sábado, 13 de dezembro de 2014

O QUE CONTAMINA O HOMEM - 7ª - Parte ÚLTIMA PARTE

SÉTIMA e ÚLTIMA PARTE parte do estudo de Mateus 15:10-20


    Em quarto lugar, "os furtos." — pecados contra o oitavo mandamento: trapaças., injustiças, roubos e todos tratos ofensivos; a origem de tudo isso está naquele coração que é "exercitado na avareza" "E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade."(2 Pe 2.14), e está nas riquezas "Não confieis na opressão, nem vos ensoberbeçais na rapina; se as vossas riquezas aumentam, não ponhais nelas o coração."(Sl 62.10). Acã cobiçou, e então tomou "E respondeu Acã a Josué, e disse: Verdadeiramente pequei contra o SENHOR Deus de Israel, e fiz assim e assim. Quando vi entre os despojos uma boa capa babilônica, e duzentos siclos de prata, e uma cunha de ouro, do peso de cinqüenta siclos, cobicei-os e tomei-os; e eis que estão escondidos na terra, no meio da minha tenda, e a prata por baixo dela."(Js 7.20,21). 

   Em quinto lugar, "os falsos testemunhos" — contra o nono mandamento. Este pecado nasce de uma combinação entre a falsidade e a cobiça, ou falsidade e maldade, no coração. Se a verdade, a santidade e o amor, que Deus exige no íntimo, reinassem como deveriam, não haveria falsos testemunhos "Eu te oferecerei voluntariamente sacrifícios; louvarei o teu nome, ó SENHOR, porque é bom,"(Sl 54.6) "Uma flecha mortífera é a língua deles; fala engano; com a sua boca fala cada um de paz com o seu próximo mas no seu coração arma-lhe ciladas." (Jr 9.8). 

    Em sexto lugar, "as blasfêmias", ou seja, falar mal a respeito de Deus, que é o pecado contra o terceiro mandamento; falar mal do nosso próximo, algo que é contra o nono mandamento. Isto nasce de um desprezo e desdém tanto em relação a Deus como aos nossos irmãos no nosso coração. E dali que procede a blasfêmia contra o Espírito Santo (cap. 12.31,32); este é o transbordamento da amargura interior.  

   "São essas coisas que contaminam o homem" (V. 20). Observe que o pecado contamina a alma, deixando-a feia e abominável diante dos olhos de um Deus puro e santo; inadequada para a comunhão com Ele, e para desfrutar a presença dele  na nova Jerusalém, onde não entrará coisa alguma que contamine e cometa abominação e mentira. A mente e a consciência são contaminadas pelo pecado, o que torna todo o resto igualmente contaminado "Todas as coisas são puras para os puros, mas nada é puro para os contaminados e infiéis; antes o seu entendimento e consciência estão contaminados."(Tt 1.15). Esta contaminação pelo pecado era sugerida pela contaminação cerimonial que os mestres judeus acrescentaram, mas não compreenderam. "Porque, se o sangue dos touros e bodes, e a cinza de uma novilha esparzida sobre os imundos, os santifica, quanto à purificação da carne,Quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado  , purificará as vossas consciências das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo?" (Hb 9.13,14); "Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado." (1 Jo 1.7). Estas, portanto, são as coisas que devemos evitar cuidadosamente, assim como qualquer aproximação delas, em vez de enfatizar a limpeza das mãos. Cristo ainda não havia rejeitado a lei da distinção dos alimentos (o que não foi feito até Atos 10), mas a tradição dos anciãos, que tinha sido adicionada à lei; e, dessa maneira, Ele conclui: "Comer sem lavar as mãos" (que era o problema em questão), "isso não contamina o homem". Se o homem lavar as mãos, isto não o faz melhor diante de Deus; se não lavar, isto não o faz pior. 
     
Esta foi uma serie de sete estudos sobre "O QUE CONTAMINA O HOMEM", que o Espirito Santo convença a cada leitor e que pela Palavra Viva do Senhor produza os devidos efeitos afim de que cada um possa santificar-se ainda mais.

Fonte de Pesquisa:  Comentário Bíblico Novo Testamento Mathew Henry - CPAD

Deus Abençoe Abundantemente
Pr. Marcelo Reis Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou até mesmo sugestão para novas reflexões.