sábado, 21 de janeiro de 2012

Vamos ajudar a Deus?

Alguns psicólogos fizeram uma experiência sobre a ansiedade de crianças. Elas tinham que escolher entre comer um bombom agora, ou ganhar uma caixa de bombons daqui a 4 horas. Sabe o que a grande maioria delas escolheu? Ter apenas um bombom agora.
Sim, somos imediatistas e nem sempre temos a paciência necessária para esperar o que Deus preparou para nós. Como vimos no texto de ontem, Abrão era humano e também errava. No texto de hoje ele e sua mulher resolvem dar uma ajudinha a Deus, naquele assunto da descendência que seria uma grande nação. Afinal, já havia passado 10 anos desde a promessa inicial.
E olha só como são as coisas. Lá no relato da criação, no início do Gênesis, lemos que o homem uniria-se à sua mulher e seriam uma só carne. Uma só. Só uma. Um só homem, uma só mulher, uma só carne. Quando Abrão resolveu unir-se a outra mulher e colocar em prática o "plano b" para ajudar a Deus, começou a confusão dentro de casa. Leia o que Gênesis 16:4 fala sobre isso.
Depois disso, aos 99 anos Abrão recebe outra visita de Deus. E sabe o que Deus disse? O mesmo que antes! Com todo o respeito, mas será que Abrão pensou que Deus estava delirando? Ou que ele próprio não
estava lá muito bem do ouvido? Talvez ele tenha pensado assim: "Puxa! 24 anos depois do convite para sair de Ur e 13 depois de Ismael já ter nascido, vem Deus e diz que me me fará pai de uma grande nação?!"
Pode ser que Abrão tenha pensado assim mesmo. Veja o que ele disse a Deus quando ainda estava prostrado em terra, em Gênesis 17:17! Depois disso, Sara (com o nome já mudado) também pensou a mesma coisa. Leia Gênesis 18 e veja você mesmo.
Na sequência vem a destruição de Sodoma. Esse episódio nos diz mais do que o simples juízo de Deus. Ele nos faz pensar no quanto estamos realmente dispostos a abrir mão do que temos, virarmos as costas sem olhar para trás e seguir a Deus. A mulher de Ló sabia que não podia olhar para trás, mas olhou! E você, que sabe que precisa abrir mão de algumas coisas que são prejudiciais à sua vida ou ao seu relacionamento com Deus ou com um amigo/parente, será que consegue virar as costas para elas? Se sim, então por que ainda não fez isso? Cuidado, caro(a) amigo(a). Muitas vezes pensamos que somos os tais, mas não conhecemos a força das coisas que nos prendem.
Atenção!
Entretanto, acho que o pior dessa história toda ainda está no final do capítulo 19: incesto! E dos feios! Premeditado pelas filhas!
Estudar genealogia nem sempre é bom, mas vamos ouvir falar dos moabitas e dos amonitas muito, durante nosso ano bíblico. É como reza o dito popular: "o que nasce torto, cresce torto".

REFERÊNCIA:  Genesis 16-19

Fonte: Portal da Bíblia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou até mesmo sugestão para novas reflexões.