quarta-feira, 21 de março de 2012

VESTES APROPRIADAS

Aqui estamos nós novamente, em nosso encontro diário com a Bíblia Sagrada. Parabéns por você estar aproveitando as oportunidades que Deus dá para aprendermos um pouco mais sobre Ele próprio. Afinal de
contas, é para isso que a Bíblia existe, certo? É uma das formas que Deus Se revela a nós.

Hoje nós vamos fazer juntos um exercício de imaginação. Imagine que você é uma noiva, está fazendo os preparativos do seu casamento e chegou a hora de encomendar o vestido. Por motivo de trabalho, você está viajando para outro país e só voltará ao Brasil na noite da véspera da cerimônia. Agora, você está ao telefone com a costureira, contando a ela os detalhes de como deve ser o seu vestido.
Tarefa difícil, não é? Como é o seu próprio casamento, um evento único para você, certamente terá o maior cuidado de certificar-se que ela entendeu tudo direitinho, para não ter erro. Inclusive alguns detalhes que passariam desapercebidos em uma descrição mais superficial, você faz questão de frisar, certo? E por quê você seria uma noiva assim, tão cuidadosa? Acho que você poderia me responder "porque isso é importante para mim". Se você pensou nessa resposta, entendeu certinho o que se passa no capítulo 28 do livro de Êxodo.

É exatamente uma situação assim, de extremo cuidado, que vamos ler hoje. É uma descrição completa, cuidadosa, detalhada, a respeito das roupas dos sacerdotes. Deus fala sobre o tecido, a cor, os materiais, os ornamentos, o tamanho de alguns itens... tudo. Lembrando da comparação com a noiva, nada seria demais para ter certeza que o vestido estaria completamente certo, não é mesmo? Da mesma forma, Deus detalha o que é importante.

E o relato detalhado continua no capítulo 29, mas, agora, sobre outro assunto muitíssimo importante. Se você ainda não teve a oportunidade de entrar no site www.osantuario.com.br conforme eu recomendei ontem, sugiro que reserve um tempo em sua agenda para visitá-lo. Ele vai te ajudar a entender mais o zelo que Deus tinha por essa tenda gigante e tudo o que acontecia dentro dela.

Ontem eu falei que Deus não improvisa, lembra? Aqui vemos que a construção do Tabernáculo (a igreja dos hebreus, no deserto) já estava planejada antes. Como podemos ter tanta certeza? Porque se Deus não tivesse instruído para que pedissem as joias dos egípcios, eles não teriam como conseguir os materiais necessários para construir tanta coisa. Se a praga que matou os animais dos egípcios tivesse atingido o rebanho dos israelitas, eles não teriam animais para os rituais no Tabernáculo. Como naquela época o ano tinha 360 dias, eram, por baixo, 720 cordeiros ao ano: 2 por dia. Isso só para o serviço básico, sem contar as ofertas das pessoas.

Para lidar com tanta gente, com tantos possíveis problemas, não podemos estar falando de um Deus que toma as decisões conforme a situação, ou para agradar a alguém. Só podemos estar falando de um Deus de ordem, que se antecipa aos problemas, que traz a solução antes mesmo de imaginarmos precisar dela. Essa antecipação, na verdade, é o plano da redenção. Quando o homem nem sabia que estava
eternamente condenado, Deus entrou em ação, "jogando todas as fichas" para salvar o pecador. E para sermos fiéis a um Deus assim, precisamos saber que as regras são estabelecidas por Ele, não por nós. Porque Ele é Soberano.

Seria muito bom que, durante a leitura do texto bíblico de hoje, você prestasse, novamente, atenção aos detalhes escritos. É importante para você perceber que Deus faz sim questão de "meros detalhes". Coisas que pensamos não ter nada a ver, podem ser a diferença entre o sucesso e o fracasso espiritual.

Tenha um bom dia de sucesso, fazendo a vontade do Deus Soberano, que criou o universo e que se preocupa com os detalhes da sua vida, para poder viver com você, conforme lemos em Êxodo 29:45 e 46.

REFERÊNCIA:  EXÔDO 28-29

Fonte: Portal da Bíblia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou até mesmo sugestão para novas reflexões.