domingo, 12 de junho de 2011

ESTUDO BÍBLICO - O obreiro Cristão II Parte

Mateus 13.19-23

19 - Ouvindo alguém a palavra do reino, e não a entendendo, vem o maligno, e arrebata o que foi semeado no seu coração; este é o que foi semeado ao pé do caminho. 20 - O que foi semeado em pedregais é o que ouve a palavra, e logo a recebe com alegria; 21 - Mas não tem raiz em si mesmo, antes é de pouca duração; e, chegada a angústia e a perseguição, por causa da palavra, logo se ofende; 22 - E o que foi semeado entre espinhos é o que ouve a palavra, mas os cuidados deste mundo, e a sedução das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera; 23 - Mas, o que foi semeado em boa terra é o que ouve e compreende a palavra; e dá fruto, e um produz cem, outro sessenta, e outro trinta.

Comentário do Texto

No versículo 19 do texto inicialmente vemos que o “maligno” que também pode ser chamado de “diabo” arrebata, tira à palavra do reino a palavra de Deus do coração das pessoas que não entendem. Teologicamente falando o Diabo, já foi um anjo de luz e estava junto a Deus, e seu nome era Lúcifer (do hebraico hêlîl, "estrela da manhã", Lúcifer foi a tradução mais próxima). Houve uma rebelião nos céus, onde Deus lançou Lúcifer fora dos Céus junto com seus anjos seguidores (segundo o livro de Apocalipse, correspondente a 1/3 dos anjos), onde ele se tornou o responsável pelo mal no Universo.

Porque esse maligno tira a Palavra do coração das pessoas?
Porque as pessoas ouvem a Palavra de Deus e se recusam a obedecer ou a tirar proveito dela, é o que comumente se fala entre os cristãos “fulano deixou brecha”, como satanás está à espreita ele aproveita a recusa destas pessoas e arranca de seus corações a palavra que foi lançada.

Já nos versículo 20,21 do texto temos uma clara referência à apostasia. O que é apostasia?

Apostasia da Fé Cristã, ou seja, do Cristianismo primitivo, na óptica das diversas religiões cristãs, é controverso. Existe uma notória diferença entre apostasia da Fé Cristã e apostasia de uma determinada organização religiosa. As igrejas cristãs trinitarianas, consideram apostasia o afastamento do fiel do seio da igreja invisível, igreja católica, para abraçar ensinos contrários aos fundamentos bíblicos, o que é denominado heresia. Para os trinitarianos, após conhecer o evangelho e estar envolvido com a Palavra Sagrada, para depois negar que a salvação vem de Jesus como único e suficiente salvador é apostatar do ensino mais básico do cristianismo. Este tipo de apostasia é considerado extrema ingratidão e ponto central entre todas as igrejas trinitarianas.

Você deve estar se perguntando o que é trinitariano?
Trinitariano é o mesmo que Trindade. A Trindade ou Santíssima Trindade é a doutrina acolhida pela maioria das igrejas cristãs que professa a Deus único preconizado em três pessoas distintas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo.

Este texto ainda ilustra aqueles que ouvem a Palavra de Deus e a recebem alegremente, mas não possui uma profundidade na consagração, nenhuma raiz para subsistir, nenhuma estabilidade para permanecerem firmes durante as perseguições, julgamentos e incompreensões que certamente virão.

Já o versículo 22 do texto tem aqueles que ouvem a Palavra e falham em produzir frutos porque a Palavra é sufocada por três coisa:

1.      Os cuidados do mundo ou desejos da carne (Lucas 21:34 - E olhai por vós, não aconteça que os vossos corações se carreguem de glutonaria(comer demais), de embriaguez, e dos cuidados da vida, e venha sobre vós de improviso aquele dia.) ; (Gálatas 5:19-21 - Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia, 20 - Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, 21 - Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.) ; Obras da Carne fica claro neste texto de gálatas: Adultério: Gr. Moicheria, relações sexuais ilícitas entre homem e mulher, solteiros ou casados. Prostituição: Gr. porneia, o mesmo que adultério, além de vários outros tipos de relações ilícitas. Impureza: Gr. Akatharsia, tudo o que é oposto à pureza, incluindo sodomia (é uma palavra de origem bíblica usada para designar as perversões sexuais, com ênfase para o sexo anal, que pode ser entre homossexuais ou heterosexuais.), homossexualismo(A palavra homossexual é um híbrido do grego e do latim com o primeiro elemento derivado do grego homos, 'mesmo' (não relacionado com o latim homo, 'homem', como em Homo sapiens), conotando portanto, atos sexuais e afetivos entre membros do mesmo sexo, incluindo o lesbianismo.), lesbianismo, pederastia(O termo pederastia, do grego antigo paederastía, designa o relacionamento erótico entre um homem e um menino.), bestialismo(bestialidade, se refere ao ato sexual entre um humano e um animal não-humano (chamado a partir daqui apenas "animal")) e todas as outras formas de perversão sexual. Lascívia: Gr. aselgeia, lascívia, dissolução. Traduzido como lascívia. Lascívia é promover ou participar daquilo que tende a produzir emoções impuras, qualquer coisa que possa fomentar sexo e desejos pecaminosos. É por isso que muitos prazeres mundanos devem ser evitados pelos cristãos – para que a lascívia não seja cometida. Idolatria: Gr. eidololatreia, adoração de imagens. Idolatria inclui qualquer coisa sobre a qual as afeições estão apaixonadamente colocadas, admiração extravagante do coração. Feitiçaria: Gr. pharmakeia, feitiçaria, prática de lidar com maus espíritos, encantamentos, mágicos e lançar feitiços sobre alguém por meio de drogas e poções de vários tipos. Encantamentos eram usados para infligir mal, dores, sofrimentos, ódio e morte, ou para trazer bem, saúde, amor e outras bênçãos. Inimizades: Gr. echthra, inimizade. Amargo desgosto, malícia e má vontade contra alguém, tendência à irritação ou ira contra alguém. Porfias: Gr. eris. Dissensões, discórdias, debates, disputas. Emulações: Gr. zeloi, inveja, ciúmes, lutar para se sobressair à custa do outro. Buscar suplantar ou superar os outros, um espírito de rivalidade desenfreada na religião, negócios, sociedade e outros tipos de relacionamentos. Iras: Gr. thumos, ira. Paixões turbulentas, revoltas domésticas e civis, rebelião, raiva determinada e duradoura. Pelejas: Gr. eritheia, pelejas, contendas, disputas, contendas iradas, disputas por superioridade ou vantagem, discussões para igualar ou devolver do mesmo modo o mal sofrido por alguém. Dessensões: Gr. dichostasia, divisões, dessensões, partidos, facções. Desordem popular, gerar contendas na religião, governo, casa ou qualquer outro lugar. Invejas: Gr. phthonoi. Dor, má vontade e ciúme da boa sorte ou bênçãos de outro, a base de todas as paixões degradantes. Homicídios: Gr. phonoi, matar, roubar, ou destruir a felicidade de outro, ódio. Bebedices: Gr. methai. Viver intoxicado, um escravo da bebida. Glutonarias: Gr. komoi, Festividades lascivas e barulhentas, com músicas obscenas e outras atividades pecaminossas, farra. Nenhum homem que comete estes pecados acima relacionados jamais ira herdar o reino de Deus a não ser que ele os confesse e os expulse de sua vida. Deixe qualquer homem dizer que ele pode ser salvo e ainda assim viver nestes pecados, e o julgamento dirá se ele ou Paulo aos gálatas está certo.
2.      Os enganos das riquezas ou orgulho da vida (I Timóteo 6:8-10 - Tendo, porém, sustento, e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes. 9 - Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína. 10 - Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.) Dez Perigos de se cobiçar riquezas que vemos neste texto de I Timóteo: 1-Muitas tentações do diabo, 2-Muitos laços do diabo, 3-Muitas concupiscências loucas, 4-Muitas concupiscências nocivas, 5-Perdição ruína, 6-A raiz de todos os males, 7-O desvio da fé, 8-Muitas dores, 9-Altivez, 10-Confiança em coisas erradas. Nas escrituras, as riquezas são consideradas a causa de muitos pecados e da rebelião contra Deus, e, por esta causa, existem muitos avisos aos homens, especialmente aos convertidos, para arrefecer todo tipo de cobiça. (I João 2:15-17 - Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.16 - Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo.17 - E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.) Esta é a razão por que os homens não devem amar o mundo ou o que está nele. O amor a Deus e o amor ao mundo não são compatíveis.
3.      As ambições das outras coisas ou prazeres e desejos dos olhos (relacionado também aos cuidados do mundo.).

No versículo 23 do texto temos aqueles que ouvem a Palavra de Deus e, de todo o coração e eternamente, se entregam para obedecer e agradar a Deus em todas as coisas. Eles deixam de lado toda a superficialidade, egoísmo e irresponsabilidade, junto com os enganos das riquezas e prazeres, desejos da carne, soberba da vida e desejos por outras coisas que os impediriam de viver para Deus. Eles são honestos e verdadeiros e agem de acordo com as escrituras. Nesta passagem temos sete condições da salvação eterna:
1.      Ouvir a Palavra de Deus;
2.      Crer e ser salvo;
3.      Manter um coração sincero e bom;
4.      Reter a Palavra de Deus no coração;
5.      Não se desviar, mas estar enraizado e firmado na verdade;
6.      Obedecer a Palavra de Deus;
7.      Gerar frutos na perseverança.
Ouvir a Palavra 155 vezes Deus manda o homem ouvi-lo e à sua Palavra. Em nenhuma das vezes existe alguma menção de que o que Ele diz seja de difícil compreensão ou precise de qualquer interpretação especial. A Bíblia inteira assume que o que ela diz é clara o suficiente para que o homem só precise crer no que lê, e não modificá-la.
Receber a Palavra Essa é a principal batalha para os homens. Se o Homem não conseguir entender a Bíblia, aí há alguma razão para rejeitá-la.

Vejamos Dez tipos de pessoas que acham difícil entender a Bíblia:
1.      Aqueles que ignoram seu conteúdo;
2.      Aqueles que são muito preguiçosos para ler a Palavra;
3.      Aqueles tendenciosamente contrários às suas doutrinas verdadeiras;
4.      Aqueles que se rebelam contra o que ela diz porque deram ouvidos a líderes religiosos que não a explicaram corretamente;
5.      Aqueles que não têm interesse em tentar entendê-la, devido à teoria satânica de que ela é muito difícil de entender;
6.      Aqueles muito mundanos e pecaminosos para crer nela, pois ela os condena;
7.      Almas inconstantes que a distorcem para a sua própria destruição;
8.      Enganadores que a usam para os seus próprios interesses;
9.      Aqueles que permitem que Satanás os cegue e lhes roube a verdade;
10.  Aqueles que se recusam a se prostrar, se humilhar e se converter.

A Bíblia é de simples entendimento pois Deus revelou sua vontade ao homem e a fez de forma que todo aquele que se propor a meditar nas sagradas escrituras tenha compreensão da reveleção que ela contém.

Vejamos Sete razões por que a Bíblia é simples:
1.      Porque ela é uma revelação;
2.      Por causa das suas repetidas verdades. A única coisa que é preciso fazer com a Bíblia é procurar o que Deus diz, onde Ele diz e então crer;
3.      Porque ela é escrita com os termos mais simples humanamente possível. Se ela é compreendida como está escrita, então se torna um livro simples;
4.      Porque Deus é o autor. Uma divindade que não pudesse se expressar tão claro quanto o homem não poderia ser onisciente Deus vivo. Aquele que pudesse, mas mesmo assim não se fizesse claro e tentasse esconder a verdade que pretende cobrar do homem, seria uma pessoa injusta. Uma deidade que precisasse ser interpretada toda vez que falasse não deveria ser digna da nossa consideração. A aparente complicação que se verifica na Bíblia não vem de Deus ou da Bíblia, mas dos homens que se recusam a crer no que Deus diz e acham que precisam interpretar o que Deus diz para compreender o real significado;
5.      Porque ela foi dada por Deus para ser compreendida pelas pessoas mais simples e sinceras (Mateus 11:25 - Naquele tempo, respondendo Jesus, disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos.);
6.      Porque simplesmente ler e crer são tudo o que se requer para poder compreendê-la;
7.      Porque 80% de seu conteúdo são histórias, promessas e instruções simples sobre como viver a vida. Os outros 20% são profecias simples, ou história escrita de antemão (predita).

Podemos aproveitar este estudo e também ver as razãos por que a Bíblia não é compreendida.

Sete Razões por que a Bíblia não é compreendida:
1.      Racionalização, implicando dúvida e descrença;
2.      Falta de percepção, implicando estupidez;
3.      Ignorância, implicando falta de interesse pelo estudo;
4.      Dureza de coração, implicando teimosia e rebelião;
5.      Insensibilidade dos olhos; implicando cegueira em relação á verdade;
6.      Insensibilidade dos ouvidos, implicando rejeição da verdade;
7.      Insensibilidade da memória; implicando esquecimento.

Observe que todas essas razões dependem da vontade da pessoa. As pessoas não têm de racionalizar, duvidar, questionar endurecer seus corações, serem insensíveis ao que vêem e ouvem, ou deliberadamente apagar da memória os acontecimentos. Não havia desculpa para os discípulos, porque eles tinham visto milhares serem alimentados, curados e libertos de todo o tipo de destruição e maldição. Eles deveriam ter fé suficiente em Cristo para poder enfrentar qualquer tipo de problema.

Depois de recebermos a Palavra, compreende-la e principalmente obedecê-la podemos ir para o último ponto requerido.

Frutificar. Quando a Palavra de Deus é recebida e obedecida, irá produzir frutos.( Isaías 55:11 - Assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei.). A Palavra de Deus, como a chuva e a neve que regam a terra e a levam a produzir frutos, também será semeada no coração dos homens e produzirá frutos no mundo moral. Como a chuva e a neve caem sobre vários tipos de solo, assim acontece com a Palavra de Deus. Como a chuva e a neve, ela terá o seu bom efeito no reino eterno do Messias, quando o conhecimento do Senhor cobrir a terra.

Por fim teremos diferentes quantidades de frutos, e não diferentes tipos de crentes ou diferentes níveis de crentes.
Vejamos o que diz a Palavra em (João 15:1-8 - EU sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. 2 - Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto. 3 - Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado. 4 - Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim. 5 - Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. 6 - Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem. 7 - Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito. 8 - Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos.).
À medida que nos aprofundamos na Palavra de Deus os frutos serão evidentes, em João 15.1-8 aprendemos 12 grandes lições no que diz respeito a frutificar:
1.      Deus é o lavrador;
2.      Cristo é a videira;
3.      Os crentes são as varas em Cristo;
4.      Toda vara frutífera “em mim” é limpa, para que se torne mais frutífera;
5.      Toda vara infrutífera “em mim” é lançada fora, resseca-se e é ajuntada com as outras varas mortas e lançada no fogo;
6.      Tora vara “em mim” é limpa (pura de coração, por meio da Palavra, se estiver caminhando na luz.);
7.      As varas devem “permanecer em Cristo” e Cristo nelas, para que produzam frutos;
8.      A vara não pode produzir frutos sozinha;
9.      Cristo não pode produzir frutos por intermédio das varas a não ser que elas permaneçam Nele;
10.  As varas devem permanecer em Cristo ou serão arrancadas e queimadas;
11.  As varas devem não somente permanecer em Cristo, mas devem ter suas palavras dentro de si, ou as orações não serão respondidas;
12.  Deus só pode ser glorificado pelas varas quando elas permanecem em Cristo e produzem muitos frutos.

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