domingo, 31 de julho de 2011

ESTUDO BÍBLICO - O obreiro Cristão IX Parte

Dando seqüência nesta série de estudo, continuemos a compartilhar e aprender os “não” que devemos aprender, ou seja, como servos do Senhor o que não devemos fazer na Obra para a qual fomos chamados.
1.      Não permitir que ninguém o desvie de um assunto por questão de argumento (II Timóteo 2:25 - Instruindo com mansidão os que resistem, a ver se porventura Deus lhes dará arrependimento para conhecerem a verdade,) Nesse caso os opositores da verdade provavelmente precisassem ser castigados por se voltarem a Satanás, e sua destruição como forma de trazê-los de volta ao arrependimento, se isso for possível. Timóteo precisaria do poder de Deus para fazer isto.
2.      Não expressar sua idéia ou crença; apresentar o que diz a Palavra de Deus (João 16:7-11 - Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei. 8 - E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo. 9 - Do pecado, porque não crêem em mim; 10 - Da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais; 11 - E do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado.) Aqui o texto deixa claro que quem convence é o Espírito Santo de Deus e não nossas idéias e mesmo crença.
3.      Não se mostrar vitorioso ou orgulhoso quando provar ter razão (Gálatas 2:13 - E os outros judeus também dissimulavam com ele, de maneira que até Barnabé se deixou levar pela sua dissimulação.) Aqui no texto eles fingiam, dissimulavam ser algo que não eram realmente, e praticavam algo em que não acreditavam de fato.
4.      Não se deixar levar por assuntos secundários (João 3:3-5 - Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. 4 - Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer? 5 - Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.). Aqui Nicodemos procura questionar Jesus sobre a possibilidade de um homem adulto voltar ao ventre da mão, uma atitude, ou melhor, pensamento de Homem Natural e Não de Homem Espiritual, Jesus não se deixa levar por questionamentos Naturais e responde em espírito o que se discerne apenas em espírito.
5.      Não contar histórias tristes; mostrar Cristo ao pecador (João 3:16 - Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.) O pecador deve se convencer de que Cristo é a única saída, que só Cristo pode salvar o pecador, essa não só é a melhor história que devemos contar como é a única verdadeira e que salva o pecador.
6.      Não falar o tempo todo; responder com sabedoria para quem pergunta (I Pedro 3:15 - Antes, santificai ao SENHOR Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós,) Quando damos lugar a Deus em nossos corações, agimos por ele e através dele, não mais movidos pelo espírito do Homem Natural, mas pelo Espírito de Deus.
7.       Não contradizer aquele que busca em coisas que não são essenciais; se não concordar com ele, não diga nada (Provérbios 11:30 - O fruto do justo é árvore de vida, e o que ganha almas é sábio.) Não com palavras mas as obras e o testemunho do justo são como árvore de vida e isto o leva a ganhar almas para Cristo com sabedoria.
8.      Não trocar um exemplo por outro,a menos que você tenha encerrado o assunto em questão (Mateus 1:16-20 - E Jacó gerou a José, marido de Maria, da qual nasceu JESUS, que se chama o Cristo. 17 - De sorte que todas as gerações, desde Abraão até Davi, são catorze gerações; e desde Davi até a deportação para a Babilônia, catorze gerações; e desde a deportação para a Babilônia até Cristo, catorze gerações. 18 - Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, achou-se ter concebido do Espírito Santo. 19 - Então José, seu marido, como era justo, e a não queria infamar, intentou deixá-la secretamente. 20 - E, projetando ele isto, eis que em sonho lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo;) Aqui o apóstolo exemplifica as gerações que antecederam a vinda do messias para que o leitor compreenda os mistério do nascimento de Jesus, encerrando o assunto falando sobre a intenção de José deixar Maria pois não havia compreendido o mistério de Deus.
9.      Não falar muito alto ou ficar entusiasmado; ser calo e compenetrado (Mateus 3:1-13 - E, NAQUELES dias, apareceu João o Batista pregando no deserto da Judéia, 2 - E dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus. 3 - Porque este é o anunciado pelo profeta Isaías, que disse: Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, Endireitai as suas veredas. 4 - E este João tinha as suas vestes de pelos de camelo, e um cinto de couro em torno de seus lombos; e alimentava-se de gafanhotos e de mel silvestre. 5 - Então ia ter com ele Jerusalém, e toda a Judéia, e toda a província adjacente ao Jordão; 6 - E eram por ele batizados no rio Jordão, confessando os seus pecados. 7 - E, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus, que vinham ao seu batismo, dizia-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura? 8 - Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento; 9 - E não presumais, de vós mesmos, dizendo: Temos por pai a Abraão; porque eu vos digo que, mesmo destas pedras, Deus pode suscitar filhos a Abraão. 10 - E também agora está posto o machado à raiz das árvores; toda a árvore, pois, que não produz bom fruto, é cortada e lançada no fogo. 11 - E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo. 12 - Em sua mão tem a pá, e limpará a sua eira, e recolherá no celeiro o seu trigo, e queimará a palha com fogo que nunca se apagará. 13 - Então veio Jesus da Galiléia ter com João, junto do Jordão, para ser batizado por ele.). Aqui temos o exemplo do apóstolo João na sua conduta como servo do Senhor, falava com mansidão porém suas palavras eram cheias de autoridade, e ele sabia disso pois disse: “aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu”.
10.  Não ser demasiadamente zeloso nem forçar ninguém a seguir Cristo (Mateus 7:6 - Não deis aos cães as coisas santas, nem deiteis aos porcos as vossas pérolas, não aconteça que as pisem com os pés e, voltando-se, vos despedacem.). Aqui o texto deixa claro para não forçarmos a verdade aos rebeldes que a rejeitam, nem dê coisas espiritualmente preciosas aos levianos. Como aprendemos no “não” de número 14 devemos ser símplices como as pombas e prudentes como as serpentes.
11.  Não ser indiferente com aqueles que buscam a Deus; se você não estiver trabalhando, não impeça os outros de fazê-lo (I Timóteo 3:15 - Mas, se tardar, para que saibas como convém andar na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, a coluna e firmeza da verdade.). Aqui Paulo escreve uma série de instruções quanto ao trabalho na casa do Senhor. A igreja a Casa ou morada de Deus; A igreja ou assembléia do Deus Vivo; A coluna e firmeza da verdade, portadora da grande verdade do ministério da piedade; Outra grande verdade no texto é a liderança de Deus.


Continuaremos a seqüência dos “nãos” para os obreiros cristãos na próxima semana. A PAZ DO SENHOR!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou até mesmo sugestão para novas reflexões.