segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

O QUE CONTAMINA O HOMEM - 2ª - Parte

Segunda parte do estudo de Mateus 15:10-20



   A verdade é apresentada(v.11) em duas proposições, que eram opostas aos erros vulgares daquela época, e que, por isso, eram surpreendentes.

    1. "O que contamina o homem não é o que entra na boca". Não é o tipo nem a qualidade de alimento do nosso alimento, nema condição das nossas mãos, que afetam a alma com alguma contaminação ou profanação moral. "O reino de Deus não é comida nem bebidaRomanos 14:17, algo que contamina o homem, que por esta culpa se encolhe diante de Deus, que resulta em algo ofensivo a Ele, e que desse modo é inadequado para comunhão com ELE. Aquilo que comemos de maneira irracional e sem moderação traz um resultado negativo, pois "todas as coisas são puras para os puros "Tito 01:15. Os fariseus consideravam que a contaminação cerimonial era agravada pelo fato de alguém comer isto ou aquilo, e iam muito além do que a lei pretendia. Eles a sobrecarregavam com acréscimos de sua autoria, contra os quais o nosso Salvador dá testemunho. Ele pretendia, com isso, prepara caminho para uma anulação da lei cerimonial a este respeito. Ele estava começando a ensinar os seus seguidores a não chamar nada de comum e impuro; e se Pedro, quando recebeu a ordem de matar e comer, tivesse se lembrado dessas palavras, não teria dito: "de modo nenhum SenhorAtos 10:13-15,28.

    2. "Mas o que sai da boca, isso é o que contamina o homem". Nós somos contaminados, não pelo alimento que comemos sem lavar as mãos, mas pelas palavras que proferimos com um coração não santificado; é assim que a boca faz a carne pecar (Eclesiastes 05:06). Cristo, em um sermão anterior, colocou grande ênfase sobre as nossas palavras "Mas eu vos digo que de toda a palavra ociosa que os homens disserem hão de dar conta no dia do juízo. Porque por tuas palavras serás justificado, e por tuas palavras serás condenado." Mateus 12:36-37, e ali Ele tinha a intenção de reprovar e advertir aqueles que o criticavam; aqui, a intenção e reprovar e advertir aqueles que criticam os discípulos, e os censuram. Não são os discípulos que se contaminam com o que comem, mas os fariseus que se contaminam com o que falam deles, com desprezo e críticas. Aqueles que acusam os outros de transgredir os mandamentos dos homens, muitas vezes atraem uma culpa maior sobre si mesmos, por transgredirem a lei de Deus que trata dos julgamentos precipitados. Os quais mais se contaminam são aqueles que se apressam a censurar a contaminação dos outros.
  
Continuaremos na próxima postagem sob Título: O QUE CONTAMINA O HOMEM - 3ª - Parte

Deus Abençoe Abundantemente
Pr. Marcelo Reis Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou até mesmo sugestão para novas reflexões.