quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Preceitos e Promessas

Perguntas, por que razão acontece que somente a fé justifica e, sem obras, oferece um tesouro de tantos bens, visto que nas Escrituras nos são prescritas tantas obras, cerimônias e leis?
Respondo: Antes de mais nada, é preciso ter em mente o que já foi dito: só a fé, sem às obras, justifica liberta e salva. Entrementes é preciso assinalar que toda a Escritura de Deus está dividida em duas partes: preceitos e promessas.
Os preceitos ensinam muita coisa boa, mas as coisas ensinadas não acontecem logo. É que eles mostram o que devemos fazer, mas não dão a força para fazê-lo.
São ordenados, porém, para revelar a pessoa a si mesma, para que assim reconheça sua impotência para o bem e desespere de suas próprias forças. Por esta razão são chamados de Antigo Testamento, e também o são. 
Um exemplo para isso: "Não Cobices" é um preceito pelo qual todos nós somos convencidos de que somos pecadores, visto que ninguém consegue deixar de cobiçar, não importando o que faça contra isso.
Portanto, para que não cobice e cumpra o preceito, é obrigado a desesperar de si mesmo e procurar, em outro lugar ou por meio de outro o auxilio que não encontra em si próprio, como diz em Oseias: "És tua própria perdição, Israel, e teu auxílio está só em mim" (Os 13:9). E o que acontece com este  preceito acontece com todos: todos eles nos são igualmente impossíveis.

Reflexões de Lutero os 2.439-440

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou até mesmo sugestão para novas reflexões.