quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Abrão, sai do seu cantinho

Hoje leremos o início de uma história que é muito contada em todas as igrejas cristãs: é sobre o pai da fé, Abrão. Note que nos capítulos de hoje ainda vamos ler a parte de Abrão (com apenas um "a"), antes de Deus mudar o nome dele.
Quando Abrão tinha 75 anos Deus o chamou para uma vida nova. É, ele não era novinho, não. Deus o convidou a experimentar sair da sua zona de conforto e conhecer o poder do Senhor. O mais intrigante nisso foi a promessa de Deus: "de ti farei uma grande nação". Aos 75 anos?! Abrão foi corajoso e decidiu ver o que Deus tinha para ele. 
Mesmo tendo ouvido o chamado diretamente do Deus Criador, Abrão, como todo ser humano, vacilou. Ele mentiu a respeito de sua esposa, ao Faraó. Descubra o que ele disse a respeito dela na leitura de hoje.
Depois de saírem do Egito, Deus renova a promessa, dizendo que a descendência de Abrão será como o pó da terra, de tão numerosa.
É... parece que Deus estava querendo dar uma mensagem séria para nosso amigo. E reforçou, dizendo que o herdeiro nasceria diretamente dele.
Deus novamente enfatiza a promessa, dizendo que a descendência de Abrão será tão numerosa quanto as estrelas do céu! Caramba, Deus falando tanto sobre um mesmo assunto, deve ser coisa séria, não é?
É importante prestarmos atenção quando Deus insiste em puxar um assunto.
Deixa eu pedir sua atenção novamente para o assunto dos sacrifícios de animais, que vamos ler em detalhes lá em Levítico. Lembra que já lemos sobre eles nos dias anteriores? Pois então, Abrão também conhecia esse assunto. Portanto, quando alguém lhe disser que Deus inventou coisa nova no meio do caminho, cuidado! E olha que tem gente que acha que os mandamentos não existiam até o povo recebê-los, lá no monte Sinai. Não vamos complicar o que é claro, viu gente?
Além da descendência, Deus predisse o que iria acontecer com o povo, e também quando. Abrão deve ter ficado feliz e apreensivo ao mesmo tempo. Eu ficaria. Mas aqui eu quero levantar uma questão que muita gente acaba confundindo: pré-ciência e predestinação. Qual das duas alternativas abaixo você escolheria?
a) Deus disse o que aconteceria com o povo porque Ele conduz o destino.
b) Deus disse o que aconteceria com o povo porque Ele sabia com antecedência.
Eu, com base no que a Bíblia nos diz, fico com a segunda alternativa.
Caso contrário, poderíamos pensar que Deus manipula nosso destino, sem nos dar a liberdade de escolha. Ou seja, não teríamos livre-arbítrio. Isso poderia levar a conclusões desastrosas a respeito de Deus e de seu caráter! Cuidado. Deus tem pré-ciência, ou seja, sabe com antecedência. Ele não manipula nossas escolhas.
Nâo somos fantoches. Somos livres para escolhermos. Podemos até escolhermos ficar longe de Deus, mas não foi pra isso que Jesus morreu, foi?

REFERÊNCIA:  Genesis 12-15

Fonte: Portal da Bíblia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou até mesmo sugestão para novas reflexões.