domingo, 1 de maio de 2011

CRONICAS

REFERÊNCIA:  I Crônicas 1-3

Estamos iniciando outro mês do ano de 2011, já é o quinto mês. E inicia-se com uma pausa para reconhecimento do trabalho, ou do trabalhador. Muito bom que alguém entendeu que o trabalhador precisaria de descanso e reconhecimento. Segundo os ensinamentos bíblicos, o Sábado foi feito por causa do homem, para que ele tivesse um tempo para refrigério e melhor contemplação das coisas criadas.

Você se lembra que ontem, a leitura era sobre os últimos reis de Israel e Judá, que foram levados cativos para Babilônia por Nabucodonosor, e ele cumpria uma sentença dada por Deus para a desobediência de Seu povo. Deus havia tentado de muitas maneiras que o povo compreendesse seus mandamentos e os seguissem, para que vivessem mais e melhor. A metodologia de aprendizado daquele povo foi o cativeiro.

Em Crônicas vamos encontrar os anais de Israel, de Adão, primeiro homem, até o cativeiro em babilônia, e também o decreto do rei Ciro, permitindo aos exilados judeus voltassem à terra de origem. Em certo sentido é uma miniatura de todo o Velho Testamento, que se inicia com uma grande genealogia para que possamos entender bem os movimentos seqüenciais do povo e as conseqüências das escolhas feitas.

A leitura tem um grande ensinamento sobre as gerações, e por que as coisas foram daquele modo. Aprendi muito com estas leituras. Não é necessário saber de cor, mas, saber onde encontrá-las, é uma grande ferramenta. Quem aprende com o passado não erra no futuro.

Fonte: Portal da Bíblia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou até mesmo sugestão para novas reflexões.