quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

O LIVRO DO ÊXODO

Êxodo é o segundo livro da Bíblia e também o segundo livro do Pentateuco (conjunto de cinco livros que foram escritos por Moisés.
Os cinco primeiros livros da Bíblia). O nome êxodo quer dizer saída. A autoria desse livro é atribuída a Moisés desde o tempo de Josué, uma posição confirmada pelo próprio Jesus Cristo, conforme vamos ver mais adiante, quando estivermos lendo o Novo Testamento.
Evidências do próprio livro levam à conclusão de que o seu autor era um homem altamente instruído, residente no Egito por longo tempo e testemunha ocular do êxodo. Estava bem familiarizado com a seqüência de colheitas do Baixo Egito; suas declarações se conformam exatamente às situações hoje conhecidas e ele inclui detalhes que somente quem participou disso tudo poderia saber.

O tema do livro é a libertação do jugo Egípcio, em cumprimento à promessa de Gênesis 15:13 e 14. O livro registra o nascimento da nação de Israel, a outorga da Lei e a origem da adoração ritual entre os Israelitas. A revelação de Deus é destaque em todo o livro. Ele é Quem controla a história. Ele Se revelou através de um novo nome. Ele é o Soberano do relacionamento pactual. Ele é o Redentor fiel. Ele é o Juiz do Seu povo e de Seus inimigos. Ele é o Deus transcendente que, todavia, vive entre o Seu povo. As passagens favoritas incluem o nascimento e proteção de Moisés, o chamado que ele recebeu, a travessia do mar Vermelho, a narrativa do maná, os dez mandamentos, o tabernáculo e o bezerro de ouro.

Bom, este foi um panorama geral do livro do Êxodo. Agora vamos ao texto de hoje.

Apesar de a Bíblia resumir, passaram-se cerca de 300 anos entre a morte de José e a decisão do novo faraó de controlar a população israelita. Nesse episódio vemos o que uma mãe é capaz de fazer para proteger seu próprio filho. Nada está oculto a Deus. Nem um menino largado no rio, à própria sorte.

Quando Moisés cresceu, percebemos que ele não suportava injustiça.
Ele tentou proteger um homem do seu próprio povo e, mais tarde um pouco, protegeu as filhas de Jetro, quando oprimidas no poço em Midiã. Mas não é só de boas intenções que podemos viver. Alguns detalhes de nossa vida, que pensamos estar ocultos, acabam vindo à tona e foi por isso que Moisés teve que fugir do Egito, para não ser morto pelo próprio avô.

Novamente a Bíblia passa por alto na cronologia, mas Moisés ficou 40 anos morando com Jetro e, até que ele se viu como personagem  Muitas pessoas gostam de filmes de ficção. Se na época de Moisés existisse a indústria cinematográfica, talvez ele fosse o personagem central de um enredo que bem poderia se chamar "Missão Impossível - A Libertação". A diferença é que a missão era possível e real.
Naturalmente, como qualquer ser humano, ele teve medo e até sugeriu que Deus enviasse outra pessoa. Já pensou se te mandassem falar com o presidente de um país para libertar todos os trabalhadores de certa nacionalidade?

Mas Deus providenciou tudo o que Moisés precisava para realizar a tarefa, até mesmo um companheiro, o seu próprio irmão. A lição aqui é que, quanto mais difícil a tarefa, mais Deus nos ajuda. Foi assim com Moisés, foi assim com os profetas, com Jesus e, como Deus é o mesmo sempre, é assim conosco.

E essa é a mensagem principal de hoje. Para uma melhor ilustração, sugiro ouvir o poema de Margareth Fishback Power, chamado "Pegadas na Areia", na voz de Cid Moreira: http://youtu.be/mxxsyWiV-6U


REFERÊNCIA:  Exôdo 1-4


Fonte: Portal da Bíblia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou até mesmo sugestão para novas reflexões.