quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

TERRA RENOVADA COM HOMENS IGUAIS

Olá. Vamos ler mais um pedacinho da Bíblia com informações interessantes? Eu gosto muito do livro de Gênesis. Por tratar do começo das coisas, dá uma boa noção do mundo. O tempo passa, mas o ser humano continua o mesmo, né?

Bem, vamos aos comentários.

Ante-ontem, finalizamos com Noé dentro da arca, lembra-se?
Eu disse que hoje você teria condição de saber quanto tempo Noé ficou dentro dela. Pois é, fazendo as contas com a leitura dos capítulos 7 e 8, você pode descobrir isso. Que tal tentar?

No capítulo 8 vemos novamente a menção aos animais limpos, que falamos ontem. O que Noé fez com alguns deles é citado no livro de Levítico. Novamente, mais uma indicação forte de que as ordenanças do livro de Levítico já eram bastante conhecidas desde a queda do homem. Esse é um conceito muito importante que pode nos ajudar a entender muita coisa em nossa caminhada cristã.

No capítulo 9 Deus mostra uma pequena mudança de planos a respeito da alimentação. Leia o verso 3 com atenção. Agora poderemos comer carne. Mas, por que? Pense comigo. Se a terra passou um tempão submersa por causa do dilúvio, como estava a vegetação? Você já imaginou, né? A arca atracou em um lugar desconhecido para Noé. Portanto, a lavoura dele estava perdida, certo?

Bem, agora entendemos porque Deus permitiu que o homem comesse carne. Mas agora vem uma polêmica grande no mundo cristão: podemos comer todo tipo de carne mesmo? Se você tiver curiosidade sobre isso, abra um espaço na sua agenda e leia Levítico 11. Juntando esse conteúdo com o conhecimento que Noé e seus contemporâneos tinham a respeito de animais limpos e imundos, acho que não resta dúvida sobre quais animais a família de Noé poderia comer, certo?

Agora, vamos ver uma história chata, que pode acontecer com toda pessoa pecadora: cometer um pecado. Parece óbvio para nós, mas imaginar Noé bêbado?! Pois é, ele também vacilou e, junto com ele, um dos seus filhos. Ao invés de resolver o problema logo ali, foi fazer fofoca. É... isso existe há muito tempo!

Os capítulos 10 e 11 nos trazem novas genealogias. Novamente, casamento entre primos para repovoar toda a terra. Essa genealogia mostra a origem de vários povos, que dará mais sentido às histórias de lutas que leremos nos livros de Êxodo, Números e durante todo o Velho Testamento. Estudar as genealogias pode ser
chato, mas usando ferramentas de busca bíblica, como o site Portal da Bíblia (www.portaldabiblia.com) tudo fica mais fácil. Note que nessa nova árvore genealógica as pessoas vivem bem menos.

Continuando, vemos que a auto-exaltação humana não é coisa nova mesmo. Imagine só, construírem uma torre para chegarem ao céu, serem reconhecidos como grandes e não serem espalhados pela terra!
Coisa de gente louca, né? Será que hoje em dia não conhecemos ninguém que quer erguer um altar a si próprio? Cuidado com essa armadilha!

A partir daí, a Bíblia identifica Babel (ou Babilônia) como confusão.

REFERÊNCIA:  Genesis 8-11

Fonte: Portal da Bíblia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou até mesmo sugestão para novas reflexões.