domingo, 24 de julho de 2011

ESTUDO BÍBLICO - O obreiro Cristão VIII Parte

Nas lições anteriores aprendemos que todo crente é revestido de autoridade, que todo aquele que crê é apto para trabalhar na obra do Senhor, enfim foram 37 páginas de estudo deixando bem claro que todos podem e devem fazer a obra de Deus, e que o próprio Deus dá condições sejam elas físicas ou espirituais para que estes realizem a vontade de Deus.
Trabalhar na obra de Deus certamente para aquele que crê é sua maior alegria, o verdadeiro cristão não só anseia por servir a Deus como se sente recompensado pelo Pai quando se torna Vaso de Valor.
Podemos exemplificar a importância do trabalho cristão:

1.      Trabalho Pessoal: Jo 1.36-51; 3.1-13; 4:10:13; At 8:26-40; 9:17; 13:6-13
2.      Trabalho de reunião em casa: Mt 8:14-18; Mc 2:1-12; At 2:42-47; 5:42; 10:23-48
3.      Trabalho de Reunião de oração: At 3:1; 4:23-31; 12:5-19; 20:20; 28:30
4.      Trabalho em prisões: At 16:25-35
5.      Trabalho de escola bíblica: At 19:9-10; 2Rs 6
6.      Trabalho de ensino pregação e cura: Mt 4:23-25; 10:1-20; Lc 10:1-17; At 2:16-47; 3:1-11; 5:12-16; 6:8; 8:5-9; 9:32; 10:1-21
7.      Trabalho de rua: Mt 5:1; 24:3; At 16,12,13; 17:22
8.      Trabalho pastoral, missionário e evangelístico: Mt 16:15-20; At 13:1-5; Ef 4:11-16; 1 Tm 3:5; 4:16
O trabalho pessoal deve ser feito diariamente. Ele atinge todas as classes: um irmão; governantes; excluídos; cristãos; empresários; viajantes. Pecadores, ou seja, todos os homens.
Todo cristão realiza o trabalho de Deus, pois este é vocacionado para isto, no entanto é importante que saibamos os “nãos” para os obreiros cristãos:
1.      Não esperar por impressões (II Timóteo 4:2 - Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina.)
2.      Não discutir (Mateus 7:6 - Não deis aos cães as coisas santas, nem deiteis aos porcos as vossas pérolas, não aconteça que as pisem com os pés e, voltando-se, vos despedacem.) Aqui o texto deixa claro que não devemos forçar a verdade aos rebeldes que a rejeitam, nem dar coisas espiritualmente preciosas para os levianos. A palavra “cães” figurativamente usada para nove classes:
1.      Homossexuais
2.      Qualquer um desprezado
3.      Poderes Satânicos
4.      Homens perversos
5.      Falsos profetas
6.      Pessoas enganosas
7.      Tolos
8.      Gentios
9.      Apóstatas
3.      Nem sempre tentar provar a verdade ou as coisas espirituais (Isaías 55:10-11 - Porque, assim como desce a chuva e a neve dos céus, e para lá não tornam, mas regam a terra, e a fazem produzir, e brotar, e dar semente ao semeador, e pão ao que come, 11 - Assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei.). A Palavra de Deus, como a chuva e a neve que regam a terra e a levam a produzir frutos, também será semeada no coração dos homens e produzirá frutos no mundo moral. Como a chuva e a neve caem sobre vários tipos de solo, assim acontece com a Palavra de Deus. Como a chuva e a neve, ela terá o seu bom efeito no reino eterno do Messias, quando o conhecimento do Senhor cobrir a terra. Portanto, o cumprimento final desta passagem bíblica será no futuro; há somente um cumprimento parcial na pregação do evangelho.
4.      Nem sempre tentar explicar as coisas espirituais (I Corintios 2:14 - Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.). Este texto deixa claro os dois tipos de homens:
1.      Homem Natural no Gr. psuchikos. Este é o homem que vive sob o domínio das paixões carnais, a parte sensual e depravada do homem em oposição à parte racional. Ele é o homem animal em oposição ao homem espiritual. Não percebe os valores espirituais e não têm inclinação para eles. Para ele, a maior sabedoria está em viver para este mundo e para os prazeres carnais; as coisas espirituais são tolice. Não pode ver a suprema excelência dessas coisas por causa de suas concupiscências animais e por estar espiritualmente morto.
2.      Homem Espiritual no Gr. pneumatikos. Este é o homem que vive sob o domínio do Espírito Santo e observa as coisas do Espírito. Ele tem a mente de Cristo e discerne e aprecia as coisas espirituais acima dos prazeres físicos. Ele é uma nova criatura e ressuscitou dos mortos em suas transgressões e pecados. As vis paixões animais foram crucificadas e deixadas.
5.      Não ter o hábito de contar as próprias experiências – Mostrar a Palavra de Deus a quem busca ao Senhor (II Timóteo 4:2 - Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina.)
6.      Não se exaltar, colocando-se acima do pecador (I Corintios 9:19-23 19 - Porque, sendo livre para com todos, fiz-me servo de todos para ganhar ainda mais. 20 - E fiz-me como judeu para os judeus, para ganhar os judeus; para os que estão debaixo da lei, como se estivesse debaixo da lei, para ganhar os que estão debaixo da lei. 21 - Para os que estão sem lei, como se estivesse sem lei (não estando sem lei para com Deus, mas debaixo da lei de Cristo), para ganhar os que estão sem lei. 22 - Fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns. 23 - E eu faço isto por causa do evangelho, para ser também participante dele.). Aqui no texto Paulo deixa claro que vive livre de todas as obrigações para com os homens, mas serve a cada homem como seu servo pessoal, fazendo isto para ganhá-lo. Ao contrário de se afastar dos pecadores Paulo diz viver entre eles para ganhá-los. O apóstolo ainda esclarece que não levou aqueles que hesitam e são fracos na fé a tropeçar por fazer coisas que violassem a sua fraca consciência, outrora fez tudo que estava a seu alcance para ser como aqueles que tentava ganhar, exceto participar do pecado com eles.
7.      Não usar excessivamente o pronome “eu” – exaltar a Cristo (João 16:13-16 13 - Mas, quando vier aquele, o Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir. 14 - Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar. 15 - Tudo quanto o Pai tem é meu; por isso vos disse que há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar. 16 - Um pouco, e não me vereis; e outra vez um pouco, e ver-me-eis; porquanto vou para o Pai.).
8.      Não citar as Escrituras para ouvir dizer; estar pronto para apresentar a Bíblia (Romanos 3:4 - De maneira nenhuma; sempre seja Deus verdadeiro, e todo o homem mentiroso; como está escrito: Para que sejas justificado em tuas palavras, E venças quando fores julgado.)
9.      Não “passar por cima” dos versículos bíblicos; enfatizar o que for necessário (II Corintios 13:1 - É ESTA a terceira vez que vou ter convosco. Por boca de duas ou três testemunhas será confirmada toda a palavra.). Isto expressa a lei de interpretação das Escrituras. Toda doutrina deve ser confirmada por, pelo menos, dois ou três versículos bíblicos para que seja aceita como verdade, e obrigatória para os cristãos.
10.  Não levantar objeções desnecessárias; os pecadores farão o mesmo (II Timóteo 2:15 - Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.). Objeção: O que se opõe a uma proposição, a uma afirmação, a um pedido.
Obstáculo, dificuldade, óbice, contestação, contradita, oposição, refutação.
11.  Não condenar pecadores já estão condenados (João 3:16-21 16 - Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.17 - Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. 18 - Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. 19 - E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más. 20 - Porque todo aquele que faz o mal odeia a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas. 21 - Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus.)
12.  Não insistir em que se vá ao altar ou a algum lugar especial de oração; insistir em uma entrega imediata (II Corintios 6:2 - (Porque diz: Ouvi-te em tempo aceitável E socorri-te no dia da salvação; Eis aqui agora o tempo aceitável, eis aqui agora o dia da salvação).
13.  Não insistir nos hábitos de um pecador (II Corintios 5:17 - Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.). Portanto, diante do fato de que não conhecemos homem algum segundo a carne, nem mesmo Cristo, em vão o homem professa um relacionamento com Cristo de acordo com a carne, ao mesmo tempo em que não tem o coração e á vida transformados e está morto em suas transgressões e pecados.
14.  Não dar muitas opiniões (Mateus 10:16 - Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos; portanto, sede prudentes como as serpentes e inofensivos como as pombas.).Aqui o texto deixa claro a alegoria para os legisladores gananciosos, hipócritas e falsos profetas. Serpentes nunca se expõem para atacar as pombas nunca provocam os inimigos. Os antigos consideravam as serpentes como exemplo de astúcia e sabedoria.

Os “nãos” para os obreiros cristãos é um aprofundamento do que não se deve fazer, continuaremos na próxima semana esta seqüência.  A PAZ DO SENHOR !

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou até mesmo sugestão para novas reflexões.