segunda-feira, 26 de março de 2012

PODEMOS SUBSTITUIR DEUS?

Algumas pessoas dizem que os seres humanos são racionais, guiados pela razão, mas nem sempre. Muitas vezes somos guiados pela emoção.
Esse é um dos motivos que pessoas compram por impulso, ou que se batizam atendendo um apelo do pastor, sem saber direito com qual igreja estão se envolvendo. Ou que aceitam alguma coisa só porque o grupo do qual elas fazem parte também aceita.

São comportamentos assim que veremos na leitura de hoje. Eu costumo dizer que é fácil para nós, depois de conhecermos a história, criticarmos o que os hebreus fizeram no deserto, mesmo com tantas evidências da presença e do cuidado de Deus. Mas se estivéssemos lá, sob as mesmas circunstâncias, talvez tivéssemos feito o mesmo.
Somos pecadores, lembra? Eu e você.

Leremos que eles começaram errando logo no primero mandamento: "Não terão outros deuses"! Note que eles afirmaram que Moisés foi quem os tinha tirado do Egito. Ou seja, negaram a Deus. Mas, e as evidências
sobre Deus? Será que esqueceram? As pragas do Egito, travessia do Mar Vermelho, coluna de nuvem e de fogo, maná e codornizes que, literalmente, caiam do céu diariamente...

Pois é, caro companheiro de leitura, muito provavelmente você não costuma derreter ouro para fazer alguma estátua para adorá-la. Mas, que tipo de coisa você coloca como base segura para sua vida? Talvez o seu emprego, se for concursado. Se você tiver uma situação econômica estável, talvez a segurança esteja na sua conta bancária, ou na estabilidade financeira de seus pais. Não quero dizer para você sair do seu emprego ou abrir mão do seu dinheiro.
Mas pense, será que essas conquistas em sua vida não são evidências que Deus te capacitou para passar na prova, para ser um profissional competente, ou conseguir acumular dinheiro? Lemos nos últimos dias que Deus capacitou pessoas para fundirem metais, para costurarem as roupas dos sacerdotes e os tecidos do Tabernáculo, para talharem madeira, etc. E de onde você acha que vem a sua inteligência? Pense mais a respeito disso, porque leremos hoje que Arão também recebeu uma dom e usou para ajudar a afastar o povo de Deus. Na verdade, ele ficou com medo de não atender ao pedido do povo. Percebemos isso claramente na resposta evasiva que ele deu ao irmão, quando este voltou do longo encontro com Deus, no monte.

Falando, agora, sobre uma coisa boa, vemos que é possível um ser humano ter um relacionamento íntimo com Deus, a ponto de conversar com Ele. Euu acho lindos esses textos que falam da desenvoltura com que Moisés conversava com Deus, a ponto de querer dar conselhos ao Criador. Se é que podemos dizer isso, mas que "inveja santa"! Não pense que Moisés era perfeito, porque não era mesmo. Lembra que ele tentou se esquivar da missão de guiar o povo, naquele encontro memorável, que a árvore pega fogo, mas não queimava? Se foi possível a Moisés, por que não pode ser possível para nós? Como eu costumo dizer aos meus filhos: "a parte boa é que só depende de nós". Ou será que essa é justamente a parte ruim, pois traz a
necessidade de escolhermos?

Bem, vamos agora ler os textos. Mas antes, eu gostaria de reafirmar uma mensagem linda que Deus nos deixa na leitura de hoje. Está em Êxodo 33:14 e é essa: "A minha presença irá contigo, e eu te darei descanso" (versão Almeida Revista e Atualizada).

Fique com Deus e tenha um bom dia, adorando o Criador.

REFERÊNCIA:  EXÔDO 32-33

Fonte: Portal da Bíblia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou até mesmo sugestão para novas reflexões.