domingo, 3 de julho de 2011

ESTUDO BÍBLICO - O obreiro Cristão V Parte

Efésios 4:1-13

1 - ROGO-VOS, pois, eu, o preso do Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados,
2 - Com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor,
3 - Procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz.
4 - Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação;
5 - Um só SENHOR, uma só fé, um só batismo;
6 - Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós.
7 - Mas a graça foi dada a cada um de nós segundo a medida do dom de Cristo.
8 - Por isso diz: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro, E deu dons aos homens.
9 - Ora, isto ele subiu que é, senão que também antes tinha descido às partes mais baixas da terra?
10 - Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para cumprir todas as coisas.
11 - E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores,
12 - Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo;
13 - Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo,

Comentário do Texto

Aqui o Apóstolo Paulo instrui a igreja de éfeso em como deve andar os cristãos.
Vejamos Seis exortações aos efésios:
1.      Andeis como é digno da sua vocação (v.1);
2.      Andeis com toda a humildade de mente (v.2);
3.      Andeis em mansidão (v.2);
4.      Andeis em longanimidade (v.2) 1 Coríntios 13;
5.      Suportando-vos uns aos outros em amor ( V.3);
6.      Procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz (v.3)
4.4 “Há um só corpo e um só Espírito..”
No trecho do versículo que acabamos de ver, temos sete em um, sete é o número de Deus.
1.      Um corpo, a igreja.
2.      Um Espírito, o Espírito Santo.
3.      Uma esperança, o chamado cristão.
4.      Um Senhor, o Senhor Jesus Cristo.
5.      Uma fé, o evangelho da doutrina.
6.      Um batismo, um batismo no corpo de cristo.
7.      Um Deus, o Pai de todos.
4.7 “Mas a graça foi dada a cada um....”
Este texto prova que há diferentes medidas da graça. Em João 3:34 lemos - Porque aquele que Deus enviou fala as palavras de Deus; pois não lhe dá Deus o Espírito por medida.
Vejamos então Diferentes Medidas do Espírito que encontramos nas escrituras:
1.      Porção de Moisés (Números 11:17,25 - Então eu descerei e ali falarei contigo, e tirarei do espírito que está sobre ti, e o porei sobre eles; e contigo levarão a carga do povo, para que tu não a leves sozinho. 25 - Então o SENHOR desceu na nuvem, e lhe falou; e, tirando do espírito, que estava sobre ele, o pôs sobre aqueles setenta anciãos; e aconteceu que, quando o espírito repousou sobre eles, profetizaram; mas depois nunca mais.) Aqui vemos o exemplo de um homem tendo uma poderosa unção do Espírito Santo, e parte do seu poder sendo tirado dele pelo Senhor para ser dividido e usado para ungir outros 70.
2.      Porção de Moisés dividida em 71 porções Números 11:16-17, 25-29).
3.      Porção de Elias (II Reis 2:9 - Sucedeu que, havendo eles passado, Elias disse a Eliseu: Pede-me o que queres que te faça, antes que seja tomado de ti. E disse Eliseu: Peço-te que haja porção dobrada de teu espírito sobre mim.). A porção dobrada que diz o texto é uma prova de que existem medidas diferentes do poder do Espírito Santo, as quais os homens recebem. È também fato para reivindicar qualquer uma dessas medidas sem poder fazer com que as coisas pretendidas sejam realizadas através de tal medida, é fazer uma falsa reivindicação e uma inverdade. Se alguém tem qualquer grau de poder ou qualquer dom do Espírito Santo, será hábil para fazer, a qualquer hora, tudo o que o poder ou dom foi designado a fazer ou a cumprir.
4.      Porção Dobrada (II Reis 2:9-10 – 10 E disse: Coisa difícil pediste; se me vires quando for tomado de ti, assim se te fará, porém, se não, não se fará.).Os registros mostram que Elias vivenciou 16 milagres, além do arrebatamento, e Eliseu 32 – o dobro do número, e alguns duas vezes mais poderosos. Por exemplo, Elias fechou o céu durante três anos e meio (Tiago 5.17); e Eliseu, por sete anos (II Reis 8:1).
5.      Porção de Elias em João Batista (Lucas 1:15-17 - Porque será grande diante do Senhor, e não beberá vinho, nem bebida forte, e será cheio do Espírito Santo, já desde o ventre de sua mãe. 16 - E converterá muitos dos filhos de Israel ao SENHOR seu Deus, 17 - E irá adiante dele no espírito e virtude de Elias, para converter os corações dos pais aos filhos, e os rebeldes à prudência dos justos, com o fim de preparar ao Senhor um povo bem disposto.). A medida do Espírito que Elias tinha, e não a porção dobrada de Eliseu, a porção de Moisés, ou o Espírito sem medida, como Jesus teve.
6.      Penhor do Espírito (II Coríntios 5:5 - Ora, quem para isto mesmo nos preparou foi Deus, o qual nos deu também o penhor do Espírito.). Deus nos deu o penhor ou as primícias do Espírito como garantia de que seremos ressurretos e revestidos de imortalidade.
7.      O Espírito “sem medida”, aqui temos a referência clara de que Deus não coloca limites para derramar o Espírito Santo. Batismo no Espírito ou medida do batismo. A promessa do Pai que lemos na Bíblia ou o Espírito Santo prometido e o batismo no Espírito é a mesma coisa. A plenitude de Deus ser cheio da plenitude de Deus é tão possível hoje quanto nos tempos da igreja primitiva. Os rios de água viva esses rios de água viva podem ser experimentados por “qualquer um”, de qualquer raça e geração (João 7:37-39). Completa unção do Espírito e a concessão de poder vinda do alto. Todo crente pode ser revestido de poder.
4.8 “Pelo que Diz: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro e deu dons aos homens”
Os cativos que foram levados ao céu com Cristo são os santos que morreram desde Abel até Cristo e eram mantidos cativos por Satanás no paraíso sob a terra até que Cristo conquistou a morte, o inferno e o sepulcro, libertando-os. Ele resgatou esses cativos nas partes inferiores da terra. Eles estavam vivos em alma e espírito desde a sua morte física, mas mantidos cativos, o que prova a imortalidade da alma. Ele não podia levar almas extintas. Agora, quando um cristão morre, ele não vai para as partes mais baixas da terra conhecido como sheol ou o hades, mas vai para o céu para viver e esperar a ressurreição do corpo.
O Senhor Jesus Cristo fez três coisas em sua ascensão:
1.      Ele libertou as almas imortais dos justos do cativeiro nas partes baixas da terra.
2.      Ele levou estes cativos para o céu.
3.      Ele deu dons aos homens.
O Salmos 68:18 diz: Recebestes dons para os homens. O hebraico aqui sugere que os dons que ele deu foram recebidos como homem, ou seja, por causa de sua encarnação Ele recebeu estes dons para dá-los aos homens. Vejamos oito dons de Deus nesta passagem:
1.      Cristo. Chamado de dom celestial e inefável (João 4:10 - Jesus respondeu, e disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus, e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva.)
2.      Espírito Santo. (Atos 2:38 - E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo;).
3.      Salvação. (Romanos 5:15 - Mas não é assim o dom gratuito como a ofensa. Porque, se pela ofensa de um morreram muitos, muito mais a graça de Deus, e o dom pela graça, que é de um só homem, Jesus Cristo, abundou sobre muitos.).
4.      Vida Eterna. (Romanos 6:23 - Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.).
5.      Graça. (Efésios 3:7 - Do qual fui feito ministro, pelo dom da graça de Deus, que me foi dado segundo a operação do seu poder.).
6.      Dons espirituais. (I Pedro 4:10 - Cada um administre aos outros o dom como o recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus.).
7.      Ministros. (Efésios 4:11 - E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores(ministros) e doutores,).
8.      Todas as dádivas. (Tiago 1:17 - Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação.).

4.9 “Ora, isto ele subiu que é, senão que também antes tinha descido às partes mais baixas da terra?”
Ele desceu, não somente da divindade para a humanidade, e da humanidade para a infâmia e a morte (Filipenses 2:5-11), mas também para as partes baixas da terra – dentro do inferno para conquistá-lo e libertar as almas cativas de satanás.
Antes de ascender ao céu o Senhor Jesus desceu ao inferno.
Nesse versículo temo a prova de que o inferno está localizado nas partes baixas da terra, e não na superfície da terra, como o sepulcro. O inferno aqui é contrastado com o mais alto céu como a mais baixa e profunda parte da terra. Insto não pode estar se referindo ao sepulcro na superfície da terra.
Já no versículo 10 aprendemos que o Senhor é a fonte de todos os dons espirituais, físicos e materiais aos homens, dispensando liberalmente a todos os homens de acordo com suas necessidades e desejos.
A partir do versículo 11 vemos os cinco tipos de ministros:
1.      Apóstolos:       No Gr. apóstolos, representante, alguém enviado com plenos poderes de procurador par agir em lugar de outra pessoa, deixando para trás o remetente, que fica para dar respaldo ao que foi enviado. No caso dos cristãos, significa que Deus os envia para fazer o que Ele próprio faria se Ele fosse. É encontrado 81 vezes e é traduzido como “apóstolo” 78 vezes; “embaixador”, duas vezes, e uma vez “o enviado”.
2.      Profetas:         Os profetas eram aqueles que falavam em nome de Deus. Eram primordialmente pregadores da justiça, mas, às vezes previam o futuro. A profecia era um dos dons do Espírito e aqueles que tinham esse dom e o exercitavam eram chamados de profetas.
3.      Evangelistas:  No Gr. euangelistes, portador de boas novas.
4.      Pastores:         No Gr. poimen. Traduzido como pastores, com este sentido, somente aqui; mais 16 vezes como pastor de ovelhas. O hebraico ra’ah, cuidar de um rebanho, é traduzido como pastor oito vezes, e como pastor de ovelhas 63 vezes. Deus, Cristo e homens são chamados de pastor de ovelhas.
5.      Doutores:        No Gr. didaskalos, traduzido como Mestre 48 vezes nos evangelhos.
Além dos modos acima, eles são chamados de:
1.      Embaixadores (2 Coríntios 5:20)
2.      Anjos (Apocalipse 1:20; 2:1)
3.      Anciãos (1 Timóteo 5:17; 1 Pedro 5:1)
4.      Pescadores de Homens (Mateus 4:19; Marcos 1:17)
5.      Cooperadores (1 Tessalonicenses 3:2)
6.      Homens de Deus (Deuteronômio 33:1; 1 Timóteo 6:11)
7.      Luzes (Mateus 5:14; João 5:35)
8.      Mensageiros (2 Coríntios 8:23; Malaquias 2:7)
9.      Ministros (2 Coríntios 3:6; 6:4; Romanos 15:16)
10.  Bispos (Atos 20:28)
11.  Pregadores (Romanos 10:14; 1 Timóteo 2:7)
12.  Servos (Tito 1:1; Judas 1; Tiago 1.1)
13.  Soldados (Filipenses 2:25; 2 Timóteo 2:3,2)
14.  Mordomos (Tito 1:7; 1 Pedro 4:10)
15.  Guardas (Isaías 62:6; Ezequiel 33:7)
16.  Testemunhas (Atos 1:8; 5:32; 26:16)
17.  Trabalhadores (2 Coríntios 6:1)
18.  Estrelas (Apocalipse 1:20; 2:1)
Visto os tipos de Ministros temos os deveres dos ministros, vejamos sete deveres dos ministros:

1.      Aperfeiçoar os santos (v.12) 
2.      Toda a obra do ministério (v.12) 
3.      Edificar o corpo de Cristo (v.12) 
4.      Unir os homens na fé (v.13) 
5.      Unificar os homens na doutrina (v.13) 
6.      Aperfeiçoar a Igreja de Cristo (v.13).

Muitos buscam encontrar quantas imperfeições, falhas e características carnais são permitidas na religião, mas poucos buscam trazer os cristãos à estatura do padrão do evangelho e das Il imitações das promessas de Deus. A medida da estatura completa poucas vezes é mencionada e muito menos demonstrada, enquanto a estatura do vazio e da falta de poder do cristianismo é freqüentemente enfatizada e demonstrada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou até mesmo sugestão para novas reflexões.