segunda-feira, 12 de março de 2012

O PÃO QUE VEIO DO CÉU

Os hebreus viajam, mas não param de reclamar.
Imagine-se no lugar de Moisés, tendo que administrar praticamente 2 milhões de pessoas! Chega uma hora que cansa, né? Hoje leremos que ele realmente não sabia o que fazer e pede ajuda a Deus. É, caro leitor, Moisés não era o todo-poderoso, não. Deus que era, obviamente. Numa leitura superficial, podemos até pensar que o cajado de Moisés era mágico, que abriu o mar Vermelho, não é? Mas lembre-se: Deus fazia os milagres. A parte humana era acreditar e agir. Fé e obras, lembra?

Por falar em acreditar, você acreditaria se alguém te dissesse que, num lugar que só tem pedras e areia, você receberia comida todos os dias, de manhã e à tarde? Se eu ouvisse isso, a primeira coisa que me viria à mente seria: "Como alguém vai abastecer esse povo tão grande, diariamente, duas vezes por dia?". Talvez a segunda, fosse: "Será que foi pra isso que trouxemos as joias dos nossos vizinhos quando saímos do Egito? Para pagar a comida daqui?". E se, além de dizer que você vai comer todos os dias, essa pessoa dissesse que a comida seria fresquinha, de graça e ainda cairia do céu? Ah... só pode ser brincadeira, né? E tem mais: todo dia cairia uma porção determinada. Mas na 6ª feira, cairia em dobro. E nesse dia, somente nesse dia, a comida não estragaria se fosse guardada até o dia seguinte.

Em toda a Bíblia, é difícil encontrar alguma passagem que exija maior demonstração de fé, para pessoas comuns, do que esse episódio do maná. Principalmente por dois fatores, principalmente:
a) O povo estava realmente com fome. Então, seria natural querer estocar comida para evitar nova escassez. Até por causa das crianças.
b) Se a tentativa de guardar para o dia seguinte não deu certo durante 6 dias, nem adiantaria tentar fazer isso na 6a feira.

Realmente alguns não acreditaram mesmo. Mas, conforme o relato bíblico, os hebreus viram isso acontecer até entrarem em Canaã, a terra prometida. Isso significa que durante 40 anos eles presenciaram esse acontecimento sobrenatural. Vou repetir: foram 40 A-N-O-S!

Um detalhe importantíssimo talvez passe por muita gente, mas vamos ressaltá-lo aqui. É exatamente sobre o procedimento da 6ª feira e o motivo para isso. Por que os hebreus deveriam pegar comida em dobro naquele dia? Para nós que lemos, no século XI, é fácil: porque o dia seguinte é Sábado, dia de descanso. Mas, espere um pouco. Quem foi que falou que o Sábado é dia de descanso? Isso não está nos Dez Mandamentos? Cadê os Dez Mandamentos? Será que a minha Bíblia esqueceu de incluí-los?

Esse é o 2º lugar na Bíblia que você lê sobre o descanso semanal do Sábado antes dos Dez Mandamentos. O outro foi lá na semana da criação, no início de Gênesis. Esse detalhe é importantíssimo, porque Moisés não precisou explicar nada sobre isso ao povo. Eles já sabiam, mesmo antes das Tábuas da Lei. Percebe, agora, por que o argumento que diz que o Sábado foi dado aos hebreus não tem fundamento? Lembre-se disso.

Depois do maná, vamos ver o que aconteceu em Massá e Meribá. Esse lugar foi marcante e determinante para a nação de Israel. O que aconteceu lá ficou na lembrança de Moisés e esse episódio também é citado no Novo Testamento. Vamos ler sobre isso mais à frente.
Eles realmente tentaram a Deus, ali. Como ainda poderia haver dúvida se Deus estava entre eles?! Ô, povo reclamão, né?

Então, caro leitor, para terminar, sugiro que você faça um exercício de auto-exame. Identifique o maná que Deus envia todos os dias para você. Isso vai te ajudar a saber que Deus te tirou das dificuldades. Não seja um murmurador.

Fique com Deus hoje, e seja um reconhecedor das bênçãos do Céu.

REFERÊNCIA:  Exôdo 16-17


Fonte: Portal da Bíblia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou até mesmo sugestão para novas reflexões.