terça-feira, 20 de setembro de 2011

OS DEZ ELEMENTOS APROPRIADOS NA OBRA DE GANHAR ALMAS


            De fato não há nada mais precioso para o Senhor Deus que uma alma, e se de fato dizemos amar a Deus e professamos que somos servos do Senhor, devemos nos aprimorar, nos capacitar a ganhar almas para nosso Senhor Deus que certamente ELE se alegrará muito conosco e principalmente pelas vidas que a ELE estão sendo levadas, isto tem como base a própria Palavra de Deus: 

Provérbios 11:30
30 - O fruto do justo é árvore de vida, e o que ganha almas é sábio.

            Nosso estudo contemplará dez elementos apropriados na obra de ganhar almas a luz das escrituras.
            Que o Senhor te ilumine e te dê o discernimento segundo o SEU ESPIRÍTO.

OS DEZ ELEMENTOS APROPRIADOS NA OBRA DE GANHAR ALMAS
A -      TATO – habilidade de fazer e dizer a coisa certa no lugar e no momento certos.

João 4:7-34 – Mulher Samaritana   ; João 8:1-11 – A Mulher Adúltera

Atos 8:28-39
28 - Regressava e, assentado no seu carro, lia o profeta Isaías.
29 - E disse o Espírito a Filipe: Chega-te, e ajunta-te a esse carro.
30 - E, correndo Filipe, ouviu que lia o profeta Isaías, e disse: Entendes tu o que lês?
31 - E ele disse: Como poderei entender, se alguém não me ensinar? E rogou a Filipe que subisse e com ele se assentasse.
32 - E o lugar da Escritura que lia era este: Foi levado como a ovelha para o matadouro; e, como está mudo o cordeiro diante do que o tosquia, Assim não abriu a sua boca.
33 - Na sua humilhação foi tirado o seu julgamento; E quem contará a sua geração? Porque a sua vida é tirada da terra.
34 - E, respondendo o eunuco a Filipe, disse: Rogo-te, de quem diz isto o profeta? De si mesmo, ou de algum outro?
35 - Então Filipe, abrindo a sua boca, e começando nesta Escritura, lhe anunciou a Jesus.
36 - E, indo eles caminhando, chegaram ao pé de alguma água, e disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que eu seja batizado?
37 - E disse Filipe: É lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus.
38 - E mandou parar o carro, e desceram ambos à água, tanto Filipe como o eunuco, e o batizou.
39 - E, quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou a Filipe, e não o viu mais o eunuco; e, jubiloso, continuou o seu caminho.

B -      CONTATO – aproximação adequada.

João 4:7-34 – Mulher Samaritana

Atos 8:30
30 - E, correndo Filipe, ouviu que lia o profeta Isaías, e disse: Entendes tu o que lês?

C -      CONHECIMENTO – clara compreensão da Palavra de Deus e de como usá-la.

II Timóteo 2:15
15 - Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.

II Timóteo 3:15-17
15 - E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus.
16 - Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;
17 - Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.

Manejar bem, ordenar. Significa não somente dar o significado correto, mas também a verdadeira aplicação a cada tipo de pessoa e período de tempo. A verdade deve ser dividida dispensacional, profética e historicamente e relacionada às classes de pessoas e assunto. O princípio fundamental da interpretação é retirar das próprias Escrituras o significado preciso que os autores procuraram escrever. Devemos aplicar os mesmos princípios e regras gramaticais à Bíblia, e utilizar o bom-senso e a razão com ela assim como com outros livros. Deve-se tomar a Bíblia como literal, sempre que possível, como fazemos com outros livros. Quando a linguagem não pode ser tomada literalmente, nós sabemos que seu sentido é figurado. Nesse caso, devemos buscar a verdade literal embutida na linguagem figurada.

DISPENSACIONAL: O dispensacionalismo é uma doutrina teológica e escatológica cristã que afirma que a segunda vinda de Jesus Cristo será um acontecimento no mundo físico, envolvendo o arrebatamento e um período de sete anos de tribulação, após o qual ocorrerá a batalha do Armagedon e o estabelecimento do reino de Deus na Terra.
A palavra "dispensação" deriva-se de um termo latino que significa "administração" ou "gerência", e se refere ao método divino de lidar com a humanidade e de administrar a verdade em diferentes períodos de tempo.

PROFÉTICA: A Profecia é um relato, muitas vezes com conotação religiosa, no qual se prevê acontecimentos futuros. A previsão profética pode surgir por visões, sonhos ou até mesmo encontros com um ser sobrenatural, sendo muitas vezes considerados como mensagens divinas. Aqueles que obtêm as revelações são, muitas vezes, chamados de profetas.

HISTÓRICA: A História é a ciência que estuda o Homem e sua ação no tempo e no espaço, concomitante à análise de processos e eventos ocorridos no passado. Por metonímia, o conjunto destes processos e eventos..

D -     FÉ – total convicção acerca de Deus, de Sua Palavra e dos resultados do evangelho.
Mateus 13:3-23 – Parábola do Semeador

Isaías 55:10-11
10 - Porque, assim como desce a chuva e a neve dos céus, e para lá não tornam, mas regam a terra, e a fazem produzir, e brotar, e dar semente ao semeador, e pão ao que come,
11 - Assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei.

Hebreus 11:6
6 - Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.

E -      AMOR E COMPAIXÃO – devoção e misericórdia para com as almas perdidas.

Mateus 9:36
36 - E, vendo as multidões, teve grande compaixão delas, porque andavam cansadas e desgarradas, como ovelhas que não têm pastor.

Aqui vemos a característica de Deus e de Cristo, que também deveria ser a de cada crente. Compaixão é aquela atração e agitação do intimo do ser ao ver qualquer sinal de maus-tratos ou miséria. Ela causa uma revolução dentro do mais íntimo do ser para que se tome uma atitude a fim de trazer libertação de miséria e sofrimento tão injustos e desumanos.

Lucas 19:10
10 - Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.

F -       ZELO – anseio por ganhar almas.

Salmos 69:9
9 - Pois o zelo da tua casa me devorou, e as afrontas dos que te afrontam caíram sobre mim

João 2:17
17 - E os seus discípulos lembraram-se do que está escrito: O zelo da tua casa me devorará.

O que lemos no texto significa que todos os outros desejos são absorvidos pelo desejo de promover a glória de Deus e a glória de seu templo.

Romanos 9:1-2
1 - EM Cristo digo a verdade, não minto (dando-me testemunho a minha consciência no Espírito Santo):
2 - Que tenho grande tristeza e contínua dor no meu coração.

O que lemos neste texto Paulo prova que a graça de Deus alcança tanto Judeus como os gentios que crêem. Ele trata dos Judeus e mostra por que eles foram rejeitados e cortados por Deus e por que e como os gentios foram chamados eleitos para participar dos benefícios do evangelho, Paulo chegava a sentir tristeza e angústias permanentes pelas almas.

G -     PACIÊNCIA – autocontrole, calma, paciência, perseverança, contenção.

Gálatas 5:22-23
22 - Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.
23 - Contra estas coisas não há lei.

Sabemos que não há possibilidade algumas de se ganhar almas para Cristo sem que antes desenvolvamos os frutos do Espírito citados pelo apóstolo Paulo aos Gálatas.
1.      AMOR                        -           no Grego ágape, que é uma fonte ardente, tenra e apaixonada devoção ao bem estar de alguém;
2.      GOZO                         -           no Grego chara, a excitação emocional, alegria e prazer por causa das bênçãos recebidas ou esperadas para si mesmo e para os outros;
3.      PAZ                             -           no Grego eirene, o estado de quietude, descanso, repouso, harmonia, ordem e segurança no meio de contenda, lutas e tentações;
4.      LOGANIMIDADE         -           no Grego makrothumia, resistência paciente, suportar ofensas, injúrias e provocações de outros sem murmurar, replicar ou se ressentir;
5.      BENIGNIDADE                        -           no Grego chrestotes, uma disposição a ser gentil, temperado, culto e refinado em caráter e conduta;
6.      BONDADE                  -           no Grego agathosune, o estado de ser bom, virtuoso, benevolente, generoso, e semelhante a Deus em vidad e conduta;
7.                                     -           no Grego pistis, o princípio vivo, divinamente implantado, adquirido e criado da confiança, certeza e segurança internas e de todo o coração em Deus e no que ele diz;
8.      MANSIDÃO                 -           no Grego praotes, a disposição de ser gentil, manso, indulgente, mesmo balanceado em temperamentos e paixões, e paciente ao sofrer injúrias sem ter um espírito de vingança;
9.      TEMPENRANÇA          -           no Grego enkrateia, autocontrole, uma moderação na indulgência dos apetites e paixões.

H -     FIDELIDADE – fiel ao dever, chamado, votos e obrigações.

Lucas 16:10-12
10 - Quem é fiel no mínimo, também é fiel no muito; quem é injusto no mínimo, também é injusto no muito.
11 - Pois, se nas riquezas injustas não fostes fiéis, quem vos confiará as verdadeiras?
12 - E, se no alheio não fostes fiéis, quem vos dará o que é vosso?

A pessoa deve se manter fiel no pouco, assim como no muito, se quiser ser recebida na vida eterna. Se não foi fiel nas riquezas, que tentam o homem ao pecado, então as verdadeiras riquezas não poderão lhe ser confiadas. Se não foi fiel sobre aquilo que pertencia a outro, não será recompensada pela fidelidade. Não se pode servir a dois senhores ao mesmo tempo. Se alguém não é infiel, não tem a satisfação e a alegria que só quem é fiel conhece.

I Corintios 4:1-2
1 - QUE os homens nos considerem como ministros de Cristo, e despenseiros dos mistérios de Deus.
2 - Além disso, requer-se dos despenseiros que cada um se ache fiel.

I Pedro 3:10-11
10 - Porque Quem quer amar a vida, E ver os dias bons, Refreie a sua língua do mal, E os seus lábios não falem engano.
11 - Aparte-se do mal, e faça o bem; Busque a paz, e siga-a.

I -        APRECIAÇÃO – bastante consciente e sensível ao valor das almas perdidas.

Marcos 8:32-38
32 - E dizia abertamente estas palavras. E Pedro o tomou à parte, e começou a repreendê-lo.
33 - Mas ele, virando-se, e olhando para os seus discípulos, repreendeu a Pedro, dizendo: Retira-te de diante de mim, Satanás; porque não compreendes as coisas que são de Deus, mas as que são dos homens.
34 - E chamando a si a multidão, com os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me.
35 - Porque qualquer que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, mas, qualquer que perder a sua vida por amor de mim e do evangelho, esse a salvará.
36 - Pois, que aproveitaria ao homem ganhar todo o mundo e perder a sua alma?
37 - Ou, que daria o homem pelo resgate da sua alma?
38 - Porquanto, qualquer que, entre esta geração adúltera e pecadora, se envergonhar de mim e das minhas palavras, também o Filho do homem se envergonhará dele, quando vier na glória de seu Pai, com os santos anjos.

            O texto deixa claro nesta passagem o quanto é importante uma alma, muito mais que o mundo inteiro.

J -       RESPONSABILIDADE – bastante consciente e sensível ao valor das almas perdidas.

Marcos 16:15
15 - E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.
Lucas 24:47
47 - E em seu nome se pregasse o arrependimento e a remissão dos pecados, em todas as nações, começando por Jerusalém.
Atos 1:8
8 - Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.

            O texto de Marcos traz o mandamento, ou melhor, a responsabilidade que todo crente têm para com Deus, pregar o evangelhos (as boas novas) a toda criatura.
            Em Lucas temos a Doutrina do Arrependimento para remissão de pecados.
            Em Atos cumpre-se a Palavra do Senhor onde Ele mesmo comissiona os eleitos a levaram a Palavra de salvação, porém Ele lhes dá poder para isso.

            Amados temos a responsabilidade diante de Deus de uma vez salvos sermos servos do Senhor no trabalho de resgate das almas.

Filipenses 2:12-16
12 - De sorte que, meus amados, assim como sempre obedecestes, não só na minha presença, mas muito mais agora na minha ausência, assim também operai a vossa salvação com temor e tremor;
13 - Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade.
14 - Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas;
15 - Para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis, no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo;
16 - Retendo a palavra da vida, para que no dia de Cristo possa gloriar-me de não ter corrido nem trabalhado em vão.

            O Senhor como diz a Palavra em Filipenses “é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar” amados tudo vem de Deus basta apenas que sejamos obedientes ao Senhor e a sua glória se manifestará através de nossas vidas.

            Deus abençoe abundantemente e até nosso próximo estudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou até mesmo sugestão para novas reflexões.