sábado, 31 de dezembro de 2011

O SENHOR guardará a tua entrada e a tua saída, desde agora e para sempre.
O SENHOR te guardará de todo o mal; guardará a tua alma.

O Fundamento da Fé.

Estamos vivendo um momento da historia da humanidade em que muitos dizem ter fé nisto, naquilo, nele ou naquele outro. Minha pergunta: o que vem a ser fé? Você tem fé? Há fé no mundo? Como aprendemos a desenvolver fé? Dizer que tenho fé de que alguma coisa irá acontecer, que estou prestes a arrumar um emprego, que vou encontrar um objeto perdido, não é fé, mas expectativa. Fé é mais do que isto, é crer em algo que você não vê, não viu, mas tem certeza que irá acontecer. Hoje ouvi uma pergunta assim: a fé é abstrata ou concreta? No conceito da palavra, eu diria abstrata, porque não posso pegar ou ver; mas no âmbito dos escritos do livro de Hebreus, eu diria que é concreta, pois se refere a crer em Cristo. A fé nos vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo. Logo, a fé sempre tem a ver com a pessoa de Cristo, crer nele e no que Ele pode fazer em nosso favor. As demais crenças são apenas expectativas que temos sobre o assunto. Você viu a Cristo? Crê que Ele pode salvar você de seus pecados? Crê que Ele foi assunto ao céu e está junto ao Pai? Isto implica no seu modo de viver, com tranqüilidade ou apreensivo quanto aos acontecimentos atuais. Eu tenho fé em Deus, que Ele providenciou o melhor mecanismo para minha salvação, que o sacrifício de Seu filho é suficiente para me libertar das minhas angustia e temores, e que posso estar seguro que Ele vai retornar a este mundo para nos libertar da presença do pecado.

REFERÊNCIA:  Hebreus 10-11

Fonte: Portal da Bíblia
O sol não te molestará de dia nem a lua de noite.

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

O Sacerdócio de Cristo

Cristo é considerado nosso Sumo-sacerdote, aquele que tem a responsabilidade de oferecer sacrifícios em nosso lugar. No antigo Israel, quando no deserto, e havia o Tabernáculo, todo pecador tinha de oferecer sacrifício por seus pecados. E ainda ofereciam-se dois outros sacrifícios pelos pecados de toda congregação, sendo um pela manhã e outro pela tarde. Estes sacrifícios eram oferecidos por sacerdotes. Mas, havia um sacrifício, anual, chamado de expiação, este só poderia ser oferecido pelo Sumo-sacerdote, que adentrava uma única vez no lugar santíssimo para fazer expiação pelo pecado do povo. Aquele tipo encontrou seu antítipo na vinda de Jesus a esta terra, e todos nós nos tornamos sacerdotes, podendo oferecer nossos sacrifícios pelos nossos pecados, diariamente. Mas também chegará o dia de nossa expiação, quando o Sumo-Sacerdote é o único encarregado de oferecer sacrifício de expiação por todos nossos pecados. Ao morrer na cruz, Cristo foi o sacrifício por meus pecados.
Eu não preciso sacrifica-me por eles. Tenho apenas que crer. Ele já fez tudo que era possível, e agora, intercede junto ao Pai por você e por mim. Se você crer, tudo será resolvido com Ele mesmo, mas havendo a não crença, terás de pagar o preço dos seus pecados (morte). Eu tomei minha decisão de aceita-lO como meu sumo-sacerdote.

REFERÊNCIA:  Hebreus 7-9

Fonte: Portal da Bíblia

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

O SENHOR é quem te guarda; o SENHOR é a tua sombra à tua direita.
Eis que não tosquenejará nem dormirá o guarda de Israel.

O Descanso de Deus.

De uma olhada rápida podemos entender que Deus precisou de descanso.
Sendo Ele Deus, onisciente, onipresente e onipotente, como precisaria de descanso? Mas, não é bem assim. Quando falamos de descanso de Deus, falamos de um tempo em que Ele separou, e nele descansou, não porque precisasse de descanso, mas para nos dar o exemplo de descanso após um período de trabalho. Aqui em Hebreus não se refere ao mandamento do sábado de descanso, mas, uma alusão ao tempo em que estamos peregrinando pela terra, como se fosse nossa labuta diária, e precisamos entrar em Seu descanso, para refrigério de nossas cargas.
Assim como Cristo, nosso sumo sacerdote pagou por nossos pecados, o Senhor já nos providenciou um período de descanso de nossas fadigas, lutas terrenas e pecados. Um dia haveremos de entrar em Seu descanso, ficando livres da força do pecado, da malignidade do pecado e também da presença do pecado. Então assim, entraremos no descanso de Deus. Hoje eu meditei sobre a evolução do pecado no mundo. Pude refletir sobre os desastres ecológicos, desastres automobilísticos, em fim, todo tipo de acidente que tem acontecido, onde muitas vidas têm sido ceifadas precocemente, então, seria bom se entrássemos logo no descanso de tudo isso. Estou orando para que o momento seja breve.

REFERÊNCIA:  Hebreus 4-6

Fonte: Portal da Bíblia
Não deixará vacilar o teu pé; aquele que te guarda não tosquenejará.

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Levantarei os meus olhos para os montes, de onde vem o meu socorro.
O meu socorro vem do SENHOR que fez o céu e a terra.
Pacífico sou, mas quando eu falo já eles procuram a guerra.

Como Deus Fala a Seus Filhos?

Estamos iniciando a leitura de um livro muitíssimo importante para nossa compreensão de como nos relacionamos com o Criador. Deus em Sua infinita bondade e amor nos presenteia com tamanha revelação de quem É, e o modo como compreende-lO. Aqui vamos compreender uma palavra que o autor usa freqüentemente "Superior", e nos fala sobre a pessoa de Jesus Cristo, que Se ofereceu como sacrifício superior aos sacrifícios de bodes e carneiros, visando à salvação da humanidade Cristo é o Tipo, pois os modelos de sacrifícios antigos eram o antítipo de Cristo.  O autor inicia o livro dizendo: "... Ele é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser, sustentando todas as coisas pela palavra do Seu poder, depois de ter feito a purificação dos pecados, assentou-Se a direita da Majestade, nas alturas... Não é maravilhoso ter alguém assim descrito? Com tanto poder e glória, que nos pode salvar dos nossos pecados? Nossa relação deveria ser de, pelo menos, mais confiança nele, pois Ele é sobre todas as coisas.

REFERÊNCIA:  Hebreus 1-3

Fonte: Portal da Bíblia
A minha alma bastante tempo habitou com os que detestam a paz.

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Ai de mim, que peregrino em Meseque, e habito nas tendas de Quedar.
Que te será dado, ou que te será acrescentado, língua enganadora?
Flechas agudas do poderoso, com brasas vivas de zimbro.

De Escravo a Irmão

A escravidão foi um período de muita falta de respeito para com o próximo. O interessante é que sempre queremos receber perdão, mas, oferecer perdão parece algo muito difícil. Vemos nesta epístola, o carinho de Paulo para com Onésimo. Filemom havia recebido o perdão de Deus através da graça e amor de Jesus,e  agora é desafiado a fazer o mesmo com Onésimo. É tão forte a relação que Paulo chega a dizer para colocar na conta dele a divida do escravo. Fico imaginando o tamanho do amor que Paulo nutria. Fico pensando que
quando o amor de Cristo está em nós, o outro sempre será o meu próximo e eu o amarei. Se não amo meu próximo é porque o amor de Cristo ainda não é parte de minha vida. Posso até verbalizar, mas as palavras não expressam a verdade que vai dentro do meu coração.
O meu viver testemunha com mais força meu estilo de vida, muito mais que as minhas palavras. O interessante é que o amor que nos move é fruto do Espírito Santo em nós. Sem ele, seremos os mesmos senhores, chicoteando nossos serviçais. Cristo é meu Senhor, e não me obriga a nada. Logo, é a Ele que tenho de imitar.

REFERÊNCIA:  Filemon 1

Fonte: Portal da Bíblia
SENHOR, livra a minha alma dos lábios mentirosos e da língua enganadora.

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Na minha angústia clamei ao SENHOR, e me ouviu.
Desgarrei-me como a ovelha perdida; busca o teu servo, pois não me esqueci dos teus mandamentos.

O Cotidiano

Temos ouvido muito sobre o Espírito Santo, seu batismo, os efeitos de sermos batizados por ele, e os dons advindos de sua estada em nós. No entanto, percebemos que não podemos mudar a nós mesmo. A  mudança em nós proposta e sentida é obra do Espírito Santo de Deus que nos habilita para as boas obras. Aquele que experimenta um novo nascimento, isto é, conversão, mudança de rumo, recebe o Espírito Santo a fim de manter seu novo estilo de vida vitorioso seguindo o modelo do de Cristo. Parece estranho, mas a verdade é esta mesma.
Não haverá conformidade com o modelo que o mundo oferece, serão lideres guiando pessoas para um viver diferenciado em Deus. Como nossos lideres tem-se comportado? São pessoas sérias, comprometidas com o melhor para seu semelhante? Não! Por que então não confiarmos naquEle que foi capaz de dar a sua vida pelo homem perdido? O maior mandamento é amar a Deus sobre todas as coisas e ao  próximo como si mesmo. Portanto, é preciso amar o próximo com interesses eternos e não com interesses temporais. Amamos verdadeiramente nosso cônjuge? Amamos verdadeiramente nossos amigos e irmãos? Mantemos viva a chama do carinho e aconchego para com eles? Ou em tudo queremos ter vantagens?

REFERÊNCIA:  Tito 1-3


Fonte: Portal da Bíblia
Viva a minha alma, e louvar-te-á; ajudem-me os teus juízos.

domingo, 25 de dezembro de 2011

Tenho desejado a tua salvação, ó SENHOR; a tua lei é todo o meu prazer.
Venha a tua mão socorrer-me, pois escolhi os teus preceitos.

Cristo Revelado

Tanto na primeira como na segunda epístola a Timóteo, Paulo reconhece a divindade de Cristo e o iguala a Deus, o Pai, proclamando sua soberania universal, tendo natureza eterna. Jesus é a fonte de toda graça, misericórdia e paz. Assim como comandou o apostolado de Paulo, também é comandante de nossa vida e realizações, se o permitirmos. Pois foi Ele quem capacitou Paulo a pregar, assim pode também nos capacitar a fazermos tantas coisas se o desejarmos que Ele o faça. Aprendi com Paulo nas epistolas e tenho percebido que Jesus é tudo em todos e para todos. Temos sido alvo das bênçãos de Jesus através de Seu nascimento, vida, morte e também da ressurreição.
Ele veio ao mundo como homem para ser o nosso Salvador, mesmo que não entendamos este procedimento. Suportou o peso do pecado para nos livrar desta carga, que nos leva a morte, morte eterna. Eu precisei escolher. Você também precisa escolher a vida, vida com abundancia.
Melhor de tudo é saber que Ele é fiel aqueles que o seguem e são coerentes com seu propósito. Quando Ele foi, deixou-nos o Seu Espírito para nos dar compreensão espiritual da vida que vivemos aqui. E certo que Ele aparecerá uma segunda vez, agora, não como menino homem, mas como justo juiz, para retribuir a cada um, conforme as nossas atividades.

REFERÊNCIA:  II Timóteo 1-4


Fonte: Portal da Bíblia
A minha língua falará da tua palavra, pois todos os teus mandamentos são justiça.

sábado, 24 de dezembro de 2011

Os meus lábios proferiram o louvor, quando me ensinaste os teus estatutos.
Chegue a minha súplica perante a tua face; livra-me segundo a tua palavra.

Deveres Com as Várias Classes

Paulo sempre afirma que o apostolado dele não era de homens, mas do próprio Deus, que o chamou quando ele ia caminho de Damasco. Suas cartas, muitas, são pesadas, na tentativa de acordar as pessoas para com o reino de Deus. Não se deixar levar pelo legalismo que reina entre a humanidade, e que temos que olhar nosso próximo assim como Jesus olhava, com piedade e amor. Em sua primeira carta a Timóteo, exorta-o a que continue na pratica das suplicas, orações e intercessões e também ações de graça, que nada mais é que o reconhecimento daquilo que Deus nos dá. Como filhos de Deus, sábios na letra da escritura, precisamos distinguir as armadilhas do debate teológico e evitá-lo. A razão está em conhecer o que diz a palavra de Deus. Não o que o homem entende da palavra. O Espírito que nos aconselha pode ser o mesmo, logo não há distinção de entendimento. Paulo também nos exorta a realçarmos a beleza interna, e não a externa. Bons pensamentos fazem bom amigos. O amor é necessário nesta vida e na vida eterna. Será nosso objeto de estudo eternamente.

REFERÊNCIA:  I Timóteo 1-6


Fonte: Portal da Bíblia
Chegue a ti o meu clamor, ó SENHOR; dá-me entendimento conforme a tua palavra.

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Tenho observado os teus preceitos, e os teus testemunhos, porque todos os meus caminhos estão diante de ti.
A minha alma tem observado os teus testemunhos; amo-os excessivamente.

Princípios Fundamentais da Fé

Tenho percebido que muito se fala sobre o Mistério da Piedade.
Realmente a piedade ou amor são mistérios que não entenderemos jamais neste mundo. E quando estivermos na eternidade, vamos poder descortinar os princípios da piedade e amor. Mas, enquanto aqui estivermos, teremos de suportar provações através da fé e esperança. Teremos de praticar a fidelidade na intercessão por outros crentes, e confortar fielmente aqueles que estão com problemas, exortando-os ao arrependimento, para que também tenham vida plena e abundante. Interessante que nossa fé fica imóvel diante das tribulações e reconhece que tem um papel fundamental a desempenhar na eficácia ou em outros ministérios. Aquele que for sábio vai distinguir corretamente entre os sinais e prodígios satânicos, que são enganosos, e os verdadeiros dos do Espírito Santo. Precisamos reconhecer a importância de obedecer à palavra de Deus. Ela é nossa guia.

REFERÊNCIA:  II Tessalonicenses 1-3


Fonte: Portal da Bíblia
SENHOR, tenho esperado na tua salvação, e tenho cumprido os teus mandamentos.

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Muita paz têm os que amam a tua lei, e para eles não há tropeço.
Sete vezes no dia te louvo pelos juízos da tua justiça.

Diretrizes Para Crescer Em Piedade

Os crentes piedosos vivem por e para Deus. Eles devem procurar honrar e refletir Deus em tudo que pensam, dizem ou fazem. A piedade vive tranquilamente, é absorvida ao se fazer o bem pelos outros e trabalha produtivamente. A piedade goza de boa reputação entre os infiéis.
Piedade é conhecer os mandamentos da Escritura e segui-los. Muito se tem aprendido sobre a verdadeira piedade, que podemos traduzir em amor. Sem amor não fazemos e não somos nada. Devemos refletir o caráter de Cristo, que nos amou e si mesmo Se entregou por nossos pecados. Tenho visto que a experiência na palavra é tudo que podemos desfrutar e demonstrar em nosso viver. Sem isso, nossa vida é vazia e destituída do verdadeiro significado. Não somos uteis em nada se não tivermos a piedade que Paulo fala aos Tessalonicenses. Que procuremos viver mais a piedade.

REFERÊNCIA:  I Tessalonicenses 1-5

Fonte: Portal da Bíblia
Abomino e odeio a mentira; mas amo a tua lei.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Folgo com a tua palavra, como aquele que acha um grande despojo.
Príncipes me perseguiram sem causa, mas o meu coração temeu a tua palavra.

Viver Dignamente diante do Senhor

Paulo tem um jeito muito especial de nos relatar a grandiosidade do nosso Senhor. Viver dignamente no Senhor O agrada, torna-nos frutíferos de boas obras; nos faz crescer no conhecimento de Deus, e somos fortalecidos pelo poder de Deus. Foi através de Seu filho que Deus operou todas as coisas, quer sejam as do céu ou as da terra. Foi Ele que nos tirou das trevas do pecado, nos reconciliou consigo mesmo mediante Sua morte, para que nos tornássemos inculpáveis e irrepreensíveis. Eu fico pensando nas dimensões do amor que me amou desde o meu principio, que não poupou nenhum esforço em meu favor.
Conhecendo essas dimensões, posso afirmar que sou o mais feliz dos homens por ter tudo isso a minha disposição. O que me cabe fazer é aceitar todo esse amor. Você também pode desfrutar de tamanho amor; basta aceitar.

REFERÊNCIA:  Colossences   1-4

Fonte: Portal da Bíblia
A tua palavra é a verdade desde o princípio, e cada um dos teus juízos dura para sempre.

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Considera como amo os teus preceitos; vivifica-me, ó SENHOR, segundo a tua benignidade.
Vi os transgressores, e me afligi, porque não observam a tua palavra.

Advertencias Contra o Erro

Faz pouco tempo e eu conversava com alguns amigos sobre a eficiência da lei. Toda e qualquer lei tem seu objetivo, e alguns deles achavam que a lei nos impede disto e daquilo. Observei que, para mim a lei é minha proteção. Se não houvesse leis de transito, como andaria eu pelas ruas? Se não houvesse leis sobre a vida, estaria eu ainda vivo?
Filipenses é uma carta assim, com advertências amorosas contra o erro que possa haver entre os crentes e seus vizinhos e parentes. Se fossemos mais unidos, a vida seria melhor e mais aprazível. Não haveria discórdia entre familiares, entre colegas de trabalho, entre os amigos.  O exemplo do apóstolo é digno de ser seguido, pois ele tudo viveu para a unidade da fé em Cristo Jesus. Pois que Ele foi nosso maior exemplo, e sendo ele igual a Deus, humilhou-se até a morte, e morte de cruz - humilhação maior não poderia haver. E assim teremos a paz que excede todo entendimento - a paz de Deus.

REFERÊNCIA:  Filipenses   1-4

Fonte: Portal da Bíblia

A Responsabilidade do Crente

Ontem foi um dia muito especial. Encontrei pessoas com as quais pude falar abertamente da minha alegria de estar renovado em Cristo. De poder ver dentro de mim o que não mais agradava a Deus, e corrigir.
Deus é maravilhoso em Seu amor para conosco, não nos permitindo errar mais que necessário para aprendermos a lição; não nos deixa caídos, mas sempre nos ergue com mão poderosa. É o que nos faz o Seu Espírito, nos capacitando a aceitar Sua graça e dons com humildade, e a retirar de nós tudo que é velho e nos fazer aceitar o novo que vem dEle, e a brilhar como filhos da luz. Este é o mais alto privilégio, sermos portadores de luz num mundo tenebroso pelo pecado.
Não por nossas capacidades pessoais, mas usando as ferramentas que nos são oferecidas como armadura de um guerreiro. E ainda nos auxilia na ação envolvida na batalha contra as tentações deste mundo.
Obrigado Senhor!

REFERÊNCIA:  Efésios   4-6

Fonte: Portal da Bíblia
Muitos são os meus perseguidores e os meus inimigos; mas não me desvio dos teus testemunhos.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Muitas são, ó SENHOR, as tuas misericórdias; vivifica-me segundo os teus juízos.
A salvação está longe dos ímpios, pois não buscam os teus estatutos.

A Gloria de Cristo

Esta é uma carta especial. Paulo, o grande apostolo aos gentios, movido pelo poder de Deus escreveu lindos textos para nossa edificação. A carta aos Efésios tem mensagens especificas para todo que deseja crescer na graça. Glorificar a Cristo é reconhecer Sua autoridade sobre nossas vidas e movimentos. Éfeso era um importante porto da costa da Ásia Menor. Também era uma das sete igrejas a quem João escreveu cartas. Este livro revela bênçãos de graça admiráveis e dimensões espantosas de autoridade espiritual sobre o mal. Cristo é tudo. Sem Ele não somos nada. Paulo não teria pregado a ninguém. Junte-se a nós e leia mais este livro das Escrituras.

REFERÊNCIA:  Efésios   1-3

Fonte: Portal da Bíblia
Pleiteia a minha causa, e livra-me; vivifica-me segundo a tua palavra.

domingo, 18 de dezembro de 2011

Olha para a minha aflição, e livra-me, pois não me esqueci da tua lei.
Acerca dos teus testemunhos soube, desde a antiguidade, que tu os fundaste para sempre.

Como Ser Filhos?

O ano está terminando. Estamos adentrando em seu último mês. É um mês especial, pois nele comemoramos o nascimento de Cristo. As casas são enfeitadas, as lojas, os shoppings, tudo iluminado esperando o dia de natal. Verdade. Cristo é relembrado como tendo nascido nesta época. Mas há uma verdade indescritível que Ele quer nascer em cada coração, não somente numa manjedoura. Sabemos que o herdeiro é sempre o filho, ou aquele que foi adotado pelo dono da herança. E que somente se recebe herança quando do falecimento do pai ou dono da herdade. O que vemos na leitura de hoje é que, aceitando a Cristo, somos aceitos por Ele e passamos a fazer parte de Sua família, logo somos filhos, e como filhos, somos herdeiros de uma promessa incorruptível, que não falha. Ele fez a promessa a Abraão, Isaque, e a Jacó, e tudo foi cumprido como prometido. A grande promessa é que podemos ser filhos e herdeiros. Voce crê nisto? Cristo vive!

REFERÊNCIA:  Galatas  4-6

Fonte: Portal da Bíblia
Tu estás perto, ó SENHOR, e todos os teus mandamentos são a verdade.

sábado, 17 de dezembro de 2011

Aproximam-se os que se dão a maus tratos; afastam-se da tua lei.
Ouve a minha voz, segundo a tua benignidade; vivifica-me, ó SENHOR, segundo o teu juízo.

O Que nos Justifica?

Nos últimos meses tenho aprendido o quanto a palavra de Deus é preciosa na minha vida.
Paulo era um perseguidor e agora, tornar-se perseguido por conta da palavra de Deus. Ela contem as diretrizes para o viver feliz, porem, não valorizamos Seus dizeres.
Aprendi que, estando neste mundo de pecado, participo com ele em seus pecados e tendo que pagar por tais pecados. No entanto, estamos vendo Paulo pregar que somos justificados pela fé em Cristo Jesus, que morreu no meu e no seu lugar, pagando nossos pecados na cruz; logo nossa  justiça é Cristo. Como disse Paulo"vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim".
Quanto Cristo representa em seu viver? Será que os prazeres do mundo nos estão sufocando a ponto de perdermos de vista o sacrifício dele por nós?

REFERÊNCIA:  Galatas  1-3

Fonte: Portal da Bíblia
Os meus olhos anteciparam as vigílias da noite, para meditar na tua palavra.

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Antecipei o cair da noite, e clamei; esperei na tua palavra.
A ti te invoquei; salva-me, e guardarei os teus testemunhos.

Defesa Esfusiante

Em minha atividade profissional muitas vezes tive de comparecer diante de um tribunal para esclarecimento de situação ao juiz. Eu sempre tive dificuldade de expressar-me diante de inquisidores poderosos.
Tanto foi que desisti de ir me defender e contratei advogados que o façam por mim. Não era minha área de atuação, não sei como fazer a defesa. Alguem faz por mim.
O que vemos em nossa leitura não é o que expus, mas alguém que, movido pelo espírito de Deus expunha com grande poder a palavra de Deus de tal modo, que convencia as pessoas de sua verdade, e, de peito aberto se expunha a que mostrasse falhas em sua vida.
Deus quando toma um ser para ser Seu servo o dirige em todos os caminhos. Quisera eu estar no lugar de Paulo, ser como ele, falar como ele falava e ter coragem como ele teve. É certo que a coroa lhe está guardada, e o Senhor justo juiz lhe dará naquele dia.

REFERÊNCIA: II Corintios  11-13

Fonte: Portal da Bíblia
Clamei de todo o meu coração; escuta-me, SENHOR, e guardarei os teus estatutos.

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

A justiça dos teus testemunhos é eterna; dá-me inteligência, e viverei.
Aflição e angústia se apoderam de mim; contudo os teus mandamentos são o meu prazer.

Mediante liberalidade

Estamos vivendo num mundo onde todos pedem alguma coisa. Quando não pedem, roubam.
Ontem, em uma reportagem da TV mostrava os meninos de rua fazendo pequenos roubos a pessoas nas ruas do Rio de Janeiro. É horrível sair de casa e não retornar com os seus pertences. Ainda hoje li  "constante benevolência e desprendimento é o remédio de Deus para os cancerosos pecados do egoísmo e avareza. Deus providenciou a contribuição sistemática a fim de sustentar Sua causa e suprir as necessidades dos sofredores e pobres... O ato de dar continuamente enfraquece a avareza até que morra..."

REFERÊNCIA: II Corintios  8-10

Fonte: Portal da Bíblia
A tua justiça é uma justiça eterna, e a tua lei é a verdade.

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Pequeno sou e desprezado, porém não me esqueço dos teus mandamentos.
A tua palavra é muito pura; portanto, o teu servo a ama.

QUAL É A SUA MOTIVAÇÃO NA VIDA?

Muitas vezes nos questionamos por que disto; por que daquilo; por que minha vida está assim; por que recebi menos que o meu colega? Em fim, são muitos os questionamentos. Mas por outro lado, muitos também são as motivações da minha existência. As pessoas podem dizer: "você nasceu para ser grande homem"; você será um expoente na matemática, ou tantas outras coisas. Em II Corintios percebemos a motivação do apóstolo - viver de modo que Cristo o orientou. Sua motivação era o amor que o havia conquistado. Ele desejava pregar desta verdade a outros tantos quanto pudesse, mostrar a energia que emanava dele por conta do amor que lhe foi mostrado através da Cruz. 
Hoje aprendi que: "o testemunho diário não é uma opção, é o único caminho para continuar crescendo na experiência espiritual". 
Se você deseja crescer, fale sobre aquilo que enche o seu coração.

REFERÊNCIA: II Corintios  5-7

Fonte: Portal da Bíblia
O meu zelo me consumiu, porque os meus inimigos se esqueceram da tua palavra.

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Faze resplandecer o teu rosto sobre o teu servo, e ensina-me os teus estatutos.
Livra-me da opressão do homem; assim guardarei os teus preceitos.

QUAL É A SUA ESPERANÇA?

Em nossos dias, as igrejas tem dado muita ênfase aos dons, chegando ao ponto de dizer que, quem não fala línguas, não recebeu dons e não foi batizado pelo Espírito Santo. O meu aprendizado bíblico não me diz assim, mas, mostra a importância dos dons, e, Paulo afirma que dos dons, o maior é o amor.
Sem o amor não somos nada e não fazemos nada por ninguém. Foi o amor que levou a Cristo entregar-Se pelos pecadores. E a Sua ressurreição é a certeza de que também iremos ressuscitar um dia. Mesmo que nossa vida não tenha sido grande coisa, Deus nos promete, aos que forem fieis, que hão de ressurgir para a vida eterna. Você crê que Cristo morreu e ressuscitou? Eu creio e aguardo a Sua vinda para, caso haja eu morrido, ressuscitar-me.

REFERÊNCIA: I Corintios  14-16

Fonte: Portal da Bíblia
Ordena os meus passos na tua palavra, e não se apodere de mim iniqüidade alguma.

domingo, 11 de dezembro de 2011

Olha para mim, e tem piedade de mim, conforme usas com os que amam o teu nome.
Abri a minha boca, e respirei, pois que desejei os teus mandamentos.
A entrada das tuas palavras dá luz, dá entendimento aos símplices.

sábado, 10 de dezembro de 2011

Maravilhosos são os teus testemunhos; portanto, a minha alma os guarda.
Por isso estimo todos os teus preceitos acerca de tudo, como retos, e odeio toda falsa vereda.

CULTO VERDADEIRO?

Desde que nasci, e olha, faz algum tempo, tenho visto o crescimento das religiões em todo o Brasil. Sempre questionei meu pai quanto a este crescimento. Ele sempre me dizia que, usando a mesma bíblia, os homens podem ter interpretações bem diferentes. Isto explica o crescimento nominal das denominações religiosas. E a cada dia aparecem novas congregações, de ministérios diferentes, das mesmas denominações. Eu me pergunto: até onde vão estas manifestações de cultos a Deus? Em Corinto não era diferente, apenas em quantidade.
Assim como existe os "dons espirituais" hoje, já haviam no passado, e Paulo é um dos primeiros a diferir um do outro. O propósito dos dons foi determinado pelo Senhor, para fins específicos e necessários. O que estamos fazendo com nossos dons naturais? Aprendi a coloca-los à disposição do Senhor, para o que Ele desejar.

REFERÊNCIA: I Corintios  11-13

Fonte: Portal da Bíblia
Por isso amo os teus mandamentos mais do que o ouro, e ainda mais do que o ouro fino.

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Já é tempo de operares, ó SENHOR, pois eles têm quebrantado a tua lei.
Sou teu servo; dá-me inteligência, para entender os teus testemunhos.

COMER, OU NÃO COMER?

Ainda hoje, em tempos pós-modernos, nos defrontamos com problemas iguais aos que Paulo encontrou na cidade de Corinto: seguir ou não a esse deus? Qual Deus é verdadeiro? O que o Deus verdadeiro nos diz que devemos fazer, usar e comer? Paulo havia tido um encontro com o próprio Jesus, quando em caminho de Damasco foi chamado para tal ministério, ou apostolado. O apostolo foi um exemplo para o mundo cristão porque havia aprendido daquEle que não pode errar, e viveu uma vida digna de ser seguida. O que são as festas que vemos em nosso mundo atual? São para louvor ao Criador, ou não? Sabe, amigo, você e eu temos o conhecimento, então podemos decidir pelo que é certo.
Temos muito o que ganhar seguindo o exemplo de Paulo e dos outros apóstolos, que viveram e pregaram. Eu decidi fazer o mesmo que eles.E você?

REFERÊNCIA: I Corintios  8-10

Fonte: Portal da Bíblia
Usa com o teu servo segundo a tua benignidade, e ensina-me os teus estatutos.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Os meus olhos desfaleceram pela tua salvação e pela promessa da tua justiça.
Fica por fiador do teu servo para o bem; não deixes que os soberbos me oprimam.

DESORDEM MORAL NA IGREJA

Corinto possuía uma população que incluía gregos, romanos e orientais e exibia, com orgulho, o templo de Afrodite, com suas 1.000 prostitutas. A condição imoral de Corinto é evidentemente percebida no fato de que o termo grego "korintianizomai", (agir como um coríntio) adquiriu o sentido de "cometer fornicação". Havia tavernas na parte sul do mercado, e muitos utensílios usados para bebidas alcoólicas foram recuperados quando tais bases foram escavadas. Corinto era notória por tudo que era pecaminoso. Paulo então adverte os coríntios a não praticarem tais abominações, que eram comuns no seu meio. Não podemos esquecer que Paulo fora instruído por Gamaliel. Ele era judeu e romano ao mesmo tempo. Suas palavras expressam seu conhecimento e domínio das línguas faladas nesses lugares. Em Paulo, não vemos nenhum temor de chamar o povo a um novo estilo de vida. Que estilo de vida estamos  você e eu vivendo?

REFERÊNCIA: I Corintios  5-7

Fonte: Portal da Bíblia
Fiz juízo e justiça; não me entregues aos meus opressores.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

O meu corpo se arrepiou com temor de ti, e temi os teus juízos.
Tu tiraste da terra todos os ímpios, como a escória, por isso amo os teus testemunhos.

A IGREJA EM CORINTO

A cidade de Corinto ficava localizada no estreito entre os mares Egeu e Adriático. Era uma cidade portuária e um rico centro comercial.
Navios que quisessem evitar a perigosa viagem de contorno da parte meridional da península grega eram arrastados ao longo do istmo.
Ostentava  um teatro ao ar livre com capacidade para 20.000 espectadores. Por isso convivia com os problemas de uma cidade portuária. É muito comum ouvirmos falar do porto de Santos e também da praça Mauá, no Rio de Janeiro. As cidades portuárias convivem com muitos povos que vem de outros lugares, e trazem consigo a cultura deles, o que acaba influenciando a cultura local. Paulo encontrou uma igreja acostumada a conviver com essa mistura de povos e culturas diversas. Deus ainda não era conhecido por eles. Apenas os deuses deles lhes eram familiares. Você conhece o verdadeiro Deus? Você vai deleitar-se com a leitura dessas duas cartas de Paulo.

REFERÊNCIA: I Corintios  1-4

Fonte: Portal da Bíblia
Tu tens pisado aos pés todos os que se desviam dos teus estatutos, pois o engano deles é falsidade.

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Sustenta-me, e serei salvo, e de contínuo terei respeito aos teus estatutos.
Sustenta-me conforme a tua palavra, para que viva, e não me deixes envergonhado da minha esperança.

COMO VOCE VE OS OUTROS CRENTES ?

Há um texto bíblico que diz: Mateus 7:1 Não julgueis, para que não sejais julgados. Mas somos implacáveis nos nossos julgamentos, achando-nos na condição de juiz de todos. Se um irmão usa determinada roupa, dizemos que não é crente porque usa a tal roupa. Se usa um corte de cabelo, dizemos que contradiz a doutrina pelo corte de cabelo. Deus nos vê de forma diferente. Considera-nos todos iguais, pois nos fez assim, deus Seu filho pra morrer por todos. Nossos olhos são as janelas da alma. Podem mostrar o que realmente somos. Aprendi que tudo que tenho de fazer é imitar a Cristo. Cristo não julgou a ninguém, apenas mostrou como viver reto e fiel nesta vida. E cada qual se enquadre nas Suas verdades. Eu e você podemos ser melhores se imitarmos a Jesus Cristo.

REFERÊNCIA: Romanos  14-16

Fonte: Portal da Bíblia
Apartai-vos de mim, malfeitores, pois guardarei os mandamentos do meu Deus.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Tu és o meu refúgio e o meu escudo; espero na tua palavra.
Odeio os pensamentos vãos, mas amo a tua lei.

NOVIDADE DE VIDA

Quando pensamos em algo novo é porque pressupomos haver algo velho.
E, quando o velho já não mais atende nossas perspectivas ou necessidades, precisamos de algo novo e melhor. Buscar o novo significa abstenção do velho, abrir mão dele em função do novo.
No passado éramos pecadores e agora, somos filhos da obediência. No passado eram oferecidos sacrifícios de animais para propiciação pelos nossos pecados. No novo modelo apresentamos nossos corpos como sacrifício vivo, isto é, martirizamos nosso corpo de algumas necessidades, sejam alimentares, sejam de prazeres, ou mesmo a glória pessoal. Apresentar um sacrifício vivo é ainda nos oferecermos enquanto temos vida em nós, mesmo que esta vida seja a que vem de Jesus Cristo.

REFERÊNCIA: Romanos  11-13

Fonte: Portal da Bíblia
Inclinei o meu coração a guardar os teus estatutos, para sempre, até ao fim.

domingo, 4 de dezembro de 2011

Os teus testemunhos tenho eu tomado por herança para sempre, pois são o gozo do meu coração.
Os ímpios me armaram laço; contudo não me desviei dos teus preceitos.

O PENDOR DO ESPIRITO

No inicio dos anos 80 eu concluía o meu curso de economia. Eu me sentia todo cheio de orgulho por haver findado um curso de nível superior. Sabia-se que naqueles tempos que os presidentes conheciam de economia, bem como os principais banqueiros. Mas o que mais me chamou a atenção no curso foi saber que existe uma "propensão" em todos nós. Propensão para consumir, para poupar, para produzir. Ficava intrigado com aquilo, até que um dos professores me informou que propensão é algo que todos temos, uns mais que outros, e é o que nos move para tudo. Paulo parecia entender dessas coisas a que ele chamou de "pendor", queda, no sentido de força em direção a tal questão. Temos propensão espiritual fundamentada na pessoa de Jesus Cristo. Quando ela é forte em nossa vida, tudo é melhor se somos guiados por Ele.

REFERÊNCIA: Romanos  5-7

Fonte: Portal da Bíblia
A minha alma está de contínuo nas minhas mãos; todavia não me esqueço da tua lei.

sábado, 3 de dezembro de 2011

Aceita, eu te rogo, as oferendas voluntárias da minha boca, ó SENHOR; ensina-me os teus juízos.
Estou aflitíssimo; vivifica-me, ó SENHOR, segundo a tua palavra.

SANTIFICAÇÃO E SEPARAÇÃO

Não faz tempo, falava com um ancião sobre os aspectos legais da justiça. Então discorremos sobre a justiça de Deus. Aquele ancião me  disse que os Santos são os separados para um fim diante do Criador. Como assim separados? Indaguei: Disse-me aquele homem: As pessoas estão no mundo mas não são do mundo. Aqui estão mas com um propósito todo especial diante de Deus. Exemplificou dizendo que os médicos são pessoas comuns, mas com dons suficientes para atenderem aos doentes. Foram separados para aquele oficio. De igual modo, os pastores, os bispos e diáconos. Ele me ajudou a entender os aspectos práticos da santificação. Ser santo não é não sofrer, é sofre e suportar o sofrimento em nome de Jesus.

REFERÊNCIA: Romanos  5-7

Fonte: Portal da Bíblia
Jurei, e o cumprirei, que guardarei os teus justos juízos.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho.
Pelos teus mandamentos alcancei entendimento; por isso odeio todo falso caminho.

JUSTIÇA PELA FÉ

Paulo escreveu a epístola aos Romanos por volta de 56 d.C., e não havia ainda estado em Roma, mas vinha pregando o evangelho desde sua conversão em 35 d.C. Durante dez anos anteriores havia fundado várias igrejas através de todo o mundo mediterrâneo. Romano é, comumente, considerada a maior exposição da doutrina crista em qualquer parte das Escrituras. Está repleta de grandes temas da redenção: a culpa de toda a humanidade, nossa incapacidade de merecer favores de Deus, a morte redentora de Cristo e o livre dom da salvação para ser recebido apenas pela fé. É neste espírito que vamos iniciar a leitura do livro aos Romanos. Que Deus esteja com você e comigo nesta caminhada.

REFERÊNCIA: Romanos  1-4

Fonte: Portal da Bíblia
Oh! quão doces são as tuas palavras ao meu paladar, mais doces do que o mel à minha boca.