domingo, 19 de junho de 2011

ESTUDO BÍBLICO - O obreiro Cristão III Parte

Lucas 24:46-53

46 - E disse-lhes: Assim está escrito, e assim convinha que o Cristo padecesse, e ao terceiro dia ressuscitasse dentre os mortos,
47 - E em seu nome se pregasse o arrependimento e a remissão dos pecados, em todas as nações, começando por Jerusalém.
48 - E destas coisas sois vós testemunhas.
49 - E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder.
50 - E levou-os fora, até Betânia; e, levantando as suas mãos, os abençoou.
51 - E aconteceu que, abençoando-os ele, se apartou deles e foi elevado ao céu.
52 - E, adorando-o eles, tornaram com grande júbilo para Jerusalém.
53 - E estavam sempre no templo, louvando e bendizendo a Deus. Amém.

Comentário do Texto

O texto que estudaremos hoje começa com o Senhor Jesus dizendo que deveria padecer e ao terceiro dia ressuscitar.
A expressão terceiro é usada 11 vezes em conexão com sua ressurreição em diversos textos bíblicos. Em Marcos 8:31 aparece “depois de três dias”, e em Mateus 12:40 o tempo era o de três dias e de três noites. Cristo esteve morto por três dias e três noites inteiras. Ele foi colocado no túmulo na quarta-feira, momentos antes do pôr do sol, e ressuscitou no fim do sábado, ao entardecer. A sexta-feira santa deveria ser mudada para quarta-feira santa. Não há nenhuma frase afirmando que Ele foi enterrado na sexta-feira, ao entardecer. Isso faria com que ele ficasse no túmulo apenas um dia e uma noite, tornando suas próprias palavras mentiras. “Mateus 12:40 - Pois, como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim estará o Filho do homem três dias e três noites no seio da terra.
O sábado de João 19:31 não era o de uma semana regular, mas o sabbath especial por causa das festividades, o sábado normal da semana aconteceria dois dias depois.
Portanto a frase “terceiro diasignifica três dias e três noites inteiras completas porque:
1.      Quando dias e noites são mencionados, eles não podem ser partes de três dias, mas dias e noites completos (I Samuel 30:12,13 - Deram-lhe também um pedaço de massa de figos secos e dois cachos de passas, e comeu, e voltou-lhe o seu espírito, porque havia três dias e três noites que não tinha comido pão nem bebido água. 13 - Então Davi lhe disse: De quem és tu, e de onde és? E disse o moço egípcio: Sou servo de um homem amalequita, e meu senhor me deixou, porque adoeci há três dias.).
2.      Os judeus entenderam que Cristo dissera “depois de três dias”, ou três dias e três noites completos (Mateus 27:63), já que os soldados tinham ordens de guardar o túmulo pelo menos este período de tempo.
3.      Era costume pratear os mortos durante três dia e noites completos, chamados “dias de luto” que eram seguidos por “quatro dias de lamentação”, formando um total de sete dias (Gênesis 50:10 - Chegando eles, pois, à eira de Atade, que está além do Jordão, fizeram um grande e dolorido pranto; e fez a seu pai uma grande lamentação por sete dias.). De acordo com a opinião rabínica, os espíritos ainda ficam em torno do sepulcro durante três dias, esperando “reentrar” no corpo, mas quando a decomposição começava, o espírito ia embora. Acreditava-se que isto acontecia no quarto dia, quando as lamentações começam. Portando, no quarto dia, Lázaro de veria cheirar mal ( João 11:39).
4.      Heródoto testifica (geógrafo e historiador grego) que o embalsamamento não acontecia até depois de três dias, quando supostamente o espírito partia. È por isso que as mulheres estavam levando especiarias doces para ungir Jesus (Marcos 16:1 - E, PASSADO o sábado, Maria Madalena, e Maria, mãe de Tiago, e Salomé, compraram aromas para irem ungi-lo.).
5.      Os judeus não aceitavam como evidência a identificação de um corpo após três dias, porque a decomposição acontecia rapidamente no Oriente. Portanto, esse período de três dias e três noites completas foi desejado por Deus, para que não houvesse nenhuma dúvida de que a morte realmente havia acontecido, e para calar toda sugestão de que Cristo talvez estivesse num transe profundo. Para os judeus reconhecerem legalmente a sua morte, Ele devia permanecer morto por três dias e três noites completos.
È lindo como nosso Deus é perfeito em tudo que faz, esse estudo nos mostrou o porquê e para que nosso Deus fizesse com que o Senhor Jesus ficasse três dias e três noites inteiras no seio da terra, para que não houvesse nenhuma dúvida de que de fato o Senhor havia morrido por nossos pecados.
Na seqüência de nosso estudo temos o versículo a seguir que relata o Senhor Jesus dizendo que em seu nome pregasse o arrependimento e a remissão de pecados. Podemos a partir de este ponto nos aprofundar um pouco na doutrina do arrependimento que pode ser compreendida como segue:
1.      Natureza: contrição, confissão, fé, restituição (II Coríntios 7:8-11 - Porquanto, ainda que vos contristei com a minha carta, não me arrependo, embora já me tivesse arrependido por ver que aquela carta vos contristou, ainda que por pouco tempo. 9 - Agora folgo, não porque fostes contristados, mas porque fostes contristados para arrependimento; pois fostes contristados segundo Deus; de maneira que por nós não padecestes dano em coisa alguma. 10 - Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, da qual ninguém se arrepende; mas a tristeza do mundo opera a morte. 11 - Porque, quanto cuidado não produziu isto mesmo em vós que, segundo Deus, fostes contristados! que apologia, que indignação, que temor, que saudades, que zelo, que vingança! Em tudo mostrastes estar puros neste negócio.)
2.      Necessidade (Lucas 13:1-5- E, NAQUELE mesmo tempo, estavam presentes ali alguns que lhe falavam dos galileus, cujo sangue Pilatos misturara com os seus sacrifícios. 2 - E, respondendo Jesus, disse-lhes: Cuidais vós que esses galileus foram mais pecadores do que todos os galileus, por terem padecido tais coisas? 3 - Não, vos digo; antes, se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis. 4 - E aqueles dezoito, sobre os quais caiu a torre de Siloé e os matou, cuidais que foram mais culpados do que todos quantos homens habitam em Jerusalém? 5 - Não, vos digo; antes, se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis.).
3.      Poder (Romanos 10:9-10 - A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. 10 - Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.).
4.      Como é produzido (Hebreus 4:12 - Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.).
5.      Não é expiatório nem meritório mas qualifica para o perdão (I João 1:9 - Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.).
6.      È exigido de todos os homens (Atos 10:35 - Mas que lhe é agradável aquele que, em qualquer nação, o teme e faz o que é justo.).
7.      Por quem é pregado (Lucas 24:48 - E destas coisas sois vós testemunhas.).
8.      Como é pregado (Lucas 24:49 - E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder.).
9.      Não deve ser adiado (II Coríntios 6:2 - (Porque diz: Ouvi-te em tempo aceitável E socorri-te no dia da salvação; Eis aqui agora o tempo aceitável, eis aqui agora o dia da salvação)).
10.  Como é atestado (Atos 5:32 - E nós somos testemunhas acerca destas palavras, nós e também o Espírito Santo, que Deus deu àqueles que lhe obedecem.).
No versículo 49 temos a última profecia do N.T. que é cumprida como podemos ler em Atos 2:1-4
1 - E, CUMPRINDO-SE o dia de Pentecostes, estavam todos concorde mente no mesmo lugar;
2 - E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados.
3 - E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles.
4 - E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.
A luz de atos 2 temos o batismo do Espírito que foi prometido a todos os crentes. No entanto no versículo 49 de Lucas 24 Jesus instruiu os discípulos a ficarem na cidade de Jerusalém até receber o batismo do espírito, ou a completa unção de poder vinda do alto para realizar as obras de Cristo. Na sequencia deste mesmo versículo temos a expressão revestir que no Gr. é enduo que significa colocar sobre, ser vestido. Qualquer um investido com este poder será capaz de confirmar o que prega, e este é o único programa natural do N.T. (João 14:12 - Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai.), isso foi o que vimos no estudo anterior. Por fim ainda no versículo 49 de Lucas 24 temos o desfecho do que disse o Senhor Jesus com a palavra poder que no Gr. é dunamis que significa poder herdado, o poder de reproduzir a si mesmo – de onde retiramos a palavra dínamo. Essa unção de poder é o mesmo que receber a promessa de Pai ou a medida prometida do batismo do Espírito Santo. Poder para fazer as obras de Cristo é a promessa aqui.
Após dizer estas palavras o Senhor os abençôo e apartou-se deles sendo elevado aos céus e eles os discípulos adoraram-no com grande júbilo.
Essa adoração feita pelos discípulos é utilizado por alguns como evidência do batismo do Espírito; mas não pode ser verdade, pois eles não receberam este batismo até dez dias depois, no Pentecostes. Muitos anjos e homens que não receberam o batismo do Espírito tiveram grande júbilo. Vejamos alguns exemplos de júbilo conhecidos das Sagradas escrituras:
Os Magos (Mateus 2:10); Izabel (Lucas 1:41-45); Maria (Lucas 1:46-56); Zacarias (Lucas 1:64-79); Os pastores (Lucas 2:20); Todo o povo (Lucas 2:10); Os 70 (Lucas 10:17); Pai e servos (Lucas 15:24); Anjos por causa do arrependimento ( Lucas 15:10) e tantos outros exemplos que poderíamos dar aqui para melhor compreensão dos santos.
No versículo 53 de Lucas 24 vemos outra palavra que nos chama a atenção sempre. As escrituras dizem que sempre estavam no templo, louvando, bendizendo a Deus.
A palavra sempre que no Gr. diapantos significa um período durante o qual algo é feito. Os discípulos estavam no templo continuamente. A idéia é a de que eles ofereciam louvor freqüentemente durante o período de dez dias, não que louvavam a Deus continuamente a cada momento do dia e da noite. Isso seria fisicamente impossível, mas fazê-lo regularmente e freqüentemente durante um período seria inteiramente possível. A Palavra é também traduzida como sempre, de contínuo, continuamente e a todo o tempo.
Portanto estejamos continuamente nos reunindo como corpo e igreja de Cristo, para oferecer a Ele de contínuo nosso louvor e adoração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou até mesmo sugestão para novas reflexões.