domingo, 5 de junho de 2011

ESTUDO BÍBLICO - O obreiro Cristão I Parte

O obreiro cristão – PRIMEIRA PARTE
   
Mateus 28:19-20

19 - Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; 20 - Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.

Comentário do Texto
O texto deixa claro que tendo em vista a autoridade de Jesus Cristo, o Senhor comissiona aos seus os poderes da expiação para continuar o trabalho que ELE começou.

As quatro partes da grande comissão:
1.      Ide.      Aplica-se a todos os crentes, não somente aos pregadores. Se o convite à salvação é para todos, por que não o seria também a responsabilidade de entregá-lo a todos ? Nós temos os mesmos direitos, privilégios, promessas e provisão de equipamentos para o serviço, então todos deveriam ajudar de todas as formas possíveis a evangelização do mundo de acordo com as nossas capacidades e o direcionamento de Deus. Não existe desculpa para os milhões de membros das igrejas que deixam esse trabalho para somente alguns que buscam obedecer à grande comissão.
2.      Fazei discípulos. (Gr. Matheteuo, fazer discípulos inscrever como um aprendiz ou pupilo).
3.      Batizando-os. (Gr. Baptizo, de bapto, mergulhar; subjugar através do sofrimento, sepultar; não importando o elemento usado. Bapto, raiz de batizar e batismo, significa mergulhar; mergulhar embaixo; afundar; imergir; submergir e cobrir completamente com líquido.
4.      Ensinando-os (Gr. Didasko, dar instrução). È traduzida como ensinar 93 vezes. A idéia aqui é mais a de estar instruindo do que a de estar ajuntando discípulos para serem ensinados.

A Autoridade é concedida pelo Senhor a Todos os Cristãos
1.      Em Mt 28.19b A expressão significa “pela autoridade de”. Aqui significa pela autoridade das três pessoas da Trindade e não somente pela autoridade de Jesus. Ele é quem nos autoriza a reconhecer as outras assim como a ELE mesmo. È pela autoridade de Jesus Cristo que nós batizamos, e é pela sua autoridade que batizamos no nome (pela autoridade) de todas as três pessoas.
2.      Alguns argumentam que esses não são nomes, mas o dicionário diz a palavra nome é “qualquer palavra” ou “título” ´pelo qual qualquer pessoa ou coisa é reconhecida. Não são simplesmente qualquer Pai, qualquer Filho ou qualquer Espírito Santo, mas é o Pai de Jesus Cristo, o Filho desse Pai e o Espírito Santo, a terceira pessoa da trindade. Qualquer leitor da Bíblia sabe quem são essas três pessoas se forem mencionadas com esses nomes em qualquer texto bíblico.

A Doutrina da Procuração
João 16:23
23 - E naquele dia nada me perguntareis. Na verdade, na verdade vos digo que tudo quanto pedirdes em meu Pai, em meu nome, ele vo-lo há de dar.
1.      Esse texto reforça a autoridade ou podemos dizer repete a Doutrina da procuração em favor dos crentes, e ensina  a representação nas questões divinas. Legalmente qualquer pessoa capaz de exprimir sua vontade, exercer seus direitos como cidadão independentemente, pode atuar como um procurador.
A procuração é um contrato de mandato ao qual uma pessoa autoriza outra a exercer alguns poderes em nome da contratante.
O procurador pode agir com toda a autoridade dentro dos limites da autorização legal, como aquele que lhe concedeu esta autoridade.
Todos os crentes possuem direitos totais, legais, redentores, comprados pelo sangue, prometidos e familiares para usar o nome de Jesus:
1.      Na salvação (Mateus 1:21 - E dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.) ; (Atos 4:12 - E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.)
2.      No batismo (Mateus 28:19 - Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;) ; (Atos 8:16 - Porque sobre nenhum deles tinha ainda descido; mas somente eram batizados em nome do Senhor Jesus).
3.      No relacionamento (Mateus 18:5 - E qualquer que receber em meu nome um menino, tal como este, a mim me recebe.) ; (Lucas 9:48 - E disse-lhes: Qualquer que receber este menino em meu nome, recebe-me a mim; e qualquer que me receber a mim, recebe o que me enviou; porque aquele que entre vós todos for o menor, esse mesmo é grande.).
4.      Na adoração (Mateus 18:20 - Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.) ; (I Corintios 1:10 - Rogo-vos, porém, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que digais todos uma mesma coisa, e que não haja entre vós dissensões; antes sejais unidos em um mesmo pensamento e em um mesmo parecer.).
5.      Nas boas obras (Marcos 9:41 - Porquanto, qualquer que vos der a beber um copo de água em meu nome, porque sois discípulos de Cristo, em verdade vos digo que não perderá o seu galardão.).
6.      No bom combate (Marcos 16:17 - E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas;) ; (Lucas 10:17 - E voltaram os setenta com alegria, dizendo: Senhor, pelo teu nome, até os demônios se nos sujeitam.).
7.      Na pregação (Lucas 24:47 - E em seu nome se pregasse o arrependimento e a remissão dos pecados, em todas as nações, começando por Jerusalém.) ; (Atos 8:12 - Mas, como cressem em Filipe, que lhes pregava acerca do reino de Deus, e do nome de Jesus Cristo, se batizavam, tanto homens como mulheres.).
8.      Na cura (Marcos 16:18 - Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão.) ; (Atos 3:6,16 - E disse Pedro: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda. 16 - E pela fé no seu nome fez o seu nome fortalecer a este que vedes e conheceis; sim, a fé que vem por ele, deu a este, na presença de todos vós, esta perfeita saúde.) ; (Tiago 5:14-16 - Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor; 15 - E a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados. 16 - Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos.).
9.      No julgamento (I Corintios 5:1-5 - GERALMENTE se ouve que há entre vós fornicação, e fornicação tal, que nem ainda entre os gentios se nomeia, como é haver quem abuse da mulher de seu pai. 2 - Estais ensoberbecidos, e nem ao menos vos entristecestes por não ter sido dentre vós tirado quem cometeu tal ação. 3 - Eu, na verdade, ainda que ausente no corpo, mas presente no espírito, já determinei, como se estivesse presente, que o que tal ato praticou, 4 - Em nome de nosso SENHOR Jesus Cristo, juntos vós e o meu espírito, pelo poder de nosso Senhor Jesus Cristo, 5 - Seja entregue a Satanás para destruição da carne, para que o espírito seja salvo no dia do SENHOR Jesus.) ; (Atos 13:6-11 - E, havendo atravessado a ilha até Pafos, acharam um certo judeu mágico, falso profeta, chamado Barjesus, 7 - O qual estava com o procônsul Sérgio Paulo, homem prudente. Este, chamando a si Barnabé e Saulo, procurava muito ouvir a palavra de Deus. 8 - Mas resistia-lhes Elimas, o encantador (porque assim se interpreta o seu nome), procurando apartar da fé o procônsul. 9 - Todavia Saulo, que também se chama Paulo, cheio do Espírito Santo, e fixando os olhos nele, 10 - Disse: Ó filho do diabo, cheio de todo o engano e de toda a malícia, inimigo de toda a justiça, não cessarás de perturbar os retos caminhos do Senhor? 11 - Eis aí, pois, agora contra ti a mão do Senhor, e ficarás cego, sem ver o sol por algum tempo. E no mesmo instante a escuridão e as trevas caíram sobre ele e, andando à roda, buscava a quem o guiasse pela mão.) ; (I Tessalonicenses 3:6 - Vindo, porém, agora Timóteo de vós para nós, e trazendo-nos boas novas da vossa fé e amor, e de como sempre tendes boa lembrança de nós, desejando muito ver-nos, como nós também a vós;).
10.  Na oração (João 14:13-15  - E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. 14 - Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei. 15 - Se me amais, guardai os meus mandamentos.) ; (João 15:16 - Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda.) ; (João 16:23-26  - E naquele dia nada me perguntareis. Na verdade, na verdade vos digo que tudo quanto pedirdes a meu Pai, em meu nome, ele vo-lo há de dar. 24 - Até agora nada pedistes em meu nome; pedi, e recebereis, para que o vosso gozo se cumpra. 25 - Disse-vos isto por parábolas; chega, porém, a hora em que não vos falarei mais por parábolas, mas abertamente vos falarei acerca do Pai. 26 - Naquele dia pedireis em meu nome, e não vos digo que eu rogarei por vós ao Pai;).
11.  No louvor (Efésios 5:19-20 - Falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração; 20 - Dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo;) ; (Hebreus 13:15 - Portanto, ofereçamos sempre por ele a Deus sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que confessam o seu nome.).
12.  Em todas as coisas (Colossenses 3:17 - E, quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.).
13.  No recebimento do Espírito Santo (Lucas 11:13 - Pois se vós, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?) ; (Lucas 24:49 - E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder.) ; (João 7:37-39 - E no último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé, e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim, e beba. 38 - Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre. 39 - E isto disse ele do Espírito que haviam de receber os que nele cressem; porque o Espírito Santo ainda não fora dado, por ainda Jesus não ter sido glorificado.) ; (João 14:26 - Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.) ; (Atos 1:4-8 - E, estando com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, que (disse ele) de mim ouvistes. 5 - Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias. 6 - Aqueles, pois, que se haviam reunido perguntaram-lhe, dizendo: Senhor, restaurarás tu neste tempo o reino a Israel? 7 - E disse-lhes: Não vos pertence saber os tempos ou as estações que o Pai estabeleceu pelo seu próprio poder. 8 - Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.).
14.  Ao fazer as obras de Cristo (Marcos 16:17-20 - E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas; 18 - Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão. 19 - Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu, e assentou-se à direita de Deus. 20 - E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor, e confirmando a palavra com os sinais que se seguiram. Amém.) ; (João 14:12-15 - Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai. 13 - E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. 14 - Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei. 15 - Se me amais, guardai os meus mandamentos.). O uso livre, ilimitado e absoluto de seu nome é depósito na conta da igreja. Os cheques serão descontados na medida em que forem assinados por uma mão firme e segura. (Tiago 1:5-8 - E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada. 6 - Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte. 7 - Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa. 8 - O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos.).

2.      Em Mt 28.20a “guardar” Isso determina que devemos ensinar todas as nações até o fim desse século – todas as coisas que eu lhe ensinei. Nenhum homem ou igreja tem o direito de qualificar ou limitar, acrescentar ou retirar qualquer um dos ensinamentos e práticas originais de Cristo e dos apóstolos. Isso significa que cada jota e til do N.T, desde Mt 1.1 até Ap 22.21, é o contrato sob o qual nós estamos e todo ele deve ser ensinado e praticado por todos os crentes.
3.      Em Mt 20.20b “séculos” no Gr. Aion, era, não o fim da terra ou do homem, provando que o programa do evangelho, como originalmente começou, deve continuar até que Cristo volte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou até mesmo sugestão para novas reflexões.