sábado, 23 de abril de 2011

PÁSCOA ???

Nossa geração vive um tempo em que se comemoram datas como a "Páscoa" sem ao mesmo saber do que se trata, porque se comemora, apenas cede-se ao apelo da mídia e vamos lá comemorar mais uma data amplamente explorada pelos meios de comunicação e comércio de produtos no caso da "Páscoa" aqui no ocidente "Ovos de Chocolate" e "Coelhinhos" que simbolizam essa data.

Você sabe o que está comemorando?
Talvez você esteja se perguntando caso seja um praticante do cristianismo, porque esse blogueiro colocou "Páscoa" entre aspas?
Coloco em aspas pois estou tratando da "Páscoa" onde a mídia e o comercio de produtos predominam.
Vamos compreender os três aspectos que mais influenciam á "Páscoa"  aqui no mundo ocidental
PÁSCOA NO JUDAÍSMO

Segundo a Bíblia (Livro do Êxodo), Moisés lançou 10 pragas sobre o Egito. Na última delas (Êxodo cap 12), disse Moisés que todos os primogênitos egípcios seriam exterminados (com a passagem do anjo da morte por sobre suas casas), mas os de Israel seriam poupados. Para isso, o povo de Israel deveria imolar um cordeiro, passar o sangue do cordeiro imolado sobre as portas de suas casas, e o anjo passaria por elas sem ferir seus primogênitos. Todos os demais primogênitos do Egito foram mortos, do filho do Faraó aos filhos dos prisioneiros. Isso causou intenso clamor dentre o povo egípcio, que culminou com a decisão do Faraó de libertar o povo de Israel, dando início ao Êxodo de Israel para a Terra Prometida.

A Bíblia judaica institui a celebração do Pessach em Êxodo 12, 14: Conservareis a memória daquele dia, celebrando-o como uma festa em honra de Adonai: Fareis isto de geração em geração, pois é uma instituição perpétua.

PÁSCOA FESTA DA RESSUREIÇÃO

A palavra páscoa no Hebraico é Pessach, significando passagem.

A Páscoa cristã celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu por três dias, até sua ressurreição. 
É o dia santo mais importante da religião cristã.
A Páscoa que significa passagem, para os cristãos é a celebração da passagem de Cristo, da morte para a vida.

No português, como em muitas outras línguas, a palavra Páscoa origina-se do hebraico Pessach. Os espanhóis chamam a festa de Pascua, os italianos de Pasqua e os franceses de Pâques.

PÁSCOA TRADIÇÕES PAGÃS

Na Páscoa, é comum a prática de pintar-se ovos cozidos, decorando-os com desenhos e formas abstratas.

Em grande parte dos países ainda é um costume comum, embora que em outros, os ovos tenham sido substituídos por ovos de chocolate. No entanto, o costume não é citado na Bíblia. Portanto, este costume é uma alusão a antigos rituais pagãos. Ishtar ou Astarte é a deusa da fertilidade e do renascimento na mitologia anglo-saxã, na mitologia nórdica e mitologia germânica. A primavera, lebres e ovos pintados com runas eram os símbolos da fertilidade e renovação a ela associados. A lebre (e não o coelho) era seu símbolo. Suas sacerdotisas eram ditas capazes de prever o futuro observando as entranhas de uma lebre sacrificada. A lebre de Eostre pode ser vista na Lua cheia e, portanto, era naturalmente associada à Lua e às deusas lunares da fertilidade.

De seus cultos pagãos originou-se a Páscoa (Easter, em inglês e Ostern em alemão), que foi absorvida e misturada pelas comemorações judaico-cristãs. Os antigos povos nórdicos comemoravam o festival de Eostre no dia 30 de Março. Eostre ou Ostera (no alemão mais antigo) significa “a Deusa da Aurora” (ou, novamente, o planeta Vênus). É uma Deusa anglo-saxã, teutônica, da Primavera, da Ressurreição e do Renascimento. Ela deu nome ao Shabbat Pagão, que celebra o renascimento chamado de Ostara.
CONCLUSÃO

Segundo a Bíblia a Páscoa é uma festa que têm sua origem no Povo de Israel devido ao Exôdo (a passagem do povo de Israel pelo mar vermelho) segundo o VT(velho testamento). No NT(novo testamento) que trata da nova aliança de Deus para com a humanidade á Páscoa passa a ser lembrada pela Ressureição de Jesus Cristo.

Segundo as tradições pagãs a Páscoa é uma ritual da Passagem da Primavera para o Outono no caso do oriente no ocidente do Outono para o Inverno, é uma celebração a deusa da fertilidade onde lebres(e não coelhos) com ovos efeitados são oferecidos(símbolos) a essa deusa pagã.

O mundo capitalista associou a Páscoa Judaico-Cristã a Páscoa dos rituais pagãos e criou a Páscoa dos Ovos de Chocolate e coelinhos de pelúcia e faz desta uma das datas comerciais mais lucrativas do ano.

O que estamos comemorando ?

O Êxodo do Povo de Israel uma tradição Judaica ?

A Ressurreição de Jesus Cristo ?

A celebração a deusa Astarte em função da passagem no caso da cultura ocidental do outono para o inverno ?

Ou estamos no embalo da mídia e de ganhar dinheiro sem nos importar com o que estamos cultuando, celebrando, ofertando ou festejando ?

Essa é mais uma festividade dentre tantas outras que o maligno usa para colocar culturas mundanas ou até mesmo rituais pagãos dentro das próprias igrejas que proclamam o evangelho de Jesus Cristo.

Não se espante se no Domingo de Páscoa (judaísmo) ou Domingo da Ressurreição (cristianismo) você ver Igrejas distribuindo as crianças ovos de chocolate ou bombons como "símbolos do dia de páscoa", isso só é a prova tácita de que o maligno têm de forma sutil e estratégica colocado até mesmo dentro das Igrejas o mundanismo e ritualismo pagão com tamanha habilidade que os adeptos da religião cristã não conseguem perceber que intuitivamente estão fazendo a vontade do maligno dentro das Igrejas que se chamam Casa de Deus.

Famílias inteiras compram ovos de "páscoa", as crianças amam o ovos de chocolate no entanto poucos sabem inclusive os cristãos que ao comerem esses deliciosos ovos de chocolate estão participando de um misto de ritos religiosos e culturas a deuses pagãos. 
De forma mascarada todos que compram e comem ovos de páscoa foram induzidos a ofertar a esses deuses pagãos inclusive comendo da oferenda consagrada.

Jeremias 44:2-3 diz:

Assim diz o SENHOR dos Exércitos, Deus de Israel: Vós vistes todo o mal que fiz vir sobre Jerusalém, e sobre todas as cidades de Judá; e eis que elas são hoje uma desolação, e ninguém habita nelas;

Por causa da maldade que fizeram, para me irarem, indo queimar incenso, e servir a deuses estranhos, que nunca conheceram, nem eles, nem vós, nem vossos pais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou até mesmo sugestão para novas reflexões.