domingo, 10 de julho de 2011

ESTUDO BÍBLICO - O obreiro Cristão VI Parte


II Timóteo 2:15

15 - Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.

II Timóteo 4:2

2 - Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina.

Comentário do Texto

O texto de II Timóteo inicia dizendo que devemos nos apresentar a Deus aprovado.
Para começar a compreender o que é se apresentar aprovado leia os textos a seguir:
Romanos 14:17-18
17 - Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo. 18 - Porque quem nisto serve a Cristo agradável é a Deus e aceito aos homens.
Em Romanos 14:17-18 temos algumas coisas que devemos ter para se apresentar aprovado. O texto diz que o reino de Deus é Justiça, Paz e Alegria no Espírito Santo, qualquer um que têm estas três coisas tem três outras grandes bênçãos:
1.      É um servo de Cristo; (v.18)
2.      É ser agradável a Deus; (v.18)
3.      É aceito aos homens; (v.18)
I Coríntios 11:19
19 - E até importa que haja entre vós heresias, para que os que são sinceros se manifestem entre vós.
No texto de I Coríntios 11:19 temos uma referência a heresia, a palavra em si não tem um sentido pejorativo. Simplesmente se refere a uma visão doutrinária ou crença em dissonância com os dogmas e princípios aceitos e reconhecidos por um determinado sistema, igreja ou partido. A palavra herege é usada uma vez nas Escrituras em Tito 3:10 com o sentido de alguém que sustenta uma heresia, um dissidente. Passa a ter um sentido negativo quando a doutrina correta é rejeitada e a falácia é aceita e ensinada em detrimento da verdade. Se a doutrina for falha e alguém divergir do grupo que sustenta a falácia, então ele é um herege no bom sentido do termo.
A palavra significa uma seita ou um partido, seja bom ou ruim, distintos de todas as outras seitas e partidos. Era aplicada a diferentes seitas de filósofos pagãos.
A igreja de Roma faz uso do termo apenas no sentido negativo, aplicando-o a todos os que não seguem os seus muitos dogmas e rituais que foram sendo acrescentados ao longo de muitos séculos aos ensinos puros da fé cristã. Para eles, um herege é alguém que não é papista e, por causa disso, está fora da religião cristã.
A maior parte das denominações faz uso do termo neste mesmo sentido, para classificar todo aquele que não considera a doutrina sob o mesmo prisma que eles.
Os verdadeiros cristãos o aplicam para todas as falsas religiões que não aceitam as verdadeiras doutrinas cristãs. Os judeus chamam os cristãos de seita e os cristãos chamavam os fariseus e saduceus e outros grupos de seitas. Todo desvio da verdade é uma heresia.
II Coríntios 10:18
18 - Porque não é aprovado quem a si mesmo se louva, mas, sim, aquele a quem o Senhor louva.
II Coríntios 13:7
7 - Ora, eu rogo a Deus que não façais mal algum, não para que sejamos achados aprovados, mas para que vós façais o bem, embora nós sejamos como reprovados.
Os dois últimos textos nos ensinam que literalmente aquele se acha que é alguma coisa, ou seja, acha ser humilde, acha ser simples, acha ser generoso e etc. não é aprovado, pois a si mesmo se louva.
O texto de II Timóteo ainda nos chama a atenção dizendo que devemos manejar bem a Palavra da Verdade.
Manejar bem a verdade vem do Gr. orthotomeo, manejar bem, ordenar. Significa não somente dar significado correto, mas também verdadeira aplicação a cada tipo de pessoa e período do tempo.
Marcos 4:22-23
22 - Porque nada há encoberto que não haja de ser manifesto; e nada se faz para ficar oculto, mas para ser descoberto. 23 - Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça.
No texto de Marcos Cristo torna claro que a verdade não revelada previamente será completamente revelada para que todos possam compreendê-la.
Vejamos 12 regras de interpretação:
1.      Aprenda a língua na qual está lendo a Bíblia. Por exemplo, tenha amplo domínio do português se estiver lendo a Bíblia em português.
2.      Dê os mesmos significados literais às palavras e aplique à Bíblia as mesmas regras de gramática, figuras de linguagem, tipos, símbolos, alegorias, parábolas, poesia, profecia, história e outras formas de expressão humana que você daria se elas fossem encontradas fora da Bíblia.
3.      Aprenda as formas, costumes e idiomas peculiares da Bíblia.
4.      Adquira familiaridade com a geografia de todas as terras bíblicas.
5.      Obtenha conhecimento geral da história dos povos e reinos bíblicos para também compreender a história da Bíblia.
6.      Adquira conhecimento geral do plano de Deus na Bíblia – das eras e das dispensações e do propósito de Deus em derrotar Satanás, restaurar o domínio do homem, livrar a terra da rebelião e estabelecer um reino eterno governado por Deus, Cristo e os ressurretos.
7.      Reconheça os três tipos de pessoas com que a Bíblia lida – os judeus, os gentios e a igreja.
8.      Tenha em mente o contexto histórico de cada livro e as circunstâncias nas quais ele foi escrito.
9.      Nunca mude o sentido literal de um texto bíblico para um sentido espiritual, místico, simbólico ou figurativo a não ser que isso tenha sido feito por Deus. Considere tudo na Bíblia literalmente, a não ser que esse sentido não seja possível. Quando á linguagem é usada num sentido figurado, observe a verdade literal representada por ele.
10.  Adquira uma concordância completa para procurar a definição em hebraico ou em grego de qualquer palavra sobre a qual você tenha dúvida de qual seria a melhor tradução.
11.  Seja tão justo e inteligente com a Bíblia como com qualquer outro livro. Estude-a, não para desaprová-la, mas para dominar seus conteúdos sagrados e conformar-se com os seus ensinamentos e você descobrirá que eles estão em unidade.
12.  È preciso que fique bem claro, de uma vez por todas, que a Bíblia não se contradiz e todos os textos bíblicos sobre um assunto devem estar em harmonia. Ela possui métodos de confundir seus inimigos e abençoar seus amigos. A única coisa difícil acerca da Bíblia é que ela é um livro muito grande, e será necessário algum tempo para dominar o seu conteúdo o suficiente para conseguir uma compreensão geral dela. Leia, releia e pratique seus ensinamentos, e ela rapidamente se tornará um livro simples e prático.
A verdade deve ser dividida dispensacional, profética e historicamente e relacionada às classes de pessoas e assunto. O princípio fundamental da interpretação é  retirar das próprias Escrituras o significado preciso que os autores procuraram escrever. Devemos aplicar os mesmos princípios e regras gramaticais á Bíblia, e utilizar o bom-senso e a razão com ela assim como com outros livros. Quando a linguagem não pode ser tomada literalmente, nós sabemos que seu sentido é figurado. Nesse caso, devemos buscar a verdade literal embutida na linguagem figurada.
Seguindo as instruções acima qualificadas poderemos então fazer o que diz II Timóteo 4:2
2 - Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina.
Medite: Lucas 10:2
2 - E dizia-lhes: Grande é, em verdade, a seara, mas os obreiros são poucos; rogai, pois, ao Senhor da seara que envie obreiros para a sua seara.
Leia a Bíblia, Ore, Jejue, estude e seja obreiro da seara do Senhor. O Senhor capacita aquele que se dispõe, você pode até não ter estudo, mas se você se colocar a disposição do Senhor, buscando-o através da oração e da leitura da Sua Palavra o Senhor o capacitará.
A oração não é tudo que o crente deve fazer, mas é o melhor que ele pode fazer.
Deus abençoe Abundantemente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou até mesmo sugestão para novas reflexões.