segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

O QUE CONTAMINA O HOMEM - 3ª - Parte

Terceira parte do estudo de Mateus 15:10-20



   A ofensa que esta verdade gerou, e o relato que foi trazido a Cristo(v.12). Os seus discípulos disseram-lhe: "Sabes que os fariseus, ouvindo essas palavras, se escandalizaram?" Em outras palavras: "O Senhor não previu que isto aconteceria com 'essas palavras' e não pensou que o fato de eles se enfurecerem mais ainda seria algo pior para o Senhor e para a sua Doutrina?"

    1.  Não era estranho que os fariseus se ofendessem com esta verdade clara, pois eles eram homens repletos de erros e inimizades, enganos e maldades. Os olhos irritados não suportam a luz forte, e nada provoca mais os dominadores orgulhosos do que terem seus erros apontados por aqueles que a princípio tinham os olhos vendados, e que foram escravizados, Aparentemente os fariseus, que observavam as tradições com rigidez, estavam mais ofendidos que os escribas, que eram os seus professores; e talvez estivessem tão irritados com a última parte da doutrina de Cristo, que ensinava uma rigidez no controle da nossa língua, quanto com a primeira, que ensinava a indiferença a respeito da limpeza das mãos; os grandes defensores das formalidades da religião normalmente desprezam imensamente sua essência.

    2. Os discípulos julgaram estranho que o seu Mestre dissesse algo que Ele sabia que iria ofender tanto aos fariseus. Ele não costumava fazer isso. Certamente, pensaram eles, se Ele estivesse imaginando o quanto isso seria provocador, Ele não teria dito isso. Mas Ele sabia o que estava dizendo, e a quem dizia, e qual seria o resultado; e nos ensinou que, ainda que devamos ser cuidadosos para não ofender aquele que é indiferente, não devemos, por medo de ofender; fugir de qualquer verdade ou dever. A verdade deve ser admitida, e o dever deve ser cumprido; e se alguém se ofender; será por sua própria culpa. Este será um escândalo que não teremos gerado, mas apenas testemunhado.

    Talvez os próprios discípulos hesitassem com as palavras que Cristo proferiu, as quais consideraram ousadas, e dificilmente reconciliáveis com a diferença que a lei de Deus colocava entre os alimentos puros e impuros; e, portanto, objetaram dessa maneira a Cristo, para que eles mesmos pudessem ter mais informações. Da mesma maneira, eles pareciam preocupados com os fariseus, embora estes tivessem discutido com eles; o que nos ensina a perdoar e a procurar o bem, especialmente o bem espiritual, dos nossos inimigos, perseguidores e caluniadores. Eles não queriam que os fariseus fossem embora descontentes com alguma coisa que Cristo tivesse dito, e, portanto, embora não desejassem que Ele se retratasse, esperavam que Ele explicasse, corrigisse e modificasse o que tinha dito. Os ouvintes fracos muitas vezes se mostram bastante solícitos a ouvir a mensagem de Deus. Já os ouvidos iníquos se ofendem com muita facilidade. Mas se nós agradarmos aos homens, ocultando a verdade e tolerando seus erros e a sua corrupção não seremos servos de Cristo.
  
Continuaremos na próxima postagem sob Título: O QUE CONTAMINA O HOMEM - 4ª - Parte

Deus Abençoe Abundantemente
Pr. Marcelo Reis Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou até mesmo sugestão para novas reflexões.