terça-feira, 11 de outubro de 2011

Atenção às saídas de emergência

Seja sincero: quantas vezes você esteve em um avião sem prestar atenção às orientações da comissária de bordo sobre os procedimentos de emergência? Normalmente as pessoas se 'desligam', lêem um livro ou escolhem uma posição confortável para olhar pela janela enquanto a moça fala. Mas acredito que em dias que se seguem aos grandes acidentes, a atenção que ela tem é total. Ninguém pigarreia, ou pensa em ir ao banheiro. Todas as crianças ficam quietinhas. Os adultos elaboram planos sobre como chegar mais rápido àquela saída.

Com o passar do tempo, a desatenção volta a reinar. A comissária revira os olhos e nota, triste, que ninguém mais se preocupa tanto.
Os passageiros não olham para cima para ver por onde as máscaras de oxigênio caem. Ou pior: nem se dão o trabalho de se virar para acompanhar o trajeto até as saídas de emergência.

As companhias aéreas poderiam usar meios mais drásticos. Pegar uma boneca embebida em gasolina e atear fogo. Talvez usar as telas internas do vôo para exibir imagens de pessoas desesperadas engalfinhando-se para descer de um avião em chamas. Ou ainda poderiam colocar a tripulação para marchar entre os corredores puxando os jornais e revistas, exigindo que os passageiros ouvissem se quisessem sobreviver a esse inferno voador.

A vontade da aeromoça é de gritar: "é melhor vocês todos ouvirem.
Basta um pequeno contratempo para este avião se tornar um mausoléu  em chamas. O que estamos dizendo pode salvar sua vida!"

Obviamente, a comissária perderia o emprego. Mas estaria nos fazendo um favor. O amor adverte a pessoa amada.

O livro de Miquéias é uma advertência. O profeta de Deus adverte sobre o terrível juízo que aguarda a todo aquele que ignora o que Deus diz: "Esteja preparado", ele roga, e então explica como podemos nos preparar.

Eu me pergunto se ele percebeu o mesmo que a aeromoça. A maioria das pessoas não ouve as advertências. Sejamos a exceção.

REFERÊNCIA:   Miquéias 1-4


Fonte: Portal da Bíblia 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou até mesmo sugestão para novas reflexões.