos para crescer, casar, ter filhos, aposentar, viajar... Já pensou no dia da sua morte? O que você deixaria se morresse hoje? Jacó teve muitos motivos para desistir, mas deixou uma história de lutas, vitórias e dedicação a Deus. Muitos erros existiram em sua vida, ele também era um ser humano, mas nunca desistiu de Deus. Viva cada dia com a certeza de que o Senhor é o seu Guia e que a cada passo dado você está mais perto de alcançar as promessas que Ele fez a você.

REFERÊNCIA:  Genesis 35:27-29


Fonte: Portal da Bíblia
Ele cumprirá o desejo dos que o temem; ouvirá o seu clamor, e os salvará.

quinta-feira, 1 de março de 2012

Perto está o SENHOR de todos os que o invocam, de todos os que o invocam em verdade.
Justo é o SENHOR em todos os seus caminhos, e santo em todas as suas obras.
Abres a tua mão, e fartas os desejos de todos os viventes.