Romanos 12:1-8
1 - ROGO-VOS, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.
2 - E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.
3 - Porque pela graça que me é dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um.
4 - Porque assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação,
5 - Assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros.
6 - De modo que, tendo diferentes dons, segundo a graça que nos é dada, se é profecia, seja ela segundo a medida da fé;
7 - Se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino;
8 - Ou o que exorta, use esse dom em exortar; o que reparte, faça-o com liberalidade; o que preside, com cuidado; o que exercita misericórdia, com alegria.
Comentário do Texto
Até o momento estudamos aspectos onde agimos de maneira individual, na seqüência do nosso estudo vamos meditar no aspecto de vivermos como corpo, conforme o texto do apóstolo Paulo aos Romanos.
Porém antes de iniciar a convivência comum o apóstolo diz que os homens agora devem se apresentar a si mesmos a Deus, em vez de oferecer sacrifícios no altar como antigamente. Agora, eles devem ser totalmente entregues ao Senhor como eram os antigos sacrifícios.
Vejamos 15 Mandamentos a respeito do corpo que extraímos do texto que acabamos de ler:
1. Entregá-lo a Deus;
2. Apresentá-lo em sacrifício vivo;
3. Santificá-lo;
4. Fazê-lo agradável a Deus;
5. Torná-lo cheio de luz;
6. Considerá-lo morto para o pecado;
7. Considerá-lo vivo para Deus;
8. Não obedecer às suas concupiscências;
9. Mortificar suas obras;
10. Não profaná-lo;
11. Preservá-lo como templo do Espírito Santo;
12. Não usá-lo para prostituição; usá-lo somente para o Senhor;
13. Glorificar a Deus nele;
14. Mantê-lo sob controle;
15. Despojá-lo de seus pecados.
Entendendo os mandamentos a respeito do corpo podemos então continuar nossa imersão no que disse o apóstolo Paulo aos Romanos agora sim no convívio comum, todos fazendo parte de um mesmo corpo, ninguém é capaz de viver em comunidade antes de saber viver consigo mesmo e principalmente dentro do propósito de Deus.
O primeiro ponto que podemos observar é o que o apóstolo diz de Culto Racional, porque é feito com o coração, a mente e a alma de seres inteligentes, em contraste com o culto de ídolos de Romanos 1:25.
Outro ponto do texto que chama a atenção é nãos vos conformei com este mundo, aqui diz conformar-se ao exemplo de outro, também com relação aos tempos, não siga o padrão dessa era ou desses tempos.
Na seqüência o apóstolo diz que devemos nos transformar pela renovação do nosso entendimento, essa transformação que diz o apóstolo é causada por uma mudança sobrenatural. Essa mudança é por meio de uma renovação da mente ou do espírito.
O apóstolo continua na sua instrução dizendo que desta forma vamos experimentar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus, dentro deste temos seis coisas que constituem a boa, agradável e perfeita vontade de Deus:
1. Apresentar os corpos em sacrifício vivo a Deus;
2. Santificar o corpo;
3. Ser agradável a Deus;
4. Prestar culto racional;
5. Não se conformar com o mundo;
6. Ter a mente transformada.
Dessa forma atingimos o que se diz no Gr. teleios, algo que atingiu seu fim; não lhe falta nada.
No versículo 3 Paulo faz uma menção do seu apostolado e adverte a cada um que não seja arrogante nem se considere demasiado importante, mas tenha uma visão de si mesmo.
Já no versículo 5 Paulo compara o corpo de Cristo ao corpo humano para que os ouvintes ou leitores de sua carta não tenham dúvida quanto a instrução que por ele é dada a igreja e não mais ao indivíduo.
A partir deste momento começamos a ver os membros do corpo de Cristo sendo cada um no seu devido lugar e com a função que lhe cabe, não sendo um nem maior nem tampouco menor, pois todos fazem parte do mesmo corpo. Os dons são concedidos e devem ser exercitados segundo a graça e a medida da fé.
O primeiro dom citado pelo apóstolo é o de profecia, esse é o dom de falar aos homens para edificá-los e exortá-los. Há algumas características importantes quanto ao dom de profecia:
1. A profecia é falada para ensinar os homens;
2. Todas as coisas faladas em profecia são claras;
3. A profecia edifica quem a entrega e os outros;
4. A profecia fala com os homens para sua edificação, exortação e consolo;
5. O profeta é maior do que aquele que fala em línguas;
6. Toda profecia é proveitosa para o público;
7. O profeta não precisa de intérprete, sua mensagem é em sua própria língua;
8. A profecia é um sinal para os cristãos;
9. A profecia convence os não salvos do pecado;
O segundo dom citado pelo apóstolo é o que chamamos no Gr.diakonia, serviço prestado por um diácono.
Em 1 Timóteo 3:8 temos a seguinte instrução aos diáconos “Da mesma sorte os diáconos sejam honestos, não de língua dobre, não dados a muito vinho, não cobiçosos de torpe ganância;”
Deste texto podemos extrair dez instruções para aqueles que pretendem ou que já exercem a função de diácono:
1. Honesto que chamamos no Gr.semnos traduzido como honesto;
2. Não de língua dobre que chamamos no Gr. dilogos, mentiroso, que diz coisas diferentes a pessoas diferentes sobre o mesmo assunto;
3. Não dado ao vinho, mesmo não fermentado ou não alcoólico;
4. Não cobiçoso de torpe ganância chamamos no Gr. aischrokerd, não desejoso de lucro ilícito, que não usa métodos errados para aumentar os seus ganhos;
5. Guardando o ministério da fé numa consciência pura. Eles devem manter uma boa consciência e serem capazes de demonstrar o misterioso poder da fé;
6. Seja provado. O mesmo que não um neófito (Neófito vem do latim novus, nova, novum, e do sânscrito návah; comumente utilizado com sentido de "noviço", "novo convertido" ou "newbie" (palavra inglesa)). Que eles os presbíteros sejam provados, se provem dignos do cargo e capazes de se manterem humildes e não caírem da mesma forma que satanás caiu. O exemplo de satanás (Lúcifer) é dado para enfatizar a necessidade absoluta de mortificar o orgulho – a auto-exaltação e estima. Lúcifer foi o governante original do planeta terra. Ele governou por um período indefinido antes de Adão, e era perfeito em seus caminhos até que se encheu de orgulho e acreditou que poderia invadir o céu e destronar Deus. Nós não precisamos de líderes assim orgulhosos, déspotas e soberbos.
7. Irrepreensível que chamamos no Gr. anegkletos . Eles devem ser livres do mal e da reprovação.
8. Sua esposa deve preencher certas qualificações sendo:
I. Honesta;
II. Não maldizente chamamos no Gr. diabolos que quer dizer diabólica;
III. Sóbria chamamos no Gr. nephalios, não bebedora de vinho;
IV. Fiel em tudo. Essas qualificações aplicam-se às esposas dos bispos, aos presbíteros, às diaconisas e às mulheres cristãs em geral.
9. Deve ser marido de uma só mulher. Não polígamo do grego muitos matrimônios, é a união reprodutiva entre mais de dois indivíduos de uma espécie.
10. Deve governar bem a sua casa não com dureza e tirania, mas com honestidade.
O terceiro dom citado pelo apóstolo é o que chamamos no Gr.didaskolos, era um instrutor de outros no A.T temos em 1 Samuel 19:20 a citação onde o profeta Samuel presidia sobre uma congregação onde se chamava também escola de profetas. Nessa congregação os homens que desejavam ser profetas se reuniam para aprender os caminhos de Deus e para ser treinados em questões teológicas. Sem dúvida eles buscaram a Deus e foram ungidos com o Espírito Santo como em outros períodos. Ao longo das épocas, certos homens tiveram fome de Deus e se inclinaram espiritualmente ao Senhor.
O quarto dom citado pelo apóstolo é o que chamamos no Gr.parakaleo, chamar ao lado; fazer um apelo por meio de exortação, súplica, consolo ou instrução. Os cristãos devem exortar uns aos outros à fidelidade, mais e mais, pois o dia de Cristo se aproxima.
O quinto dom citado pelo apóstolo é o que chamamos no Gr.haplotes. Os ricos ajudam os outros, no entanto o apóstolo diz não dê para se exibir ou com orgulho, isso é o que significa a palavra Gr. haplotes.
O sexto dom citado pelo apóstolo é o que chamamos no Gr.proestemi, que significa líder, pastor, superintendente, alguém responsável por qualquer ministério na igreja.
O sétimo dom citado pelo apóstolo é o que visita os enfermos e trabalha com ação social, deve ser alegre e simpático.
Todos os dons devem ser exercidos com cuidado, diligência e solicitude pelos santos do corpo de Cristo sobre a face da terra, de forma que nosso Senhor seja exaltado, glorificado no serviço dos santos.
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