domingo, 17 de julho de 2011

ESTUDO BÍBLICO - O obreiro Cristão VII Parte

Hebreus 4:12

12 - Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.

Comentário do Texto

Sem dúvida o texto de Hebreus 4:12 é uma das mais belas passagens bíblicas e neste estudo vamos na direção do Espírito Santo, entender, discernir e principalmente permitir que esta palavra penetre e divida e faça o que lhe apraz em nossas vidas.
A Bíblia é chamada por diversos nomes em todo seu conteúdo: A Escritura; As Escrituras; As Promessas; As Palavras de Deus; Palavras de Vida; A Lei de Moisés; os Profetas e os Salmos; A Lei do Senhor; A Lei e os Profetas; O Livro do Senhor; A Palavra de Deus; A Espada do Espírito; O Antigo e Novo Testamento; A Primeira e Segunda Aliança; A Palavra de Cristo; A Palavra de Vida; A Escritura da Verdade; A Palavra da Verdade; O Evangelho de Cristo; A Palavra de Fé; A Palavra do Senhor; A Palavra de Justiça.
Sabido alguns nomes pelo qual a própria Bíblia cita dela mesma vejamos sete fatos sobre a Palavra de Deus.
1.      No Gr. zao que significa, viver, estar cheio de vigor, ser forte, poderoso, ativo. Também traduzido como viva; e viver e estar vivo.
2.      No Gr. energes que significa eficaz.
3.      No Gr. tomoteros que significa mais afiada.
4.      Penetrante até fazer a divisão da alma e espírito.
5.      Divide as juntas e medulas.
6.      Discerne os pensamentos.
7.      Discerne as intenções do coração.
A Palavra de Deus ou Bíblia também traz vários símbolos que a representam:
1.      Um martelo para condenar (Jeremias 23:29) – Como um martelo, que desperta e fortalece a vida e a consciência, esmagando todo o mal que está dentro do coração.
2.      Um fogo para refinar (Jeremias 23:29) – Como o fogo, um grande purificador que destrói o que é falso e deixa somente o metal genuíno.
3.      Um espelho para refletir (Tiago 1:23) – Como um espelho ele vê suas manchas e imperfeições e é movido pelo o que vê. À medida que vê suas deformidades, manchas e feiúra, tenta fazer algo para melhorá-las. Mas, ao se afastar do espelho, esquece suas imperfeições, e elas não incomodam mais. Assim acontece com a Bíblia. Á medida que alguém a estuda tem uma visão real de si mesmo, e constantemente procura melhorar e se conformar aos ensinamentos dela. Se ele se afasta da Bíblia, logo se esquece de sua verdadeira condição, que tipo de homem é.
4.      Semente para multiplicar (1 Pedro 1:23) – O novo nascimento só ocorre através do Espírito Santo e da Palavra de Deus.
5.      Uma lavagem para purificar (Efésios 5:26) – Através da lavagem feita pela palavra somos separados ou consagrados.
6.      Uma lâmpada para guiar (Salmos 119:105) – Só a palavra pode nos guiar pelo caminho, só ela é capaz de iluminar nossos passos para alcançarmos a salvação em Cristo Jesus.
7.      Chuva e Neve para refrescar (Isaías 55:10) – A palavra é como a chuva e a neve que regam a terra para que esta produza.
8.      Uma espada para cortar (Hebreu 4:12; Efésios 6:17) – O Espírito sempre age em harmonia com a Palavra escrita de Deus. Ela deve ser citada em tempo de tentação e irá destruir as ciladas do inimigo.
9.      Um arco para vingança (Habacuque 3:09) – Como o arco lança a flecha assim a palavra poder para fazer o que apraz.
10.  Ouro para enriquecer (Salmos 19:7-10) – Como ouro enriquece aquele que o possui, o conhecimento da Palavra traz bênçãos aquele que nela medida.
11.  Poder para criar a fé (Romanos 10:17) e vida eterna (1 Pedro 1:23) – Somente quem ouve a palavra de Deus tem em si a força do Criador para criar fé e pela fé gerada através da Palavra a vida eterna.
12.  Comida para alimentar:
a.      Leite para os bebês (1 Pedro 2:02) – Sendo recém nascidos em Cristo devemos tomar o puro leite da Palavra de Deus, as puras doutrinas do evangelho, como registrado na nova aliança.
b.      Pão para os famintos (Matheus 4:04) – O homem não vive só do alimento material, mas do alimento espiritual, através da Palavra de Deus.
c.       Carne para os homens (Hebreus 5:11-14) – Só se alimenta de carne aqueles que já tenham aprendido os princípios da verdade.
d.      Mel para sobremesa (Salmos 19:10) – Aquele que medida na Palavra de Deus, cresce ao ponto de saborear o doce sabor mais desejável que ouro.
Essa é a única Palavra eficaz que penetra através do corpo e abrindo até as mais íntimas divisões da alma (sentimentos, paixões, desejos, apetites) e mente (pensamentos e intenções do ser interior).
O homem/mulher que não medita na Palavra, que não procura ouvir os mensageiros da Palavra não permite o agir de Deus em sua vida, Deus não age sem a nossa permissão Deus nos deu o livre arbítrio, a partir de agora leia, ouça e pratique a Palavra de Deus e Ele vai agir no natural e no sobrenatural e você certamente se tornará uma nova criatura, pois esta espada vai penetrar e dividir tudo, alma, corpo e espírito e nessa cisão vão ficar aparente tudo o que não presta tudo que estava oculto, tudo que fazia sua alma e seu espírito perecer e por conseqüência sua vida material e tudo se fará novo num processo que começa no Espiritual, curando a alma e por conseqüência o corpo fazendo de todo aquele que ouve e pratica suas Palavras uma nova criatura, vivendo o gozo desde agora até a eternidade amém.

Mateus 7:24 - Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; 25 - E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou até mesmo sugestão para novas reflexões.