segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Povo centenário e chuva

Na leitura de ontem já vimos algumas coisinhas intrigantes como um único continente, uma cobra falar, roupa de pele, e por aí vai.
Hoje vamos ver mais coisas interessantes que nem sempre damos importância, mas que fazem a maior diferença no entendimento da Bíblia e das verdades que Deus deixou para nós. A leitura de hoje é riquíssima de conteúdo e não posso deixar de comentar alguns pontos muito importantes. Portanto, peço que depois de ler esse comentário um pouco grande, você não deixe de ler o texto bíblico. Reserve um tempinho a mais hoje. Você não pode perder isso por nada. Se seu tempo estiver escasso, leia somente o texto bíblico. O comentário não pode substituir a Bíblia. Nunca!
Antes de começarmos a comentar o texto de hoje, preciso dizer que a Bíblia não tem o objetivo de ser um relato histórico completo e cronológico da humanidade. Nem tampouco, ela esclarece pontos científicos. Apesar disso, podemos entender várias coisas que a Bíblia não diz. Um exemplo: ontem lemos sobre o relato da criação, que conta nossa história desde o princípio. Assim, podemos concluir que não existe pré-história, certo? Sim, "pré" significa antes. Se temos o relato desde o começo de tudo, não existe o "antes".
Isso mesmo, estamos começando a formar nosso conceito criacionista. 
Afinal, a Bíblia nos conta que houve um Criador. As implicações de não crermos num Criador são enormes e muito sérias. Se não temos um Criador, não há necessidade de um Salvador, pois também não haveria o conceito de pecado. Então, o que Adão e Eva decidiram fazer ontem, no capítulo 3 de Gênesis não teria importância alguma. Viu só? Pense nisso: somos criacionistas.
Hoje, da mesma forma, vamos concluir algumas coisas que a Bíblia não diz claramente.
No capítulo 4 de Gênesis, concluímos que o primeiro parto foi realizado depois do pecado, pois ontem a Bíblia só nos conta que apenas Adão e Eva foram retirados do Jardim do Éden.
Uma coisa que intriga muita gente é sobre a oferta sincera, mas não aceita, de Caim. Sempre ouvimos que precisamos estudar a Bíblia "um pouco aqui, um pouco ali". E é isso que vamos começar a fazer hoje.
O livro de Levítico, que vamos ler no mês de fevereiro, nos conta bastante coisa sobre as ofertas a Deus e nos dá a base necessária para entender o motivo da rejeição dessa oferta de Caim.
Daí você poderia perguntar: "se Deus só criou as leis de sacrifício lá em Levítico, por que Caim foi penalizado com antecedência?" Você acha mesmo que Deus penalizaria uma pessoa por alguma coisa que ela não soubesse? Agindo assim, não me parece um Deus de amor, parece? Vamos continuar lendo que temos mais uma referência às leis de Levítico, na leitura de hoje. Então você verá o que eu falei sobre a cronologia bíblica.
E a marca de Caim? Era uma proteção ou uma maldição? Sendo um Deus de amor, que faz todo o possível para que seus filhos sejam salvos, Deus não faria que Caim passasse a vexação de ser identificado como "o assassino". Você, que não é perfeito, faria isso?  Pois bem, a marca de Caim não é conhecida, mas Deus deu a oportunidade de arrependimento a Caim. Arrependimento é diferente de remorso.
Com quem Caim se casou se ele, depois da morte de Abel, era filho único?
Quem disse que Adão e Eva só tiveram eles dois? Em Gênesis 5:4, lemos que Adão e Eva tiveram filhos e filhas. No capítulo 5, das genealogias, você não lê o nome de nem uma mulher sequer! Os filhos homens eram os registrados nas genealogias das sociedades antigas.
Somos criacionistas (certo?) e cremos que Eva concebeu filha(s) antes desse acontecimento trágico entre os irmãos. Talvez, pelo relato de Gênesis 4:1, até mesmo antes de Caim. Portanto, Caim casou-se com uma irmã de sangue. Isso pode parecer estranho, mas quando formos ler, ainda esse mês, sobre Abrão, veremos que ele fez o mesmo. Ora, se temos um tronco único de origem humana, não poderia ser diferente, certo?
O capítulo 5 fala o nome de um monte de gente que viveu centenas de anos. Leia com atenção e veja se você descobre quem viveu mais.
Ah, veja também se você consegue imaginar qual seria a sensação de Adão, que viu Deus face a face, ficar sabendo que uma outra pessoa foi levada aos céus por Deus. Sim, faça as contas aí e confira.
Adão foi contemporâneo de Enoque! Mas, será que ele viveu para ouvir essa notícia? Vamos, descubra as curiosidades que a Bíblia nos conta.
Anjos se casando com mulheres? É, o início do capítulo 6 dá margem a esse entendimento, mas acalme-se. A expressão "os filhos de Deus", aqui, tem a mesma conotação que os filhos de Deus que lemos no Novo Testamento: são pessoas de carne e osso, como eu e você. O que esse texto quer dizer é que as pessoas que eram fiéis a Deus começaram a casar-se com pessoas idólatras. Só isso. Note que os descendentes de Sete (4:26) eram adoradores de Deus. Como disse Jesus, anjos não se casam nem se dão em casamento.
Depois que houve a mistura de crenças, coisa boa não poderia surgir, né? O marido acreditava em uma coisa, e a mãe, em outra. Daí aconteceu o que está em Gênesis 6:5: era continuamente mau todo desígnio do coração do homem e veio a aliança de Deus com Noé. A Bíblia não diz que Noé era o único certinho. Apenas disse que ele achou graça diante do Senhor e Deus resolveu fazer um trato com ele.
O resultado desse trato está no capítulo 7: Arca já pronta; é só entrar.
Mas, o que é chuva? Lembra da leitura de ontem, onde você descobriu que ainda não havia chovido na terra? Esse era um evento desconhecido para os contemporâneos de Noé. Adão morreu sem saber o que era uma chuva! Portanto, se você ler na Bíblia que algum dia vai acontecer algo inédito nesse mundo (e certamente você vai ler isso!), acho bom acreditar, viu?
No capítulo 7, Deus dá uma instrução meio esquisita a Noé. Ele separa animais limpos e imundos. O pior é que Ele nem diz quais são os limpos e quais são os imundos. O limpo, aqui, não é limpinho, de tomado banho, não. Esquisito? Nada disso. É aqui que temos mais uma referência ao livro de Levítico, como eu disse anteriormente. 
Portanto, temos mais uma comprovação de que desde os tempos iniciais, o homem já sabia quais animais eram limpos. Em Levítico saberemos mais detalhes sobre isso.
Quanto tempo será que Noé ficou dentro da arca? Rapidamente, a gente acha que foram 40 dias e 40 noites, certo? Mas leia com atenção.
Amanhã vamos saber certinho quanto tempo foi ao todo.

REFERÊNCIA:  Genesis 4-7

Fonte: Portal da Bíblia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou até mesmo sugestão para novas reflexões.